~PORTUGUESE] Histórias e sonhos: contos, de Lima Barreto-Leni

Deutsche Projekte, Nederlandstalige Projecten, Proyectos en español, projets en français, Projekty po polsku, 日本語のプロジェクト
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá!
Leni, como faço com usuários que estão na primeira vez por aqui? Um grande amigo meu da faculdade, conversando comigo, acabou querendo experimentar um pouco esse nosso hobby de gravar audiolivros e criou uma conta (que está esperando resposta do sistema anti spam). É diferente na hora de reservar a seção no sistema?

Vou fazer com ele, enquanto isso, o teste de um minuto. Vou checar o áudio dele enquanto o sistema anti spam não responde.

E, se estiver vendo isso, bem-vindo, Rômulo!

Até mais! :thumbs:
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Leni, consegui fazer o registro. Dei uma olhada na wiki da LibriVox e lá estavam as instruções! Perdão o incômodo.

Como pedido em mensagens privadas, reservei a seção 11 para o Rômulo.

Inclusive, o apresento às sras. e aos srs. neste momento.

Até mais! :thumbs:
RomuloMa
Posts: 5
Joined: December 3rd, 2023, 7:56 pm

Post by RomuloMa »

Boa noite! Me chamo Rômulo Marinho e entrego minhas mais sinceras saudações a todos! Achei o projeto muito interessante e decidi colaborar. Reservei a seção 11 (um músico extraordinário) e estarei encaminhando o áudio agora... Qualquer errata de minha parte basta me informar e corrigirei assim que possível, desde já, agradeço a oportunidade de poder fazer parte disto. :thumbs:

https://librivox.org/uploads/leni/historias_11_barreto_128kb_mp3.mp3 - 13:00
Last edited by RomuloMa on December 9th, 2023, 4:32 pm, edited 1 time in total.
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

RomuloMa wrote: December 9th, 2023, 4:02 pm Boa noite! Me chamo Rômulo Marinho e entrego minhas mais sinceras saudações a todos! Achei o projeto muito interessante e decidi colaborar. Reservei a seção 11 (um músico extraordinário) e estarei encaminhando o áudio agora... Qualquer errata de minha parte basta me informar e corrigirei assim que possível, desde já, agradeço a oportunidade de poder fazer parte disto. :thumbs:

https://librivox.org/uploads/leni/historias_11_barreto_128kb_mp3.mp3
Olá!

Ótima decisão a sua! Bem-vindo! Leni parece um pouco ocupada com esse fim de semestre. De qualquer forma, vou colocar o seu áudio na janela e me encarrego de fazer o PL dessa seção.

Até mais! :thumbs:
Last edited by DyeffersonAz on December 9th, 2023, 6:22 pm, edited 1 time in total.
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Aqui vai o PL da seção 11:

Rômulo, achou aqui uma nova vocação! Está de parabéns. Foi uma leitura tranquila que em nenhum momento me tirou os olhos do texto e do que você estava falando. Para uma primeira gravação, está anos-luz acima da média!
Acontece que, acredito eu, por causa do português antigo, você trocou algumas palavras. Justifiquei aqui cada correção para mostrar o porquê de cada mudança ser importante para o entendimento do texto. Não quero com isso, de forma alguma, assustar você com as correções, já que isso é bem normal! Quando comecei no "Urupês", do Monteiro Lobato, há um tempo, tive que corrigir o dobro do que você vê aqui abaixo apresentado!

De qualquer forma, o texto foi muito bem lido e você fez, aqui, jus à obra do Lima Barreto, com uma leitura sensível e agradável. Pra mim, isso que importa: a forma com que lemos. Erros técnicos e trocas de palavra são o de menos!

Sobre a história: cara, esse Ezequiel é aquele faz-tudo que não faz nada. É aquele sabe-tudo de nada! Aquele que não firma etc. Acho que é, também, um pouco de arrogância da parte dele. Me lembrou muito um conto do Monteiro Lobato que a Rachel Moraes narrou brilhantemente aqui na LibriVox: "O colocador de pronomes". O cara era muito bom em Português e ninguém suportava ele. Dá uma olhada lá, se quiser.

