COMPLETE: [PORTUGUESE] Mateus e Mateusa, de Qorpo Santo - Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

This project is now complete! All files can be found at https://librivox.org/mateus-e-mateusa-by-qorpo-santo/

Mateus e Mateusa, de José Joaquim de Campos Leão (1829 - 1883)
A obra pode ser considerada como precursora do teatro do absurdo e do surrealismo. O autor narra uma estranha história de um divertido casal idoso, que após 50 anos vivendo ainda junto, acusa-se mutuamente de abandono. Vivem os cônjuges em atritos permanentes. Tal realidade, contamina as filhas Silvestra, Pêdra e Catarina que “cantam” para manifestar de alguma forma os sentimentos que sentem pelos pais. (Resumo escrito por Pier)
Texto-fonte (leia apenas a partir deste texto!) https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=89204

Prazo: Por favor envie sua gravação dentro de dois meses depois de sua reserca. Se você não puder completar a gravação dentro deste limite, por favor deixe uma mensagem no tópico abrindo mão de sua reserva ou pedindo ao coordenador uma extensão de prazo. Se sua gravação não estiver complera até o prazo, a seção poderá ser reservada por outra pessoa, a critério do coordenador.

Reservando papéis: Observe na Janela Mágica abaixo a lista de papéis disponíveis. Poste uma resposta neste tópico, reservando o papel que você gostaria de gravar.
Por favor saiba que Todas as gravações LibriVox estão em domínio público. Uma vez que você tenha enviado sua gravação, você estará liberando também sua gravação para o domínio público.

Recém-chegado ao LibriVox? Por favor leia nosso Guia do Recém-Chegado para mais instruções. Um guia rápido para nossas especificidades técnicas pode ser encontrado aqui.

Nível de Revisão de Áudio: Padrão
Possíveis Revisores, por favor leiam o Guide for Proof-listeners.

Por favor, não descarregue arquivos pertencentes a projetos em andamento, exceto se você for o Coordenador do Projeto ou o Revisor de Áudio. Nossos servidores não estão preparados para lidar com grande volume de tráfego de dados. Por favor aguarde até que o projeto esteja completo. Obrigado!

Magic Window:



BC Admin
** Nota 1 para leitores/leitoras:
As filhas as vezes “cantam”.
Porém como talvez vocês sabem não é fácil “cantar” em LVX, principalmente por ser difícil verificar que a “musica” seja verdadeiramente em domínio público.
Então a minha ideia é que as filhas “recitem” talvez utilizando uma espécie de canção de ninar, achando o ritmo e cadência que achar mais adequada.
Porém deixo a escolha do tipo de interpretação a criatividade de nossas leitoras. Depois eu vou tentar assemblar as vozes em um “coro”. Na minha opinião este “cantar” das filhas pode ser um dos aspectos mais encantador desta peça e tenho certeza que nossa leitoras vão realizar uma interpretação memorável!
Nota 2:
Atenção :Como descobriu Cris , lendo o papel de Mateusa, muitas vezes os papeis no texto não estão claramente declarados ( tipo: Mateusa; “......”; Silvestra: “....”, mas estão meio escondidos no texto :
Exemplo as filhas tem que ler também as palavras seguintes em negrito: MATEUSA (entra rengueando, revirando os olhos, e fazendo mil trejeitos; as filhas que a observam dizem umas para as outras) - Aí vem a Mamãe! - (Quase em segredo, rapidamente:) (Para o pai:) Papai! Não se esqueça das nossas encomendas, como nós não nos esquecemos d’orar a Deus para que prolongue seus dias; e que estes sejam felizes! Até logo à hora do jantar ( e fazendo uma profunda cortesia, depois de lhes Olhem a Mamãe! Vamos! Vamos! Já são nove horas!.....


Especificações técnicas para gravações LibriVox: mono (1 canal), 44100 Hz sample rate, 128 kbps variação de bits constante MP3. Veja aqui os Tech Specs

Para papéis individuais:
Grave um arquivo por ato. No início do primeiro arquivo, diga:
"Personagem, gravado por seu nome."
Deixe de 3 a 5 segundos de espaço entre as suas falas (som ambiente, não silêncio automaticamente gerado).

Para narração/rubricas:
Deixe entre 0.5 e 1 segundo de silêncio no início da gravação.

