[PORTUGUESE] Bíblia (Almeida): 20 Provérbios de Salomão - Leni

Upcoming books being recorded by a solo reader
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Provérbios de Salomão, traduzidos por João Ferreira de Almeida (1628 - 1691)
O Livro dos Provérbios é uma obra atribuída a Salomão que contém provérbios (parecidos com ditos populares) e textos sobre a sabedoria, como obtê-la e sua importância. Esse livro é relevante pois constituiu grande parte dos princípios daquela que foi chamada posteriormente de "moral judaico-cristã" [INFORMAÇÃO NÃO CONFIRMADA]. Ler esse livro é, então, entender mais a fundo de onde vieram muitos dos tradicionalismos e comportamentos que perduram até hoje na sociedade ocidental.

(Esse texto será aprimorado no futuro) (Resumo escrito por Dyefferson Azevedo)
Texto-fonte (leia apenas a partir deste texto!) https://www.gutenberg.org/ebooks/62383

Link direto para o livro https://www.gutenberg.org/cache/epub/62383/pg62383-images.html#PRO

Data de término do projeto: 2023-12-10

Nível de Revisão de Áudio: Padrão
Possíveis Revisores, por favor leiam o Guide for Proof-listeners.

IMPORTANTE - solista, por favor observe: com o intuito de limitar a quantidade de projetos incompletos (e, com isso, o número de arquivos em nosso servidor), nós pedimos que você poste uma mensagem pelo menos uma vez por mês, informando sobre o andamento do seu projeto, mesmo que você não tenha gravado nada. Se você não deixar nenhuma mensagem em seu projeto por três meses, o projeto será considerado órfão e reaberto como colaborativo assim que houver um coordenador disponível. Seus arquivos completados serão usados no projeto. Se você ainda não tiver gravado nenhuma seção, o projeto será removido do fórum (contate um administrador para recomeçá-lo).

Por favor, não descarregue arquivos pertencentes a projetos em andamento, exceto se você for o Coordenador do Projeto ou o Revisor de Áudio. Nossos servidores não estão preparados para lidar com grande volume de tráfego de dados. Por favor aguarde até que o projeto esteja completo. Obrigado!

Magic Window:



BC Admin
NOTA SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA JANELA: Nas notas foram colocados os assuntos de cada capítulo. O sinal de idem (〃) foi usado para informar que o capítulo é uma continuação do assunto do anterior.

Especificações técnicas para gravações LibriVox: mono (1 canal), 44100 Hz sample rate, 128 kbps variação de bits constante MP3. Veja aqui os Tech Specs

Introdução da gravação:
Deixe entre 0.5 e 1 segundo de silêncio no início da gravação.

Para a primeira seção, diga:
"Capítulo # de Provérbios de Salomão. Esta é uma gravação LibriVox. Todas as gravações LibriVox estão em domínio público. Para mais informações, ou para ser voluntário, por favor visite librivox.org." [Opcional: "Lido por seu nome."] "Provérbios de Salomão, traduzido por João Ferreira de Almeida. Título da Seção."
No segundo capítulo e todos os subsequentes, você pode usar uma versão abreviada da introdução:
"Capítulo # de Provérbios de Salomão. traduzido por João Ferreira de Almeida. Esta gravação LibriVox está em domínio público." [Opcional: "Lido por seu nome."]"Título da Seção."
Fim da gravação:
Diga:
"Fim da seção (ou capítulo #." [Opcional, e se não tiver sido dito na introdução: "Lido por seu nome, cidade, data."]
Se você estiver gravando a última seção do livro, acrescente:
"Fim de Provérbios de Salomão, traduzido por João Ferreira de Almeida."
Deixe 5 segundos de silêncio ao final de sua gravação.

Nome do arquivo: proverbios_##_almeida_128kb.mp3 onde ## é o número da seção. (e.g. proverbios_01_almeida_128kb.mp3)

Envie o arquivo através do LibriVox Uploader: https://librivox.org/login/uploader

Você deverá selecionar o MC: Leni

Copie e cole o link do arquivo gerado pelo uploader no campo Listen URL adequado no Section Compiler, insira a duração no campo de Notas, e deixe uma mensagem no tópico do projeto para que seu Revisor de Áudio e seu MC saibam que você acrescentou um arquivo. Você também pode postar o link no tópico.
Last edited by DyeffersonAz on December 24th, 2022, 6:18 pm, edited 3 times in total.
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Oi, Dyefferson!

Sua janela está pronta! Fiz também pequenas alterações nas intros. Veja lá se está tudo ok. :)
Leni
=================
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Leni wrote: December 23rd, 2022, 9:08 pm Oi, Dyefferson!

Sua janela está pronta! Fiz também pequenas alterações nas intros. Veja lá se está tudo ok. :)
Tudo certo! Obrigado, Leni!

