[PORTUGUESE] O Guarani, de José de Alencar - Leni

Deutsche Projekte, Nederlandstalige Projecten, Proyectos en español, projets en français, Projekty po polsku, 日本語のプロジェクト
Post Reply
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá, amigos da LibriVox!

Trago a correção da seção 16!

Nota para a Cris: Há uma correção que eu fiz que não estava no PL. Favor checar o trecho 11:09-11:13.

Todas as observações foram acatadas! Obrigado por mais um detalhadíssimo PL!

https://librivox.org/uploads/leni/guarany_16_alencar_128kb.mp3 (18:34)

Até mais! :thumbs:
Vilcker7
Posts: 27
Joined: August 25th, 2022, 10:11 pm

Post by Vilcker7 »

Saudações, amigos do LibriVox! Boa tarde!

Desculpe a demora, mas aqui vai minha primeira contribuição para este romance de José de Alencar.

Achei muito divertida esta primeira experiência com contos, sobretudo de poder interpretar vozes de personagens diferentes. :lol:

Espero que esteja tudo bem com o áudio. Não estando, estarei aqui para corrigir e regravar. :D

Até logo!

https://librivox.org/uploads/leni/guarany_20_alencar_128kb.mp3 (16:48)


Ad maiorem Dei gloriam.
Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini tuo da gloriam. Psalm 113
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

DyeffersonAz wrote: October 15th, 2022, 11:29 am Olá, amigos da LibriVox!

Trago a correção da seção 16!

Nota para a Cris: Há uma correção que eu fiz que não estava no PL. Favor checar o trecho 11:09-11:13.

Todas as observações foram acatadas! Obrigado por mais um detalhadíssimo PL!

https://librivox.org/uploads/leni/guarany_16_alencar_128kb.mp3 (18:34)

Até mais! :thumbs:
Olá Dyefferson!
Obrigada, amanhã mesmo já verifico as correções. Até breve! :thumbs:
Cristina Luiz
Portugal
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Leni e Dyefferson!
Secção 16 PL ok!
Bom trabalho Dyefferson! Atenção só a atualizar na MW a duração do audio que se alterou um pouquinho após as correções:
Track Length = 18:34,70 (m:ss.ss)

Se ninguém mais estiver disponível posso fazer também o PL da secção 20, V - Nobreza e vilania que Vilcker7 já entregou.

Até breve!
Cristina Luiz
Portugal
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Obrigadíssima, Cris! E estamos sim aceitando o PL da 20! :mrgreen:
Leni
=================
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Vilcker7 wrote: October 18th, 2022, 12:35 pm Saudações, amigos do LibriVox! Boa tarde!

Desculpe a demora, mas aqui vai minha primeira contribuição para este romance de José de Alencar.

Achei muito divertida esta primeira experiência com contos, sobretudo de poder interpretar vozes de personagens diferentes. :lol:

Espero que esteja tudo bem com o áudio. Não estando, estarei aqui para corrigir e regravar. :D

Até logo!

https://librivox.org/uploads/leni/guarany_20_alencar_128kb.mp3 (16:48)


Ad maiorem Dei gloriam.
Obrigada, Vilcker! Cris vai fazer o PL para nós! :)
Leni
=================
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Vilcker7 wrote: October 18th, 2022, 12:35 pm Saudações, amigos do LibriVox! Boa tarde!

Desculpe a demora, mas aqui vai minha primeira contribuição para este romance de José de Alencar.
Olá Vilcker7!
Antes de mais, muito bem vindo ao Librivox! Ainda não tinha acontecido "cruzar-me" por aqui consigo, mas gostaria de aproveitar para lhe dar as boas vindas e agradecer a sua preciosa contribuição! É sempre maravilhoso ver a comunidade crescer e espero que esta experiência seja para si tão recompensadora e marvilhosa como tem sido para mim. Obrigada por se ter juntado a nós! :D :thumbs:
Vilcker7 wrote: October 18th, 2022, 12:35 pm Achei muito divertida esta primeira experiência com contos, sobretudo de poder interpretar vozes de personagens diferentes. :lol:
O Guarani é um romance (gigante! :D ). Usualmente os projetos colaborativos são contos ou poemas, mas isso não é norma, claro. Tudo pode ser feito de forma colaborativa. Neste caso por se tratar de um romance de tão grande dimensão, faz todo o sentido ser um objetivo partilhado e dividirmos entre nós a leitura dos seus capítulos:) .

