[PORTUGUESE] Bíblia (Almeida): 20 Provérbios de Salomão - Leni

Upcoming books being recorded by a solo reader
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Oi Dyefferson,

Já baixei os três áudios e vou ouví-los amanhã. Hoje estive bastante atarefada, e o dia foi pequeno para eu cuidar de todas as minhas tarefas.
Eapero que a nossa parceria seja produtiva, prazerosa e que cresçamos juntos com os Provrbios de Salomão.
Voltarei amanhã com os meus comentários.

Até lá

Maria
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá!

O capítulo 4 está na janela! Ele traz três apelos.

Capítulo 4

Aqui temos o quinto apelo paternal do v. 1 ao 9, em que ele diz que a sabedoria é uma tradição que vale a pena manter, citando o avô e a avó ensinando ao próprio pai as veredas da sabedoria. Bem poético, né? A sabedoria hereditária. Por isso nos capítulos anteriores ele pede pra não fugir dos ensinamentos do pai e da mãe.
Temos o sexto apelo paternal do v. 10 ao 19, em que ele mostra duas possibilidades: o caminho da sabedoria e o caminho da insensatez. Mostrando os dois ao filho. Indicando os males do caminho negativo:
Provérbios 4:14-19 (NAA) wrote:Não entre na vereda dos ímpios, nem siga pelo caminho dos maus. Evite esse caminho; não passe por ele; desvie-se dele e passe longe. Os maus não dormem, se não fizerem o mal; o sono foge deles, se não fizerem alguém tropeçar. Porque comem o pão da maldade e bebem o vinho das violências. Mas a vereda dos justos é como a luz do alvorecer, que vai brilhando mais e mais até ser dia claro. O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem eles sabem em que tropeçam.
Temos o sétimo apelo paternal do v. 20 a 27. É o último apelo do capítulo 4. Como disse, são dez ao longo do livro. Estamos quase no fim deles. Os discursos poéticos terminam no capítulo 9. Esse sétimo apelo continua clamando pelo caminho da sabedoria, chamando o filho para a pôr no coração.

E é isso para o dia de hoje!
Até mais! :thumbs:
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

mariawhite wrote: January 11th, 2023, 7:05 pm Oi Dyefferson,

Já baixei os três áudios e vou ouví-los amanhã. Hoje estive bastante atarefada, e o dia foi pequeno para eu cuidar de todas as minhas tarefas.
Eapero que a nossa parceria seja produtiva, prazerosa e que cresçamos juntos com os Provrbios de Salomão.
Voltarei amanhã com os meus comentários.

Até lá

Maria
Que bom! Tudo no seu tempo! Afinal, somos todos voluntários.
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Olá Dyefferson,

Os áudios são mesmo bem curtinhos. Ouvi várias vezes cada um deles, e cada vez colocando a atenção em diferentes detalhes. Ex: uma vez prestando atenção na leitura do texto para conferir pronúncia e troca de palavras, outra para detectar ruídos indesejados, outra para volume, outra para sonoridade, outra para, espaços e por aí vai.

Das minhas anotações eis os meus comentários e as minhas observações:

Calorosa a tua narração. Eloquente a tua interpretação. Você não está apenas fazendo uma leitura, mas portando uma mensagem bem acolhida no teu coração, de maneira a captar a atenção do ouvinte que instantaneamente se submerge às sábias e valorosas palavras de um pai amoroso e paciente, endereçadas ao filho imaturo, inexperiente, no início da própria caminhada.

Cuidadosos e bem observados são os destaques que você fez.

Você mencionou a ajuda que teve de tua professora como leitora beta, e sim, em livros, um leitor beta faz diferença, pois quando escrevemos, certos detalhes nos escapam, e deslizam na escrita, captados depois pelo leitor beta, que nos chama a atenção para esses deslizes, e que quando corrigimos, notamos quão mais elegante fica a estética do texto. Digo por experiência própria, tive um excelente beta que atuou também como o revisor de minha primeira novela. O trabalho dele enriqueceu grandemente o meu texto.

No nosso caso, é um pouco diferente, pois estamos lendo a obra de outro autor, escrita há anos, estamos dando voz e vida a outro tempo, onde o vocabulário e as expressões eram diferentes, muitas delas nem tão conhecidas em nosso meio e portanto o nosso compromisso é maior, por isso é importante esse trabalho em conjunto, ao qual nos propomos a realizar nos doando com amor e por amor à arte da escrita para entregar ao ouvinte a mensagem genuína do autor da obra.

