[PORTUGUESE] Bíblia (Almeida): 20 Provérbios de Salomão - Leni

Upcoming books being recorded by a solo reader
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Olá Dyeff

No capítulo 5, o pai valoriza a união homem e mulher, e enfatiza a importância do respeito e da fidelidade de um para com o outro. São conselhos que podem e devem ser aplicados nos dias atuais. Acredito que se assim fosse, diminuiria bastante a dissolução de tantos matrimônios.

Vamos aos PLs

Cap. 06
Falta de palavra
00:15 no título:
Escrito (...) Advertência contra o servir de fiador
Lido (...) Advertência contra servir de fiador

Falta de palavra

02:15
Escrito
(...) A testemunha falsa que respira mentiras
Lido (...) A testemunha que respira mentiras


Cap. 07
Som vocal
00:35 (…) e a prudência CHAMA parenta.

Aqui a primeira sílaba da palavra chama, saiu com um som semelhante a de um assobio, e me tirou a concentração. No mais tudo ok

Na expectativa do grande poema que vem a seguir

Até breve,

Maria
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá!

Correções postadas!
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Maria, terminei o Provérbios 8. Pra entender o porquê da animação pra esse capítulo, assista a esse vídeo: https://youtu.be/k8P-x34iYRE .

Ele explica bem do que se trata o capítulo. Bom PL!
Com o vídeo, dispenso comentários pra essa seção bastante poética.

Até mais! :thumbs:
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Oi Dyeff

Spot PL cap. 06 Ok
Spot PL cap. 07 Ok

PL cap. 08 Ok

Lindo! Assisti ao video e destaco esta frase (But humans often reject God's wisdom, doing what's right in our own eyes) não é verdade?
Perfeito o áudio! Amei!

Até breve,
Maria
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

mariawhite wrote: January 28th, 2023, 6:34 pm Oi Dyeff

Spot PL cap. 06 Ok
Spot PL cap. 07 Ok

PL cap. 08 Ok

Lindo! Assisti ao video e destaco esta frase (But humans often reject God's wisdom, doing what's right in our own eyes) não é verdade?
Perfeito o áudio! Amei!

Até breve,
Maria
Obrigado!

Essa frase que você destacou realmente é bastante pertinente! Adiciono que ela evoca o versículo 7 do capítulo 1. A sabedoria e Deus estão ligados. É a tese do livro.
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá, Maria!

Fiz upload das seções 9 e 10!

Agora, quero alguns minutos da sua atenção para os comentários a seguir. São orientações de como vamos fazer a partir de agora.

Do capítulo 1 ao 9, acompanhamos os discursos de 3 dos 4 personagens do livro: O (rei?) pai, a Senhora Sabedoria e a Mulher Louca. Até agora acompanhamos os discursos proverbiais. Pra saber mais sobre a estrutura do livro, veja essa animação de 5 minutos: https://youtu.be/Gab04dPs_uA . Comento a seção 9 destacando os seguintes versículos:
Provérbios 9:7-8 wrote:O que reprehende ao escarnecedor, affronta toma para si; e o que redargue ao impio, pega-se-lhe a sua mancha.
Não reprehendas ao escarnecedor, para que te não aborreça: reprehende ao sabio, e amar-te-ha.
Uma dica pra quem fica respondendo aos haters e gente maldosa na internet. Essa gente simplesmente não vai aprender nada. Achei interessante demais essa conexão com os dias de hoje.

Voltando ao que é importante: Entraremos agora numa LONGA seção de provérbios que se estende por vinte capítulos. É muita coisa. É a maior porção do livro.
Te peço que não desanime com essa jornada que em alguns momentos pode ser maçante, já que algumas premissas e provérbios se repetem. Para ajudar com isso, eu sugiro que, a cada seção destaquemos um verso para compartilhar e comentar. Acho que assim a gente se desafia a prestar mais atenção em busca do provérbio mais interessante do capítulo. O que acha?