Gostei muito da sua voz e acho que fez muito bem as várias vozes dos personagens diferentes! A narração foi muito bem feita! Que tal experimentar também narrar um dos contos do novo projeto da Rachel? Só uma sugestão claro porque acho que poderia gostar :wink: . Deixo aqui o link: viewtopic.php?f=60&t=94638

Vilcker7 wrote: October 18th, 2022, 12:35 pm Espero que esteja tudo bem com o áudio. Não estando, estarei aqui para corrigir e regravar. :D
Ora bem, então vamos lá assunto principal :) . Vou falar primeiro em relação a um aspeto técnico e depois em relação aos pormenores de conteúdo. A questão técnica necessita mesmo ser resolvida para o audio poder ser aceite mas em relação às questões de conteúdo farei apenas sugestões de alteração ficando ao seu critério proceder ou não a essas correções/alterações (uma vez que o nível de revisão de aúdio para este projeto é "padrão")

A questão técnica: o volume do aúdio está demasiado alto. Para ficar dentro dos parâmetros estabelecidos para o Librivox, terá de ter um volume entre 86–92 dB (preferencialmente 89 dB). Neste momento tem 95 dB.
Bastará diminuir o volume. Para isso deverá selecionar o ficheiro (Ctrl + a), e depois alterar em "Effect"/"Amplify" (Efeitos/Amplificar se o seu Audacity estiver em português).
A título de exmplo, poderá por exemplo na janela "Amplification (dB) colocar -5 e neste caso ficaria com o volume em 89,5 dB, dentro do intervalo aceite.

Dica sobre o Checker: Já agora aproveito para lhe falar de uma ferramenta muito útil que usamos por aqui para verificar se as características técnicas dos nossos ficheiros aúdio estão de acordo com os parâmetros estabelecidos para o Librivox: o Checker. Com este pequeno programa, muito fácil de usar, poderá, se desejar, verificar o seu ficheiro antes de fazer upload para o Librivox. Usar esta pequena ferramenta é muito útil pelo que lhe deixo esta sugestão para você investigar no futuro :) Para mais informações sobre o checker e link para baixar o programa, poderá visitar esta página: https://wiki.librivox.org/index.php/Checker
Qualquer dúvida, disponha. Estarei aqui para ajudar.

Outras observações: em relação ao conteúdo (comparação entre o que foi lido e o que está escrito no texto) vou deixar agora listado em baixo o que encontrei (mais uma vez aviso que não terá de fazer estas alterações para que o ficheiro seja aceite, sao apenas sugestões para melhoria)

Cavaleiro Vs Cavalheiro
Em vários pontos do aúdio é lido cavaleiro em vez do que está no texto: cavalheiro. Provavelmente, terá sido induzido em erro, porque a primeira vez que esta palavra aparece do texto (que corresponde ao minuto 02:00 do aúdio) aparece escrito assim: "cavalleiro". Aqui foi bem lido tal como está no texto. Mas depois, aparece sempre cavalheiro e foi sempre lido cavaleiro...nomeadamente nestes pontos:
02:47 - "Loredano vendo o cavalheiro passar..."
06:15 - "O cavalheiro era um inimigo terrível..."
08:19 - "Endireitou para o cavalheiro..."
08:40 - "Aposto que tivestes o mesmo pensamento que eu Sr. cavalheiro..."
08:55 - "Pretendo, Sr cavalheiro..."
09:19 - "Não nos disputemos sobre palavras sr cavalheiro. Tudo vem dar no mesmo"
aqui também na frase "Tudo vem dar no mesmo" houve uma pequeníssima incorreção, pois foi lido: "Tudo vem a dar no mesmo". Não ia chamar a atenção se fosse só esta mas se for alterar a frase anterior penso que poderá aproveitar para corrigir este pequeno pormenor também.
09:34 - "Exclamou o cavalheiro levando a mão à guarda da espada"
09:56 - "Sr. cavalheiro"
10:07 - "...que é a arma do cavalheiro"
11:05 - "Não Sr cavalheiro"
12:20 - "Sigamos Sr cavalheiro"
13:22 - "...não estava de acordo com as ideias nobres do cavalheiro"
16:18 - "Mostrar que tinha medo daquele miserável revoltava os seus brios de cavalheiro"