Vou organizar a janela amanhã!
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Como que eu atribuo todas a seções pra mim?
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Leni,

Tenho uma dúvida sobre a organização da janela. Fiz aí o que eu pensei como correto.
Acha melhor eu ter colocados os assuntos no nome do áudio? Ex.: "Capítulo 1: Introducção geral e blá, blá, blá".
Melhor deixar nas notas? Deu pra entender o que o sinal de idem (〃) significa? Faço a correção ortográfica para a atual? Texto demais? Melhor tirar?

Vou ir em busca de PLs quando as Mil e Uma Noites estiverem postas a termo!

Até mais! :thumbs:
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Oi, Dyefferson!

Vi que você já conseguiu atribuir as seções. Quanto às notas, elas não entram na catalogação final, então você pode colocá-las como achar melhor. Só o que vai pro catálogo depois é o título da seção, ou seja, Capítulo 1, 2 etc. Sim, deu pra entender o símbolo de repetição, mas isso é só para você e para o/a PLer. :) Por mim, está ótima a organização da janela! Vou mover esse projeto para o Going Solo.
Leni
=================
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá.

Enquanto aguardamos a disponibilidade de alguém para revisar, vou gravando os capítulos.
Nesse projeto eu iria fazer o acompanhamento do PLer com comentários meus capítulo a capítulo já que este é um livro de que gosto muito. Enquanto vou gravando, então, vou colocando meus comentários anexados na janela para serem guias de apoio a cada um dos capítulos. Vou começar a gravar o capítulo 1 hoje! :)

Até mais! :thumbs:
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá! Está pronta a primeira seção!
Vou fazer esse projeto comentado. Para escrever minhas impressões e coisas que porventura tenha aprendido.

Apontamentos iniciais

Esta edição é bastante enigmática porque preza pela literalidade das palavras e usa um português arcaico. Por isso, é bom consultar versões mais recentes que trazem revisões e correções linguísticas que ajudam a compreender melhor o sentido do texto, já que poucos de nós temos domínio do hebraico.

Capítulo 1

Aqui nós temos a introdução geral, que passa os motivos do livro. Aqui alguns exemplos: (ao longo destes comentários vou usar a versão "Nova Almeida Atualizada" que é a mais recente).
Nova Almeida Atualizada wrote:2 para aprender a sabedoria
e o ensino;
para entender as palavras de inteligência;
3 para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade;
Trago atenção ao versículo 7, que norteia o resto do livro (e por isso está na introdução):
Nova Almeida Atualizada wrote:7 O temor do Senhor é o princípio do saber,
mas os insensatos desprezam
a sabedoria e o ensino.
Esse é o fundamento no qual todo o resto se sustenta, por isso vou voltar a ele nos meus comentários.

Depois disso, vemos quem é o narrador: um pai que conversa com seus filhos. Esse é o primeiro apelo paternal (são dez, então se prepare). A princípio pode parecer que ele fala apenas com um filho homem, mas em outros momentos do livro ele se dirige aos interlocutores no plural, o que dá a entender uma plateia mista, de filhos e filhas.
Esse pai pede ao filho para não se meter com más companhias porque pode se dar mal no futuro.

No fim, temos o primeiro apelo da Sabedoria. Aqui é apresentada a segunda personagem, a protagonista do livro. Ela é uma mulher que personifica a sabedoria. Em inglês é chamada de "Lady Wisdom" e em português de "Senhora Sabedoria". Ela faz um apelo, mas não é ouvida pelo povo e diz que quando precisarem dela, também não vai aparecer.
Nova Almeida Atualizada wrote:28 Então eles me invocarão,
mas eu não responderei;
sairão à minha procura,
porém não me encontrarão.
29 Porque odiaram o conhecimento
e não preferiram o temor do Senhor;
Perceba que o versículo 29 evoca o versículo 7.

Comentários longos, mas este é o capítulo norteador do resto. Espero que seja uma boa jornada pelas veredas deste livro!

A seção está na janela!

Até mais! :thumbs:
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Beleza, Dyefferson! Sim, pode ir gravando, não precisa esperar. Qualquer hora alguém aparece!
Leni
=================
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Bom dia Dyefferson e Leni,

Aqui estou, com toda a vontade e disposição para a parceria neste projeto, me falta a experiência como PL, mas me proponho a aprender e a fazer o melhor, se confiarem em mim, pode contar comigo,

Maria
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

mariawhite wrote: January 11th, 2023, 6:57 am Bom dia Dyefferson e Leni,

Aqui estou, com toda a vontade e disposição para a parceria neste projeto, me falta a experiência como PL, mas me proponho a aprender e a fazer o melhor, se confiarem em mim, pode contar comigo,

Maria
Maria, eu fico lisonjeado.
Podemos te ajudar! A Leni certamente tem algum link com um guia de PL. (Não me lembro onde ele fica...)
Mas posso dizer por experiência própria: é tranquilo. Eu gosto de pegar o texto e ir acompanhando (mas isso não é obrigatório). Lembrando que você precisa passar os arquivos no Checker. (não se preocupe, vamos te ajudar com isso também!)