Pequenos deslizes, provavelmente passarão despercebidos pela maioria dos leitores-ouvintes, entre dez deles, eu diria, que sempre um mais atento os perceberá, e é para esse um entre os dez, que vai perceber, é que devemos, no meu entender, produzir conjuntamente o melhor, mas também lembrando que o nosso melhor não significa perfeição.

No capítulo 1, no verso 17, [ … perante os olhos de toda a sorte d’aves ] no minuto 2:01 do áudio, fique atento para este detalhe do texto e da leitura: (de aves) (d’aves)

Observei neste capítulo o uso abundante dos pronomes seu/sua e teu/tua no plural e no singular, os quais se não estivermos atentos, a mensagem transmitida pode gerar interrogações.

E eis que no capítulo 2, verso 3, o pai está falando com o filho [...alçares a tua voz] no minuto 4:35, e não se referindo ao filho, aqui eu sugiro a correção,

bem como no capítulo 3, verso 6 [... endireitará as tuas veredas] no minuto 7:05 e não as suas veredas.

Logo adiante no verso 11 [...rejeites] minuto 7:29, tive a impressão de que você ia dizer [resista]

e no verso 14 [... o oiro mais fino] minuto 7:49, oiro e ouro são sinônimos, embora um seja mais usado nos dias atuais e o outro nos tempos idos.

No verso 28 [... e amanhã t’o darei…] minuto 9:06 é a contração de [te o darei] referindo-se a algo, daí a importância do “o” nesta frase, embora dentro da contração.

Dyefferson, ainda não tive a chance de estudar as instruções para PL, quanto a preencher a janela mágica, mas para as próximas revisões, já devo ter me instruído.

È isso, estou por aqui, até breve
Maria
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Oi Dyeff

Acabo de ver o seu post referente ao capítulo 4, já disponível para PL, e eu trabalhando concentrada nos três anteriores, deixei passar despercebido, depois que te encaminhei a mensagem, fiquei tentando aprender a como lidar com a janela dos nossos projetos, sem êxito! Só agora eu coloquei a minha atenção nas mensagens anteriores, mas amanhã eu volto a minha inteira atenção para o capítulo 4, e pegando carona aqui: consegui colocar na janela o primeiro capítulo d’A Intrusa.

É isso,
Até breve,
Maria
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

mariawhite wrote: January 12th, 2023, 10:55 pm Oi Dyeff

Acabo de ver o seu post referente ao capítulo 4, já disponível para PL, e eu trabalhando concentrada nos três anteriores, deixei passar despercebido, depois que te encaminhei a mensagem, fiquei tentando aprender a como lidar com a janela dos nossos projetos, sem êxito! Só agora eu coloquei a minha atenção nas mensagens anteriores, mas amanhã eu volto a minha inteira atenção para o capítulo 4, e pegando carona aqui: consegui colocar na janela o primeiro capítulo d’A Intrusa.

É isso,
Até breve,
Maria
Ok! Li sua mensagem de PL e sua notificação de disponibilização do capítulo. Só uma coisa: esse PL que acaba de postar é referente ao capítulo 1? Só pra eu colocar na janela depois.
Não me lembro dos trâmites pra colocar coisas na janela pela primeira vez. Estou em viagem, mas quando eu voltar eu te ajudo com isso.
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Oi Dyeff

Eu comentei e fiz as observações dos três primeiros capítulos, mas se for necessário separar, capítulo por capítulo eu refaço,

Estou aprendendo Dyeff, mas eu chego lá,

Até breve,
Maria
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

mariawhite wrote: January 13th, 2023, 12:22 am Oi Dyeff

Eu comentei e fiz as observações dos três primeiros capítulos, mas se for necessário separar, capítulo por capítulo eu refaço,

Estou aprendendo Dyeff, mas eu chego lá,

Até breve,
Maria
Ah, sim! É porque é costume separar porque ajuda na hora de corrigir, mas não tem problema, quando eu for corrigir não vai fazer tanta diferença. Quando voltar da viagem eu coloco na janela!

Obrigado pelo PL tão atencioso!
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Bom dia Dyeff,

Imagina!

São apenas observaçōes e comentários, não há a necessidade de mudar, como você disse, não fará grande diferença. São sugestões somente!

Estou ainda atrapalhada nessa transição de projeto coletivo para solo e DPL ao mesmo tempo, mas daqui a pouco pego o jeito.