Para além destas diferenças "cavaleiro/cavalheiro" entre o texto lido e o texto escrito, observei ainda o seguinte:

03:11 - texto "O que ides fazer?"
lido: "O que ires fazer"

04:51 - texto "...que sabe distinguir..."
A palavra foi lida como se tivesse quatro sílabas (dis-tin-gu-ir). Contudo não se deve ler o u de distinguir, a divisão silábica correta é dis-tin-guir , ou seja deve-se ler "guí" e não gu-i , neste caso "guír" e não "gu-ir"

05:00 - texto "...e a rapidez e certeza da vista que vai perscrutar as sombras das moitas..."
A palavra perscrutar foi lida prerscrutar (esta é daquelas palavras difíceis de pronunciar que nos fazem tropeçar muitas vezes :) )

05:13 - texto: "...e por isso apenas o vento lhe trouxe um estalido de folhas secas pisadas"
lido "estálido", com a silaba tónica em ta, mas deve ser lido estalido, com a silaba tónica em li

06:11 - texto: "...vendo a prudencia com que o moço evitava uma surpresa"
foi lido supresa, faltando o r da primeira sílaba: sur-pre-sa

14:21 - "...embedidos numa languidez melancólica"
à imagem da palavra "distinguir" também aqui o u é mudo. São tres silabas: lan-gui-dez , devendo ler-se guí e não gu-i

Tenho por fim uma ultima observação, mas que não estou certa de ser uma boa sugestão. Peço a ajuda de Leni ou de quem puder ajudar aqui a esclarecer ou opinar, porque não estou segura em relação a esta palavra. Ao minuto 02:58 surge a palavra "Imbeceis", que foi lida tal como aparece no texto (soando mais ou menos desta forma: imbecêis)
02:58 - "Imbeceis, que atribuis ao céu aquilo que não podes explicar"
Não conseguí averiguar com total certeza se estamos perante uma gralha tipográfica ou se é uma forma antiga de escrever imbecis. Após ter averiguado sobre a etimologia da palavra, inclino-me mais para a hipótese da gralha. Contudo não consigo ter a certeza. Seja como for, na minha opinião, penso que alterar a pronuncia da palavra para "Imbecis" melhoraria o entendimento do ouvinte. Deixo aqui esta ideia à consideração.

E é tudo. Lamento realmente esta rasteira que o texto nos pregou com o "cavalheiro" pois de um modo geral está uma belíssima narração!... Sem isso, as correções sugeridas seriam bem menos ....

Bom trabalho Vlicker7! :thumbs:
Cristina Luiz
Portugal
Vilcker7
Posts: 27
Joined: August 25th, 2022, 10:11 pm

Post by Vilcker7 »

Olá Vilcker7!
Antes de mais, muito bem vindo ao Librivox! Ainda não tinha acontecido "cruzar-me" por aqui consigo, mas gostaria de aproveitar para lhe dar as boas vindas e agradecer a sua preciosa contribuição! É sempre maravilhoso ver a comunidade crescer e espero que esta experiência seja para si tão recompensadora e marvilhosa como tem sido para mim. Obrigada por se ter juntado a nós! :D :thumbs:
Olá, CrisLuiz, muito boa tarde!