Diga:
"Ato unico de Mateus e Mateusa, por Qorpo-Santo. Esta é uma gravação LibriVox. Todas as gravações LibriVox estão em domínio público. Para mais informações, ou para ser voluntário, por favor visite librivox.org."
Ao final de cada arquivo, diga:
"Fim do ato #."
Se você estiver gravando a última seção do livro, acrescente:
"Fim de Mateus e Mateusa, de Qorpo-Santo."
Deixe 5 segundos de silêncio ao final de sua gravação.

Nome do arquivo:
Para papéis individuais: mateusemateusa_role_#.mp3 onde ## é o número do ato. (e.g. mateusemateusa_narrador_1.mp3)
Para arquivos finais: mateusemateusa_#_qorposanto_128kb.mp3 onde ## é o número do ato. (e.g. mateusemateusa_1_qorposanto_128kb.mp3)

Envie o arquivo através do LibriVox Uploader: https://librivox.org/login/uploader
Image
(Se você tiver dificuldades em ver a imagem acima, por favor contate um administrador)

Você deverá selecionar o MC: Leni

Copie e cole o link do arquivo gerado pelo uploader em uma nova mensagem neste tópico, junto com a duração do arquivo em minutos e segundos. Fique de olho neste tópico, para receber as notas do Revisor.

Se você tiver quaisquer dúvidas, não deixe de perguntar! É só postar neste tópico.
Last edited by Iunta4Ios on January 9th, 2023, 10:36 am, edited 4 times in total.
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Janela pronta, Pier!
Leni
=================
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

Leni wrote: December 20th, 2022, 6:44 pm Janela pronta, Pier!
Leni, a janela está completada com os vários papéis.
no final, pareceu-me lógico não inserir a introdução que diz respeito apenas ao editor.
Pier
Nota: Preferiria que o papel de Mateus fosse assumido por uma voz verdadeiramente portuguesa ou brasileira.
Caso ninguém se apresente, eu poderia assumilo-lo também, mesmo sendo jovem demais (tenho apenas 77 anos e não 80!) :lol:
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Iunta4Ios wrote: December 23rd, 2022, 3:52 am Nota: Preferiria que o papel de Mateus fosse assumido por uma voz verdadeiramente portuguesa ou brasileira.
Caso ninguém se apresente, eu poderia assumilo-lo também, mesmo sendo jovem demais (tenho apenas 77 anos e não 80!) :lol:
Essa nota eu senti como um chamado, hein... :lol:

Ainda não sei quem é Mateus, mas vou analisar... Acha que combina comigo? Claro, Pier, se quiser o papel, tudo bem. Até mesmo porque o projeto é seu! :lol:

Existe algum outro papel masculino? (vou deixar os femininos para a grande variedade de mulheres que temos por aqui! :P )
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

DyeffersonAz wrote: December 23rd, 2022, 6:11 am
Iunta4Ios wrote: December 23rd, 2022, 3:52 am Nota: Preferiria que o papel de Mateus fosse assumido por uma voz verdadeiramente portuguesa ou brasileira.
Caso ninguém se apresente, eu poderia assumilo-lo também, mesmo sendo jovem demais (tenho apenas 77 anos e não 80!) :lol:
Essa nota eu senti como um chamado, hein... :lol:

Ainda não sei quem é Mateus, mas vou analisar... Acha que combina comigo? Claro, Pier, se quiser o papel, tudo bem. Até mesmo porque o projeto é seu! :lol:

Existe algum outro papel masculino? (vou deixar os femininos para a grande variedade de mulheres que temos por aqui! :P )
Olá Dyefferson. Que prazer ver-te aparecer também neste projeto! Eu pensava efetivamente a você mesmo para o papel de Mateus considerando também que não temos muitos leitores para papéis masculinos. Eu prefiro limitar-me a tarefa da edição ou no máximo a um papel menor.
Espero você ( e os outros/outras) gostem da peça.
Eu não conhecia Qorpo Santo antes das indicaçãoes de Leni sobre o teatro brasileiro mas é um autor que me intriga muito.
Pier
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Agora uma dúvida sincera: o que levou vocês à conclusão de que o texto-base está em domínio público? :hmm:

Confesso que fiquei encabulado com esse "Projeto Livro Livre"... Ele disponibiliza livros em domínio público?
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

DyeffersonAz wrote: December 23rd, 2022, 8:35 am Agora uma dúvida sincera: o que levou vocês à conclusão de que o texto-base está em domínio público? :hmm:

