COMPLETE (PORTUGUES) Ancia Eterna, de Julia Lopes de Almeida - Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

rachelmoraes wrote: January 8th, 2023, 12:01 pm Oi Dyefferson.

Parabéns por terminar mais um solo. É sempre reconfortante (e libertador :lol: ) quando a gente termina um projeto, né? :9:
Desejo tudo de bom no projeto dos saberes de Salomão. Eu, especificamente, neste momento não tenho tempo, pois já estou com mais projetos em aberto do que deveria e ando bem atrasada com alguns :mrgreen: :roll:
Mas tenho certeza que em breve vai resolver a questão do PL, pois alguém há de se interessar por assunto tão cativante.

Sucesso! :thumbs:

Rachel 8-)
Pois é! Gosto muito de sentir o progresso! :lol:

Tomara que apareça mais alguém pra me acompanhar nesse novo projeto...
O livro tem 31 capítulos, mas são curtinhos, como aqueles do Eclesiastes.
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

DyeffersonAz wrote: January 7th, 2023, 7:10 pm Olá, amigos! :mrgreen:

Terminei hoje o meu solo das Mil e Uma Noites com a ajuda da CrisLuiz (e, como sempre, da Leni) e já estou dando início a um novo projeto.
Preciso, porém, de alguém para revisar (fazer o PL). Por isso venho aqui "vender o meu peixe". O livro é "Provérbios de Salomão", uma obra que traz os fundamentos da moral judaico cristã (a que impera no Ocidente há séculos). A obra se propõe a conversar sobre a sabedoria, sua natureza e imperativos. É uma leitura que faz parte do meu projeto de ler todos os livros sapienciais da Bíblia. O último havia sido o Ecclesiastes, feito com a revisão da queridíssima Rachel Moraes. Aqui vai uma "sinopse" que eu fiz do livro:
O Livro dos Provérbios é uma obra atribuída a Salomão que contém provérbios (parecidos com ditos populares) e textos sobre a sabedoria, como obtê-la e sua importância. Esse livro é relevante pois constituiu grande parte dos princípios daquela que foi chamada posteriormente de "moral judaico-cristã" [INFORMAÇÃO NÃO CONFIRMADA]. Ler esse livro é, então, entender mais a fundo de onde vieram muitos dos tradicionalismos e comportamentos que perduram até hoje na sociedade ocidental.
Está aqui: viewtopic.php?t=95849

Perdão pela "publicidade inapropriada", mas é a forma de contato que eu tenho com vocês... :oops:

Até mais, gente! :thumbs:
Oi, Dyefferson,

você também pode anunciar no forum PL wanted aqui: viewforum.php?f=61

Temos um modelo de anúncio, que você copia, preenche com os dados do seu projeto, e posta lá: https://wiki.librivox.org/index.php/ProofListening_Template

Pode parecer que dá na mesma, mas temos alguns outros voluntários que eu sei que, apesar de não participarem muito aqui, podem fazer PLs em português. E quem sabe, pode ter até alguém que eu não conheço e que sabe português, né? :)
Leni
=================
Mayah92
Posts: 409
Joined: October 20th, 2016, 3:10 am

Post by Mayah92 »

Bom dia, gostaria pfv de gravar a seção 9.
Let's give Peace a chance. :wink:
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Rachel, tudo bem?
Venho deixar a secção 07 para PL...que história mais triste!...
Obrigada desde já e até breve!
(reparei que em pelo menos duas ocasiões troquei a ordem das palavras na frase, mas não me pareceu que fizesse muita diferença, mas não me importo nada de corrigir se achar melhor Rachel!)

https://librivox.org/uploads/leni/anciaeterna_07_almeida_128kb.mp3 (15:37)
Cristina Luiz
Portugal
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Leni wrote: January 8th, 2023, 1:03 pm
DyeffersonAz wrote: January 7th, 2023, 7:10 pm (...)
Oi, Dyefferson,

você também pode anunciar no forum PL wanted aqui: viewforum.php?f=61

Temos um modelo de anúncio, que você copia, preenche com os dados do seu projeto, e posta lá: https://wiki.librivox.org/index.php/ProofListening_Template

Pode parecer que dá na mesma, mas temos alguns outros voluntários que eu sei que, apesar de não participarem muito aqui, podem fazer PLs em português. E quem sabe, pode ter até alguém que eu não conheço e que sabe português, né? :)
O pedido está postado! :mrgreen:

Aqui está: viewtopic.php?t=96132
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Mayah92 wrote: January 8th, 2023, 3:58 pm Bom dia, gostaria pfv de gravar a seção 9.
Maya, Seção 09 - A Casa dos Mortos - reservada pra você.