Primeiramente, meu muito obrigado por ter feito mais uma excelente e perfeita análise! É sempre muito bom poder ler os comentários que os senhores PL's fazem, assim conseguimos sempre melhorar o nosso trabalho no final e nos aperfeiçoarmos. De verdade, fico muito agradecido!

Obrigado pelas boas-vindas! Poder fazer o que amamos, se unir com pessoas ótimas, compartilhar aquilo que amamos e no processo evoluir como leitor e pessoa é algo que penso ser impagável. O prazer é todo meu, CrisLuiz!
O Guarani é um romance (gigante! :D ). Usualmente os projetos colaborativos são contos ou poemas, mas isso não é norma, claro. Tudo pode ser feito de forma colaborativa. Neste caso por se tratar de um romance de tão grande dimensão, faz todo o sentido ser um objetivo partilhado e dividirmos entre nós a leitura dos seus capítulos:) .
Romance, claro, me perdoe... fiquei com contos e poemas na cabeça por ter sido me indicado estes até que eu ganhe certa experiência antes de algum projeto solo. E de fato, foi um ótimo e salutar conselho! Estou conhecendo obras maravilhosas: Horto, de Auta de Souza e agora O Guarani, de José de Alencar, e até pegarmos a dinâmica na edição, leva um tempinho. Acabei esquecendo de passar no Checker e no MP3Gain o áudio e não vi que o áudio estava estourando: Mil desculpas! Que bom que os senhores são tão pacientes e nos recorda todo correto a se fazer. Prometo ser mais atencioso da próxima vez!
Gostei muito da sua voz e acho que fez muito bem as várias vozes dos personagens diferentes! A narração foi muito bem feita! Que tal experimentar também narrar um dos contos do novo projeto da Rachel? Só uma sugestão claro porque acho que poderia gostar :wink: . Deixo aqui o link: viewtopic.php?f=60&t=94638
Obrigado pelo elogio, sério? Que ótimo, fico realmente feliz! Não tenho nenhuma experiência profissional no ramo - estou estudando somente agora com os senhores - e poder escutar isto, é para mim um grande incentivo! Agradeço novamente, Cris! Acerca de seu convite para que eu possa fazer algumas seções de Ância Eterna, de Julia Lopes de Almeida: primeiramente gostaria de agradecer seu gentilíssimo convite, porém, tendo pesquisado um tanto sobre, vi que fugia um pouco do meu gosto pessoal e interesse. Por isso, desta vez, irei deixar a oportunidade para outros e espero trabalhar consigo e com a Srta Rachel ainda em outros projetos. Espero de coração que não fiquem chateada...
E é tudo. Lamento realmente esta rasteira que o texto nos pregou com o "cavalheiro" pois de um modo geral está uma belíssima narração!... Sem isso, as correções sugeridas seriam bem menos ....
Ótimo. Obrigado, CrisLuiz! Confesso que sempre me maravilho com a habilidade cirúrgica dos senhores de captar as pequenas imperfeições e erros que as vezes nos passam despercebido e ainda transmitir-nos sempre com muito equilíbrio e clareza. Refarei o áudio, agora ainda melhor, anotando e seguindo todas suas observações e sugestões - inclusive da palavra que até agora não temos certeza: ''Imbeceis''. Também estou de acordo que melhoraria muito para a compreensão dos ouvintes. Assim que finalizar, volto com novidades. Até logo!


~Vilcker Gabriel
Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini tuo da gloriam. Psalm 113
Vilcker7
Posts: 27
Joined: August 25th, 2022, 10:11 pm

Post by Vilcker7 »

Olá, CrisLuiz, boa noite!