Ah, e outra coisa: não se assuste com os 31 capítulos: são pequenos.

Muito feliz!
Até mais!
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Oi Dyefferson,

Fico contente, a minha insegurança é com a parte técnica em si, quanto a observar a gravação no todo estou tranquila, já passei os olhos pelo texto do link e li as primeiras linhas, mas na parte técnica, você é veterano, rsrs, então com a ajuda da Leni, sei que o resultado será o melhor.

E aproveitando este ensejo, comecei ontem a ouvir o seu mais recente trabalho: os contos seletos, ouvi os dois primeiros contos! Excelente o seu trabalho.

É isso!
Fico no aguardo do ok, ok?
Até breve,
Maria
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Agora, então, que Maria White se dispôs a se juntar ao projeto, pode, por favor, excluir o pedido de PL do outro fórum, Leni?
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

mariawhite wrote: January 11th, 2023, 8:10 am (...)
E aproveitando este ensejo, comecei ontem a ouvir o seu mais recente trabalho: os contos seletos, ouvi os dois primeiros contos! Excelente o seu trabalho.

É isso!
Fico no aguardo do ok, ok?
Até breve,
Maria
Ah, que bom que gostou!
Espero que você me ajude a fazer um bom trabalho aqui, também. Eu considero que o trabalho de PL, de leitor e de MC igualmente importantes para que um projeto saia do papel.
Por isso, agora que você vai assumir o papel de DPL, te dou toda a liberdade de "dar pitaco"! :lol: :lol: Críticas sempre bem-vindas!
Quando estamos escrevendo um livro, nós chamamos de leitor(a) beta aqueles que conferem a qualidade do trabalho. Isso me faz lembrar de quando eu escrevi meu livro quando pré-adolescente. Minha leitora beta era minha professora de Português. Graças a ela e ao colégio em que eu estudei consegui publicá-lo. Por isso valorizo tanto todos os envolvidos em qualquer projeto que seja, porque sem uma das peças um quebra-cabeças não se completa.

Até mais! :thumbs:
Last edited by DyeffersonAz on January 11th, 2023, 2:16 pm, edited 1 time in total.
DyeffersonAz
Posts: 476
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

E o projeto continua a andar! Terminados os capítulos 2 e 3!

Vamos aos comentários:

Capítulo 2

Aqui começa o segundo apelo paternal.
Neste segundo apelo o pai começa a expor ao filho os bem que a sabedoria pode fazer. Em meio a isso, ele repete o conselho sobre as más companhias (coisa de pai, né?). Aqui ele também começa a falar da mulher adúltera e estranha. Veja o que diz essa parte nas edições mais recentes:
Provérbios 2:16-19 (NAA) wrote:A sabedoria também o livrará da mulher adúltera, da estranha que lisonjeia com palavras, que abandona o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus; porque a casa dela se inclina para a morte, e as suas veredas conduzem para o mundo dos mortos. Todos os que se dirigem a essa mulher não voltarão e não encontrarão as veredas da vida.
E pra não perder o costume, aqui está uma outra evocação a Pv 1:7:
Provérbios 2:4-6 (NAA) wrote:se buscar a sabedoria como a prata e a procurar como se procuram tesouros escondidos, então você entenderá o temor do Senhor e achará o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e a inteligência.
E pra terminar esse comentário, aqui temos um ponto importante para a obtenção da sabedoria segundo o autor:
Provérbios 2:21-22 (NAA) wrote:Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os perversos serão eliminados da terra, e os infiéis serão dela arrancados.
Em resumo: ser alguém moral (leia-se alguém correto) é ser alguém que tem mais probabilidade de ser sábio. Prepare-se para ver a reiteração dessa ideia ao longo do livro.

Capítulo 3

O capítulo 3 começa com o terceiro apelo paternal. Esse é pedindo ao(s) filho(s) para que tema(m) ao Senhor.
Destaco o versículo 7:
Provérbios 3:7 (NAA) wrote:Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e afaste-se do mal.
Triste quando a pessoa acha que sabe das coisas e acha que todos em volta dela são burros. Na maioria das vezes a pessoa acaba criando um universo fantasioso onde só ela está certa. O caminho pro fracasso... O que acha?

Do versículo 13 pra frente nós temos um hino à sabedoria. Destaco o seguinte provérbio:
Provérbios 3:28 (NAA) wrote:Não diga ao seu próximo: “Vá e volte mais tarde; amanhã eu terei algo para dar”, se você tem isso em suas mãos agora.
Reter salários, pagamentos e esmolas é imoral e, portanto, faz parte da tolice.


Até mais! :thumbs:
Post Reply