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Cris.

Obrigada pela Seção 07.

Você diz que é uma história triste. Acho quase todo este livro de Júlia Lopes de Almeida realista demais pro meu gosto :lol: Mais realista que outras obras dela que conheço. Entre as considerações feitas no LV sobre "Memórias de Marta", por exemplo, mais de um ouvinte pergunta se o livro termina ali mesmo ou tem dúvida de que tenha baixado todo o projeto. Realismo puro desta escritora que sabe que a vida continua e que o último capítulo é sempre o penúltimo (como na Freira do Subterrâneo, né?). Mas este Ancia Eterna ultrapassa as expectativas. É um livro mais que gótico, cheio de histórias tristes, escabrosas, dolorosas, tocantes e que fazem a gente dar uma mergulho profundo na gente mesma pra pensar como agiria na situação descrita.
Histórias que deixam a hipocrisia de fora, de uma forma tão crua que assusta, né? :? :shock: :(

Já baixei seu áudio e vou ouvir assim que puder. Talvez demore um pouquinho e só apareça por aqui no início da semana que vem, tá? Até lá.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Posso pegar a seção 21?
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Obrigada, Dyefferson! Vou manter a janela atualizada pra quando Rachel voltar.
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Cris.

Aqui estou, de volta, devagarinho e um pouco assustada com a forma que o corpo da gente reage a medicamentos. Eu, que não tomo nem AAS, me vi detonada por uma semana de antibiótico e anti inflamatório com corticoide. Acho que o corpo ficou assustado e pediu arrego :lol: Acabei fazendo uma sonoterapia não planejada, mas que ajudou bastante. Agora, aos poucos, vou retomando as atividades e preparando a cabeça pra segunda etapa do tratamento daqui a 3 meses :?

Mas vamos ao PL da Seção 07, Sob as Estrelas:

00:54 – som de palavra – penedias – a sílaba forte é “ne” (derivado de penedo)
Em – “...elle derramava o olhar pelas penedias da encosta”

2:57 - som de palavra – penedias

Em – “Agora,olhando para aquelas penedias...”

6:29 - som de palavra – penedias
Em – “Pelas penedias escarpadas, as bromélias...”

Em dois locais tem inversão de palavras, que não muda o sentido do texto. Por mim fica como está. Mas indico, para sua decisão:
8:39 – “via sorrir-lhe” – lido “via lhe sorrir”
8:51 – “que divina coisa” – lido “que coisa divina”

Em verdade, tudo se resume ao som de uma palavra, que em Portugal pode até ser como você leu, certo? Se for este o caso, talvez o melhor seja deixar tudo como está. E me avise, para colocar como PL OK, tá?

Esta Júlia Lopes de Almeida é realmente surpreendente pra uma escritora brasileira no fim do século XIX, início do século XX. Acho que nem um escritor, homem, naquele tempo, se atreveu a tanto. Este conto, tão mineiro, tem uma mistura gótica de sagrado, de sacrilégio e de história de assombração. Realmente incrível!

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

rachelmoraes wrote: January 24th, 2023, 5:11 pm Olá Cris.

Aqui estou, de volta, devagarinho e um pouco assustada com a forma que o corpo da gente reage a medicamentos. Eu, que não tomo nem AAS, me vi detonada por uma semana de antibiótico e anti inflamatório com corticoide. Acho que o corpo ficou assustado e pediu arrego :lol: Acabei fazendo uma sonoterapia não planejada, mas que ajudou bastante. Agora, aos poucos, vou retomando as atividades e preparando a cabeça pra segunda etapa do tratamento daqui a 3 meses :?

Rachel 8-)
Nossa, Rachel, o que aconteceu? Melhoras! Descanse bem!