Venho com boas novas mas antes quero pedir um imenso perdão pela excessiva demora: tive diversos problemas para carregar o áudio que eu já havia gravado/editado. Pedi ajuda para o pessoal aqui do fórum para ver se salvava a gravação que tinha, em minha opinião, ficado muito boa. Todos foram muito atenciosos e caridosos em me ajudar como sempre, porém, no fim não teve jeito. Tive que regravar mais uma vez e reeditar. :lol:

Que bom e graças a Deus desta vez passou de primeira! Espero que tenha ficado bom. Me esforcei para corrigir todas suas excelentes observações. Qualquer coisa, novamente, estarei aqui para corrigir. Agradeço a atenção e até logo! :D

https://librivox.org/uploads/leni/guarany_20_alencar_128kb.mp3 (16:41)
Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini tuo da gloriam. Psalm 113
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Vilcker7 wrote: November 9th, 2022, 6:27 pm Olá, CrisLuiz, boa noite!

Venho com boas novas mas antes quero pedir um imenso perdão pela excessiva demora: tive diversos problemas para carregar o áudio que eu já havia gravado/editado. Pedi ajuda para o pessoal aqui do fórum para ver se salvava a gravação que tinha, em minha opinião, ficado muito boa. Todos foram muito atenciosos e caridosos em me ajudar como sempre, porém, no fim não teve jeito. Tive que regravar mais uma vez e reeditar. :lol:

Que bom e graças a Deus desta vez passou de primeira! Espero que tenha ficado bom. Me esforcei para corrigir todas suas excelentes observações. Qualquer coisa, novamente, estarei aqui para corrigir. Agradeço a atenção e até logo! :D

https://librivox.org/uploads/leni/guarany_20_alencar_128kb.mp3 (16:41)
Ohhh Vilcker, mas que aventura! Lamento ter-lhe dado tanto trabalho!... Aqui no librivox também já me deparei com dificuldades e obstáculos vários mas felizmente esta comunidade maravilhosa está sempre pronta a nos ajudar a superar os desafios que se nos vão deparando. :thumbs:

Não tem qualquer problema a sua demora, não precisa pedir desculpa. Fico feliz por finalmente ter conseguido mas com pena por ter tido de regravar tudo...

Estou neste momento sem computador (entornei chá em cima dele ... :oops: ). Está ainda a reparar, mas penso conseguir fazer o PL apenas com o telemóvel (nunca experimentei). Se demorar mais um pouco , já sabe, é porque não consegui no telemóvel e estou a aguardar o portátil ficar bom depois do banho de imersão a que o sujeitei :D

Obrigada pelo seu trabalho! Até breve! :clap:
Cristina Luiz
Portugal
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

Gostaria de voltar a ler uma seção do Guarani.
Posso ler a seção VII - O precipício?
Pier
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Olá, gostaria de dar notícias já que meu prazo de novo se passou. Ainda nao voltei ao ritmo de conseguir gravar, de novo, mas tenho interesse em manter a sessao reservada e peco extensao de prazo. Obrigada. Espero em breve voltar a conseguir fazer mais.
Abracos
Monica
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Iunta4Ios wrote: November 13th, 2022, 1:38 am Gostaria de voltar a ler uma seção do Guarani.
Posso ler a seção VII - O precipício?
Pier
Claro, Pier! Obrigada!
Leni
=================
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

libriMAH wrote: November 14th, 2022, 11:18 pm Olá, gostaria de dar notícias já que meu prazo de novo se passou. Ainda nao voltei ao ritmo de conseguir gravar, de novo, mas tenho interesse em manter a sessao reservada e peco extensao de prazo. Obrigada. Espero em breve voltar a conseguir fazer mais.
Abracos
Monica
Oi, Monica! Sem problemas! Vou acrescentar um mês ao prazo!
Leni
=================
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Venho, também, justificar a ausência. Estou em clima do ENEM (Principal vestibular do Brasil, onde moro) e, por isso, tenho tido ZERO tempo para nada na minha vida. Só conseguirei começar a pensar em LibriVox a partir da semana que vem, mas mesmo assim tenho compromissos com os preparativos para minha formatura. De qualquer forma, minha vida anda bem corrida.

Vai dar tudo certo!

Até mais, pessoal! :thumbs:
Post Reply