Instruções para PL

Nessa parte do livro te peço um PL especial. (Leni, preciso mudar isso nos metadados?) Preste atenção a duas coisas:
  1. O espaço entre um provérbio e outro está razoável?
  2. Esse provérbio tem continuidade no versículo seguinte/anterior? Alguns provérbios tomam mais de um versículo. Durante a leitura eu tento ao máximo pegar se um versículo é continuidade do outro ou não. Mas, é claro, posso falhar. Não queria que esses erros passassem tanto. Por isso te peço ajuda.
Desculpa por te fazer ler esse texto grande. Mas é importante pra qualidade do projeto como um todo.
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Não, o tipo de PL não aparece no sistema! :)
Leni
=================
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Olá Dyeff,

Farei o meu melhor, estarei atenta aos espaços e a ligação de um provérbio ao outro, me dedicarei aos dois capítulos nos próximos dois dias e retornarei a ti.

Até breve,
Maria
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Olá Dyeff

Depois de assistir ao vídeo que você recomendou, ouvi várias vezes os seus áudios, atenta a todos os pormenores: espaços, pronúncia, ritmo, fluidez, e a mensagem do texto, que é o de maior importância.

A seguir minhas observações:

PL do capítulo 09

Pronúncia de duas palavras juntas:
00:35 Escrito (...) aos faltos d’entendimento diz:
Aqui o que eu ouço é: (...) ao’saltos d’entendimento diz:

01:48 Escrito (...) e aos faltos
Aqui eu ouço a sílaba fal bem sutil, quase apagada.

Nos dois trechos, creio que uma meia pausa, para uma breve inspiração, entre: -aos (inspira) faltos- deixará as duas palavrinhas adequadamente separadas e claras.

Notei que o ritmo do capítulo 9 está um pouquinho mais acelerado que o do capítulo 10. Como você disse, do capítulo 1 ao 9, são discursos proverbiais e do 10 em diante, começam os provérbios, onde há a necessidade de pausas entre um e outro. Entretanto creio que o capítulo 9 pode ser lido um pouquinho menos acelerado. (É só o meu ponto de vista, e você não tem que mudar nada, se assim lhe parece bem).

Espaço:
(00:30) Versos 4,5,6 fazem um pensamento completo
(00:45) e do verso 7 em diante inicia-se outro pensamento, e nesse caso acredito que o espaço pode ser um pouquinho maior : dobro do espaço
(Só meu ponto de vista, não tem de mudar, se para você está adequado)

PL capítulo 10

Ao ouvir o áudio deste capítulo, como no anterior, fiquei atenta a todos os detalhes.
As pausas separam bem todos os provérbios e o compasso está adequado. Me detive porém neste trecho:

05:25
Separação da frase: Como brincadeira é para o tolo fazer abominação
Minha interpretação aqui é: fazer abominação é uma brincadeira para o tolo. Assim sendo, vejo duas pequenas pausas na leitura dessa frase, a qual seria assim: (as vírgulas representam as pausas)
Como brincadeira, é para o tolo, fazer abominação


05:32
Pronúncia: Escrito (...) Deus lhe cumprirá
O que eu ouço é : Deus lhe cubrirá

E fechando o capítulo:

Você fecha dizendo: Fim da seção 10
Fiquei em dúvida, não seria Fim do capítulo 10 como nos anteriores?

Bem, essas são as minhas observações, perdoe-me se estou indo além do que devo. Receio.
Quando invertemos a posição de narrador para Proof Listener, mudamos o foco da atenção, consequentemente a visão se amplia e a percepção também. Mas a decisão é sua, considerando que meu nível de experiência em ambas as funções é menos elevado do que a sua.

Sempre grata pela oportunidade de crescer com você e seu projeto,
Maria
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

mariawhite wrote: February 2nd, 2023, 6:29 am Olá Dyeff

Depois de assistir ao vídeo que você recomendou, ouvi várias vezes os seus áudios, atenta a todos os pormenores: espaços, pronúncia, ritmo, fluidez, e a mensagem do texto, que é o de maior importância.