Creio que na janela de “Provérbios de Salomão” você e só você, faz as atualizações, estou certa? Como eu mesma cuido d’A Intrusa, estou nessa dúvida.

Hoje ainda, vou ouvir o capítulo 4 e te retorno,

Ah, quanta novidade para o meu cérebro ajustar!

Grata por sua compreensão e paciência,

Maria
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

mariawhite wrote: January 13th, 2023, 6:37 am Bom dia Dyeff,

Imagina!

São apenas observaçōes e comentários, não há a necessidade de mudar, como você disse, não fará grande diferença. São sugestões somente!

Estou ainda atrapalhada nessa transição de projeto coletivo para solo e DPL ao mesmo tempo, mas daqui a pouco pego o jeito.

Creio que na janela de “Provérbios de Salomão” você e só você, faz as atualizações, estou certa? Como eu mesma cuido d’A Intrusa, estou nessa dúvida.

Hoje ainda, vou ouvir o capítulo 4 e te retorno,

Ah, quanta novidade para o meu cérebro ajustar!

Grata por sua compreensão e paciência,

Maria
Haha, tudo de uma vez só, hein? :lol:

Quanto a esses, pode deixar como estão. Agora, me perdoe se for incômodo, mas eu preferiria que dividisse os PLs por seção. Facilita bastante a maior objetividade. Quanto ao grau de detalhe, seus PLs estão sensíveis o suficiente. Parabéns! Tenho alguns comentários sobre alguns arcaismos e algumas diretrizes que seguimos quanto a eles. Quando eu corrigir as respectivas seções eu te detalho quanto a isso!

Na verdade, nós dois vamos alterar a janela juntos nos dois projetos. O dono do projeto adiciona os arquivos dos novos áudios, em seguida adiciona o status "Ready for PL" e coloca as anotações na respectiva seção (na seção "notes" como eu fiz acima). Já o DPL ouve as seções, posta no tópico seus comentários com sugestões objetivas/subjetivas e altera o status de acordo com as circunstâncias.

Como a Leni ainda não mexeu nas permissões das janelas, ficamos separados. No futuro, porém, assim que vai funcionar. ;)

Perdão se é demais numa hora só. Vamos aprendendo juntos!
Até mais :thumbs:
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Dyeff,

Te fiz rir, né? Pois é; minhas atrapalhadas ficam divertidas as vezes, :D, se visse a minha cara nessas horas então, :D

Entendi, depois vou tirar de letra!

Vou fazer como você disse: uma seção por vez! E seguimos em frente, de acordo com as tuas e nossas preferências! Aprendendo juntos!

É isso!
Té mais tarde,
Maria
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Oi, gente!

Acrescentei a Maria no projeto agora, então ela deve ter acesso à janela a partir de agora :thumbs:
Leni
=================
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Voltei da viagem!

A janela está atualizada quanto às últimas movimentações.

Até mais! :thumbs:
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

mariawhite wrote: January 13th, 2023, 10:48 am Dyeff,

Te fiz rir, né? Pois é; minhas atrapalhadas ficam divertidas as vezes, :D, se visse a minha cara nessas horas então, :D

Entendi, depois vou tirar de letra!

Vou fazer como você disse: uma seção por vez! E seguimos em frente, de acordo com as tuas e nossas preferências! Aprendendo juntos!

É isso!
Té mais tarde,
Maria
Eu quando comecei fiz erros crassos! Acho que Leni não se lembra, mas minha primeira seção (Bucólica, do Monteiro Lobato) estava com o nome do áudio errado, com diversos parâmetros fora do normal...
Naveguei a wiki da LibriVox por um tempo até me acostumar com os trâmites por aqui, hein... :lol:

Quanto às preferências, pode fazer as suas no seu projeto também, já que como diria o ditado popular: "chifre trocado não dói"...
Agora começo a pensar se o uso desse ditado não foi inapropriado aqui... Mas agora já foi, né... :roll:

Vamos aprendendo juntos! :thumbs:
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Oi Dyeff,

Eu sou assim mesmo, muito atrapalhada no início de algo novo, Mas depois que me situo no cenário e me organizo, dou muita risada! :lol:

Mas vamos ao PL do capítulo 4 para fecharmos a semana! PL OK

A gravação está bem bonita. A mensagem foi passada no tom perfeito. Pronúncia clara e precisa. Gostei muito da sua interpretação. :clap:

Bom fim de semana pra você,

Maria
Post Reply