Confesso que fiquei encabulado com esse "Projeto Livro Livre"... Ele disponibiliza livros em domínio público?
Foi Leni a sugerir-me este texto como em domínio público.
Para tirar dúvidas eu sempre pergunto confirmação ao MC do projeto
Pier
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Iunta4Ios wrote: December 23rd, 2022, 10:09 am
DyeffersonAz wrote: December 23rd, 2022, 8:35 am Agora uma dúvida sincera: o que levou vocês à conclusão de que o texto-base está em domínio público? :hmm:

Confesso que fiquei encabulado com esse "Projeto Livro Livre"... Ele disponibiliza livros em domínio público?
Foi Leni a sugerir-me este texto como em domínio público.
Para tirar dúvidas eu sempre pergunto confirmação ao MC do projeto
Pier
Ah, sim... Perguntei porque esse "Projeto Livro Livre" pode ser de grande valia para nossos projetos aqui na LibriVox!
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

DyeffersonAz wrote: December 23rd, 2022, 10:13 am

Ah, sim... Perguntei porque esse "Projeto Livro Livre" pode ser de grande valia para nossos projetos aqui na LibriVox!
:thumbs:
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

DyeffersonAz wrote: December 23rd, 2022, 8:35 am Agora uma dúvida sincera: o que levou vocês à conclusão de que o texto-base está em domínio público? :hmm:

Confesso que fiquei encabulado com esse "Projeto Livro Livre"... Ele disponibiliza livros em domínio público?
Oi, Dyefferson

Sim, exatamente. Na página do projeto (e também na introdução do próprio livro) ele diz que está liberando o livro em domínio público. Isso é essencial para nós. Em geral, eu prefiro sempre que usemos o texto de uma obra da época - mas quando isso não é possível, usamos uma fonte que diga aberta e claramente que está em DP. :) Isso porque outras fontes que muitas vezes fazem esse trabalho por exemplo de editoração ou revisão ortográfica não liberam o trabalho em DP (ou ao contrário indicam que o texto vem de uma fonte não em DP, como é o caso de outras obras presentes no site literaturabrasileira da UFSC, ou mesmo do site dominiopublico.gov.br). Nesse caso, NÃO podemos usar, porque pode haver direito autoral sobre o trabalho de edição e revisão. Por isso que muitas vezes não usamos outros sites em que há os mesmos textos, de forma bem disponível (como o wikisource). Temos que ter ou um texto da época (ou seja, pré 1935) OU um texto em que o editor/revisor/pessoa que disponibiliza o texto diga aberta e claramente que a obra está em DP. Espero que tenha feito sentido o que eu disse aqui! :hmm:
Leni
=================
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá, bom dia e bom ano!
Parabéns por mais este novo projecto! Que 2023 nos traga muitos! :D :thumbs:

Gostaria de reservar para mim o papel de Mateusa, se puder ser.
obrigada!
Cristina Luiz
Portugal
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

CrisLuiz wrote: January 1st, 2023, 2:23 am Olá, bom dia e bom ano!
Parabéns por mais este novo projecto! Que 2023 nos traga muitos! :D :thumbs:

Gostaria de reservar para mim o papel de Mateusa, se puder ser.
obrigada!
Que boa noticia para começar bem o ano: temos Mateusa! :clap:
E agora espero Dyefferson confirme de assumir o papel de Mateus para ter um excelente dueto de vozes portugueses nesta peça! :D
Pier
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Confirmo, Pier!
Vou assumir o Mateus!

Até mais e Feliz Ano Novo pra todos vocês! :thumbs:
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

DyeffersonAz wrote: January 1st, 2023, 8:05 am Confirmo, Pier!
Vou assumir o Mateus!

Até mais e Feliz Ano Novo pra todos vocês! :thumbs:
Obrigado Dyefferson,
ótimo inicio do ano por esta peça. :clap: :clap:
Os dois principais protagonistas agora estão definidos!
Então falta só achar as filhas, o criado e o narrador ou narradora!
Feliz Ano Novo também pra todos vocês!
Pier
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Pier!
Venho deixar a personagem Mateusa :D

https://librivox.org/uploads/leni/mateusemateusa_mateusa_1.mp3 (05:34)

Até breve!
Cristina Luiz
Portugal
Post Reply