Nome do arquivo - problema técnico
O nome do arquivo está quase correto. A única coisa é que o formato do arquivo acabou ficando no nome dele. O formato vem depois do "ponto" no nome do arquivo.
Enviado: historias_11_barreto_128kb_mp3.mp3
Correto: historias_11_barreto_128kb.mp3

silêncio do início - problema técnico
O silêncio do início do áudio deve estar entre 0,5s e 1s. O seu passa um pouco de 1 segundo. Legal diminuir um pouco.

02:15 - falta palavra
É um "a"zinho, mas não deixa de ser um pronome. :lol:
Escrito: (...) O que a faz encantadora (...)
Lido: (...) O que faz encantadora (...)

02:50 - palavra trocada
Aqui o pronome indefinido "quem" colocado dá a entender que falamos do Sanches. Lima Barreto usa outro pronome, não indefinido, mas relativo, o pronome "que", que se refere aqui ao substantivo "dinheiro".
Escrito: (...) com que lhe comprasse (...)
Lido: (...) com quem lhe comprasse (...)

04:59 - palavra trocada
A forma verbal aqui faz diferença. O pretérito imperfeito usado pelo Lima Barreto dá uma ideia de dinamismo, para que ele diga, logo depois, que levantou-se uma altercação (discussão) com o condutor.
Escrito: (...) entrávamos na Rua 13 de Maio (...)
Lido: (...) entramos na Rua 13 de Maio (...)

05:18 - palavra trocada
Tratar "de" é falar "de". Tratar "com" é falar "com". Um coloca o sujeito como terceira pessoa, outro coloca o sujeito como interlocutor.
Escrito: (...) olhe que não trata com nenhum cafajeste! (...)
Lido: (...) olhe que não trata de nenhum cafajeste! (...)

05:23 - pausa
Me desculpe, mas isso é besteira minha! :lol:
Acontece que eu tenho um pequeno problema com diálogos e textos do narrador logo depois. Eu gosto que se coloque um pouco mais de espaço entre as falas, senão minha cabeça se confunde com quem está falando. Falo isso porque nem sempre o ouvinte estará com o texto em mãos. Perdão, mais uma vez, pela minúcia.

07:04 - letra fora de lugar
Escrito: (...) tens boa memória (...)
Lido: (...) tem boas memória (...)

08:09 - pausa
Aqui você viu uma vírgula por causa do "É", mas a frase parece ir direto :lol: : "É preciso ir aos jornais (...)".

09:31 - palavra trocada
O pronome "meu" falaria do Ezequiel. O "seu" fala do tio do Ezequiel.
Escrito: (...) seu único herdeiro (...)
Lido: (...) meu único herdeiro (...)

10:41 - entonação
Pode parecer besteira essa tal de entonação, mas aqui ele está meio que dizendo, no português antigo: "E era mesmo, do jeito que cê tá falando! (tal qual você está falando!)".
Escrito: Qual!
Lido: Qual?

10:49 - palavra trocada
Escrito: (...) estética transcendente (...)
Lido: (...) estética transcende (...)

10:55 - frase
É um tipo de verso que difama. Vem do Latim fescenninus, difamador.
Escrito: (...) era tão singularmente traduzidas em versos fesceninos e escatológicos e em quadros apologéticos da força da guerra (...)
Lido: (...) era tão singularmente trazidas em versos fesceninos e escatológicos em que quadros apologéticos da força da guerra (...)

11:47 - pronome relativo
Você fala aqui "estes ruídos" e "estes sons". Nesse caso o texto fala "esses ruídos" e "esses sons". Fica até de aprendizado. Quando estou falando de uma coisa que já apareceu no texto, uso "esse". Quando estou falando de uma coisa que vai aparecer logo depois no texto, uso "este".
Perdão pela minúcia de novo.