A seguir minhas observações:

PL do capítulo 09

Pronúncia de duas palavras juntas:
00:35 Escrito (...) aos faltos d’entendimento diz:
Aqui o que eu ouço é: (...) ao’saltos d’entendimento diz:

01:48 Escrito (...) e aos faltos
Aqui eu ouço a sílaba fal bem sutil, quase apagada.

Nos dois trechos, creio que uma meia pausa, para uma breve inspiração, entre: -aos (inspira) faltos- deixará as duas palavrinhas adequadamente separadas e claras.

Notei que o ritmo do capítulo 9 está um pouquinho mais acelerado que o do capítulo 10. Como você disse, do capítulo 1 ao 9, são discursos proverbiais e do 10 em diante, começam os provérbios, onde há a necessidade de pausas entre um e outro. Entretanto creio que o capítulo 9 pode ser lido um pouquinho menos acelerado. (É só o meu ponto de vista, e você não tem que mudar nada, se assim lhe parece bem).

Espaço:
(00:30) Versos 4,5,6 fazem um pensamento completo
(00:45) e do verso 7 em diante inicia-se outro pensamento, e nesse caso acredito que o espaço pode ser um pouquinho maior : dobro do espaço
(Só meu ponto de vista, não tem de mudar, se para você está adequado)

PL capítulo 10

Ao ouvir o áudio deste capítulo, como no anterior, fiquei atenta a todos os detalhes.
As pausas separam bem todos os provérbios e o compasso está adequado. Me detive porém neste trecho:

05:25
Separação da frase: Como brincadeira é para o tolo fazer abominação
Minha interpretação aqui é: fazer abominação é uma brincadeira para o tolo. Assim sendo, vejo duas pequenas pausas na leitura dessa frase, a qual seria assim: (as vírgulas representam as pausas)
Como brincadeira, é para o tolo, fazer abominação


05:32
Pronúncia: Escrito (...) Deus lhe cumprirá
O que eu ouço é : Deus lhe cubrirá

E fechando o capítulo:

Você fecha dizendo: Fim da seção 10
Fiquei em dúvida, não seria Fim do capítulo 10 como nos anteriores?

Bem, essas são as minhas observações, perdoe-me se estou indo além do que devo. Receio.
Quando invertemos a posição de narrador para Proof Listener, mudamos o foco da atenção, consequentemente a visão se amplia e a percepção também. Mas a decisão é sua, considerando que meu nível de experiência em ambas as funções é menos elevado do que a sua.

Sempre grata pela oportunidade de crescer com você e seu projeto,
Maria
Não tem do que recear! Seu PL está exatamente do jeito que eu gosto! Pra mim o PL tem que ter a liberdade de sugerir, criticar, comentar, etc.
Vou regravar o capítulo 9 com a velocidade um pouco menor. Disse pra mim que iria evitar as regravações. Mas como são seções pequenas não seria grande incômodo fazê-lo.

Gostei muito do seu PL. Estou reconfigurando meu computador e quando conseguir vou corrigir.

Obrigado.
Até mais! :thumbs:
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá! Estão na janela as correções + o capítulo 11.

Continuando nosso joguinho, destaco o seguinte versículo:
Provérbios 11:30 (NAA) wrote:O fruto do justo é árvore de vida,
e o que ganha almas é sábio.
A pessoa justa traz bênçãos para aqueles que estão à sua volta. Aqui, "ganhar almas" não está no mesmo sentido de Pedro, Tiago e João, mas em ter mais amigos.

Só tem uma coisa, Maria. Tive alguma dificuldade na correção desse PL porque parece que as minutagens não correspondem aos áudios. Por exemplo: No PL do capítulo 10 você menciona um erro no minuto 5, mas o áudio tem apenas 4 minutos. Dê uma olhada.

Por conta disso, acho que não corrigi os espaços direito. No PL do capítulo 9 você pode ver se os erros persistem depois da regravação completa? :oops:
Estou te dando trabalho... :? Perdão...