Vi seu PL OK no Horto e já já trago minha seção aqui no Ancia Eterna também!
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Dyefferson.

O que aconteceu, aliás, está acontecendo ao longo deste ano, é um prosaico tratamento dentário. Digo prosaico porque assim o considero. Mas acho que mais por teimosia minha. Dentes são sempre mais do que a gente imagina, né? Tratava com uma dentista (dentista meia boca, creio eu hoje :lol: ) que foi me empurrando com a barriga, fazendo tratamentos paliativos, quando deveria ter feito algo mais radical. Como houve um problema de infecção descontrolada, que não sei porque ela não conseguiu localizar nem resolver, mudei de dentista. E ele decidiu apelar para o radical, para evitar que a tal infecção chegasse a causar problemas de coração. Então, lá fui eu pra uma cirurgia. E a medicação que tive que tomar foi meio violenta pra quem não tem hábito de tomar nem AAS. Mas, segundo o cirurgião-dentista e segundo minha médica era necessária.
Então foi isto, o corpo reagiu à medicação, me deixou prostrada por duas semanas e agora estou voltando a ter força e conseguindo me orientar o suficiente para retomar, devagar, as atividades normais. :mrgreen:

Então, não se preocupe. Está tudo bem. Foi só uma reação mais forte do que eu imaginava :roll:

Obrigada por sua preocupação.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

rachelmoraes wrote: January 24th, 2023, 5:11 pm Olá Cris.

Aqui estou, de volta, devagarinho e um pouco assustada com a forma que o corpo da gente reage a medicamentos. Eu, que não tomo nem AAS, me vi detonada por uma semana de antibiótico e anti inflamatório com corticoide. Acho que o corpo ficou assustado e pediu arrego :lol: Acabei fazendo uma sonoterapia não planejada, mas que ajudou bastante. Agora, aos poucos, vou retomando as atividades e preparando a cabeça pra segunda etapa do tratamento daqui a 3 meses :?

Mas vamos ao PL da Seção 07, Sob as Estrelas:

00:54 – som de palavra – penedias – a sílaba forte é “ne” (derivado de penedo)
Em – “...elle derramava o olhar pelas penedias da encosta”

2:57 - som de palavra – penedias

Em – “Agora,olhando para aquelas penedias...”

6:29 - som de palavra – penedias
Em – “Pelas penedias escarpadas, as bromélias...”

Em dois locais tem inversão de palavras, que não muda o sentido do texto. Por mim fica como está. Mas indico, para sua decisão:
8:39 – “via sorrir-lhe” – lido “via lhe sorrir”
8:51 – “que divina coisa” – lido “que coisa divina”

Em verdade, tudo se resume ao som de uma palavra, que em Portugal pode até ser como você leu, certo? Se for este o caso, talvez o melhor seja deixar tudo como está. E me avise, para colocar como PL OK, tá?

Esta Júlia Lopes de Almeida é realmente surpreendente pra uma escritora brasileira no fim do século XIX, início do século XX. Acho que nem um escritor, homem, naquele tempo, se atreveu a tanto. Este conto, tão mineiro, tem uma mistura gótica de sagrado, de sacrilégio e de história de assombração. Realmente incrível!

Rachel 8-)
Olá Rachel! que maravilhoso ter você de volta! já o disse no outro tópico, mas não me canso de o dizer :D

Muito obrigada por suas observações. Fui investigar melhor a palavra penedias e aqui em Portugal a sílaba tónica difere de penedos. Olhe só:
penedia (nome feminino) pe·ne·di·a
penedio (nome masculino) pe·ne·di·o
penedo (nome masculino) pe·ne·do
fonte: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=syllables&act=list&letter=p&start=4900

Se calhar deixo como está, concorda?
(a inversão de palavras também penso que não faz diferença)
Cristina Luiz
Portugal
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá!

Trago a seção 21! Nunca tinha visto essa combinação entre vampiros e o Antigo Egito. Pra mim foi nova...
Outro conto bem macabro. Muito, mas muito bem escrito!

https://librivox.org/uploads/leni/anciaeterna_21_almeida_128kb.mp3 (15:43)

Até! :thumbs:
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Posso reservar a seção 10?
Post Reply