12:07 - palavra e sílaba tônica
Aqui o português antigo te pegou de novo... :lol: Hoje essa palavra "vária" tem acento. Antigamente não tinha.
Escrito: ria e ondeante
Lido: Varia e ondeamente

silêncio do final - problema técnico
Deve ser de 5s. Aqui tem seis e meio. Favor diminuir um pouco.

Na janela!

Até mais! :thumbs:
RomuloMa
Posts: 5
Joined: December 3rd, 2023, 7:56 pm

Post by RomuloMa »

Agradeço a análise minuciosa, será corrigido assim que possível. :thumbs:
RomuloMa
Posts: 5
Joined: December 3rd, 2023, 7:56 pm

Post by RomuloMa »

Áudio com as correções indicadas;

https://librivox.org/uploads/leni/historias_11_barreto_128kb.mp3 - 13:08
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Opa, Rômulo!

Aqui vai o SPOT PL da seção 11:

Ficou ótimo. Essa maior separação das falas dos personagens deu um respiro maior ao áudio. Só faltou uma coisinha que eu tinha comentado:

11:04 - palavra trocada
Escrito: (...) fesceninos (...)
Lido: (...) fescenicos (...)

Aproveite que vai corrigir isso e...

silêncio final - problema técnico
Deve ser de 5s, aproximadamente. Pode passar um pouco e ficar 5,1s. Nunca menos. Antes tinha mais (6s) e pedi pra diminuir. Esse silêncio final tem que ser dessa forma porque alguns reprodutores de áudio antigos acabam cortando o final e, por isso, temos que dar esse respiro.

Olha como que você consegue checar quanto tempo tem de silêncio:

Primeiro, selecione o áudio e coloque essa opção onde está a seta em "Tamanho e fim da área selecionada". Apesar de ter a opção também do início da área selecionada, é pior quando for fazer o corte de áudio.

Image

Se você for adicionar, faça a conta de quanto tempo você tem que adicionar e:

Image

Depois, selecione o tanto de áudio que falta para o que você precisa:

Image

Se você quiser diminuir, faça o seguinte:

Image

Até mais! :thumbs:
RomuloMa
Posts: 5
Joined: December 3rd, 2023, 7:56 pm

Post by RomuloMa »

Muito obrigado pela ajuda e peço desculpas pelo trabalho que estou dando! :lol:

Aqui vai o áudio com as novas alterações:

https://librivox.org/uploads/leni/historias_11_barreto_128kb.mp3
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

RomuloMa wrote: December 10th, 2023, 8:43 am Muito obrigado pela ajuda e peço desculpas pelo trabalho que estou dando! :lol:

Aqui vai o áudio com as novas alterações:

https://librivox.org/uploads/leni/historias_11_barreto_128kb.mp3
Eu que preciso pedir desculpas pela exigência excessiva! :lol:
Pra mim não é trabalho nenhum!

Tudo certo, Rômulo! A seção 11 está PL OK!

Muito obrigado pela sua contribuição!

Até mais! :thumbs:
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Seção 20 gravada e pronta pra PL!

Até mais! :thumbs:
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Reservo a seção 12, "A Biblioteca". Ponho na janela.

Até mais! :thumbs:
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Oi, Dyefferson!

Sumi, mas voltei :) Tive uns problemas de família, que juntou com trabalho no fim do ano passado, enfim. Mas cá estamos. Vou fazer o seu PL em breve, e gravarei a minha seção também.
Leni
=================
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Leni wrote: January 8th, 2024, 7:56 pm Oi, Dyefferson!

Sumi, mas voltei :) Tive uns problemas de família, que juntou com trabalho no fim do ano passado, enfim. Mas cá estamos. Vou fazer o seu PL em breve, e gravarei a minha seção também.
Muito bom te ver de volta, Leni! Estava preocupado.
Sigamos!

Até mais!
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Seções 1 e 20, PL OK!
Leni
=================
Post Reply