Até mais! Vamos aprendendo juntos... :lol:
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Olá Dyeff

Cap. 09 spot PL OK
Está perfeito.
Gostei da sua interpretação do verso 17 (0154) destaca bem a mensagem, e prende a atenção.

Cap. 10 spot PL OK
Na verdade os spots são nos minutos 03:16 e 03:26 e não 05:25 e 05:32, como apontei. O que aconteceu foi que, para ouvir, eu coloquei os áudios juntos e em sequência no mesmo track e quando fiz as observações, me passou despercebido. Mas você os encontrou e pode fazer a correção. Perdoe-me a falha, estarei mais atenta daqui em diante.

Cap. 11 PL OK

Neste capítulo (um complemento ao que você destacou) me chama a atenção os provérbios:

01:25 verso 09
01:40 verso 11
Eles nos chamam a atenção quanto ao poder da palavra, pois ao fazermos o uso dela, tanto podemos construir como também destruir, edificar ou derrubar, coisas e pessoas. Observo muito isso no dia a dia, por onde ando. A palavra é realmente poderosa e fazer bom uso dela é dever de todos nós.

É isso!

Até breve,
Maria
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

mariawhite wrote: February 3rd, 2023, 11:49 am Olá Dyeff

Cap. 09 spot PL OK
Está perfeito.
Gostei da sua interpretação do verso 17 (0154) destaca bem a mensagem, e prende a atenção.

Cap. 10 spot PL OK
Na verdade os spots são nos minutos 03:16 e 03:26 e não 05:25 e 05:32, como apontei. O que aconteceu foi que, para ouvir, eu coloquei os áudios juntos e em sequência no mesmo track e quando fiz as observações, me passou despercebido. Mas você os encontrou e pode fazer a correção. Perdoe-me a falha, estarei mais atenta daqui em diante.

Cap. 11 PL OK

Neste capítulo (um complemento ao que você destacou) me chama a atenção os provérbios:

01:25 verso 09
01:40 verso 11
Eles nos chamam a atenção quanto ao poder da palavra, pois ao fazermos o uso dela, tanto podemos construir como também destruir, edificar ou derrubar, coisas e pessoas. Observo muito isso no dia a dia, por onde ando. A palavra é realmente poderosa e fazer bom uso dela é dever de todos nós.

É isso!

Até breve,
Maria
Verdade. Palavra pode não ter poder místico (isso depende da fé das pessoas), mas tem poder prático. Através da fofoca, por exemplo, pode se destruir a vida de uma pessoa.

Quanto aos minutos, nunca tive essa ideia de juntar os áudios numa linha só :lol: . Mesmo assim, acho que o PL com a minutagem individual fica mais claro.

Pra justificar, uma curiosidade: eu corrijo meus áudios de trás pra frente porque se eu não fizer isso a minutagem dos trechos subsequentes muda, mesmo que ligeiramente. Uma mania minha... :lol:

Até mais! :thumbs:
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá!

Bem... Acho que preciso dar algumas satisfações quanto ao projeto!
Em 2023 eu entrei na faculdade e, como perceberam, preferi dar uma pequena pausa com as gravações até que minha vida se estabilizasse. Estabilizou. Assim que minha vida estabilizou, meu computador em que fazia gravações quebrou. Aqui em casa, os trâmites são bem demorados, já que meus pais (e inclusive eu) trabalhamos muito e não temos muito tempo pra consertar quando algo acaba quebrando. Por isso, só agora fui levar o computador à assistência técnica. A assistência pediu até a segunda-feira para ver o que anda acontecendo com aquele computador. Fico na espera, então. Pretendo, sim, terminar este projeto. Os contratempos se opuseram a isso, mas conseguirei, se assim a mim for permitido.

Mil desculpas pelo atraso.

Obrigado! :thumbs:
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá!

Projeto de volta! Seções 12 e 13 na janela prontas para PL.

Até mais! :thumbs:
Post Reply