[PORTUGUESE] O Guarani, de José de Alencar - Leni

Deutsche Projekte, Nederlandstalige Projecten, Proyectos en español, projets en français, Projekty po polsku, 日本語のプロジェクト
Post Reply
Iunta4Ios
Posts: 2939
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

Iunta4Ios
Posts: 2939
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

Proponho-me ler a seção 39, X - A brecha. No entanto, eu não gostaria de sobrecarregar Leni com muitos compromissos de PL.
Deyefferson (ou outros/outras) não quereis ou podeis ajudar Leni no PL?
Pier
Iunta4Ios
Posts: 2939
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

BarbaraGuerra
Posts: 23
Joined: February 29th, 2024, 9:57 pm

Post by BarbaraGuerra »

Olá, gravei a seção 40:

https://librivox.org/uploads/leni/guarany_40_alencar_128kb.mp3

É minha primeira gravação então especialmente aprecio quaisquer dicas ou comentários. Também não sei como o processo de edição funciona. Também foi-me dito para informar ao Book Coordinator da minha primeira gravação se quisesse um nome no catálogo diferente; se pudesse constar como Bárbara Guerra agradeceria :)
Iunta4Ios
Posts: 2939
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

BarbaraGuerra wrote: March 2nd, 2024, 6:02 pm Olá, gravei a seção 40:

https://librivox.org/uploads/leni/guarany_40_alencar_128kb.mp3

É minha primeira gravação então especialmente aprecio quaisquer dicas ou comentários. Também não sei como o processo de edição funciona. Também foi-me dito para informar ao Book Coordinator da minha primeira gravação se quisesse um nome no catálogo diferente; se pudesse constar como Bárbara Guerra agradeceria :)
Muito benvinda Bárbara em LVX e neste projeto!
Estou respondendo eu (no momento encarregado de fazer o DPL deste projeto, escutar as seções gravadas e verificar que a leitura da seção seja completa e correta), em quanto acredito que Leni (MC e BC deste projeto) ande agora bastante ocupada. No caso ela poderá dar-lhe indicações mais completas.

Primeira coisa: imagino que você já fiz o teste de um minuto (utilizado principalmente para verificar que os parâmetros técnicos da gravação sejam corretos.). Imagino que sim do momento que os parâmetros da sua gravação são corretos. Poderia só confirmar-me a coisa, para regularidade formal?)
Segunda observação: Normalmente è aconselhável pedir de ler uma seção e esperar que a seção seja atribuída antes de ler, para evitar de trabalhar em uma seção talvez no enquanto atribuída a outro leitor.

Dito isso vou escutar com prazer sua leitura e comunicar-lhe eventuais possíveis observações. Não hesite em me perguntar qualquer outra dúvida
Pier
BarbaraGuerra
Posts: 23
Joined: February 29th, 2024, 9:57 pm

Post by BarbaraGuerra »

Iunta4Ios wrote: March 3rd, 2024, 1:45 am
BarbaraGuerra wrote: March 2nd, 2024, 6:02 pm Olá, gravei a seção 40:

https://librivox.org/uploads/leni/guarany_40_alencar_128kb.mp3

É minha primeira gravação então especialmente aprecio quaisquer dicas ou comentários. Também não sei como o processo de edição funciona. Também foi-me dito para informar ao Book Coordinator da minha primeira gravação se quisesse um nome no catálogo diferente; se pudesse constar como Bárbara Guerra agradeceria :)
Muito benvinda Bárbara em LVX e neste projeto!
Estou respondendo eu (no momento encarregado de fazer o DPL deste projeto, escutar as seções gravadas e verificar que a leitura da seção seja completa e correta), em quanto acredito que Leni (MC e BC deste projeto) ande agora bastante ocupada. No caso ela poderá dar-lhe indicações mais completas.

Primeira coisa: imagino que você já fiz o teste de um minuto (utilizado principalmente para verificar que os parâmetros técnicos da gravação sejam corretos.). Imagino que sim do momento que os parâmetros da sua gravação são corretos. Poderia só confirmar-me a coisa, para regularidade formal?)
Segunda observação: Normalmente è aconselhável pedir de ler uma seção e esperar que a seção seja atribuída antes de ler, para evitar de trabalhar em uma seção talvez no enquanto atribuída a outro leitor.

Dito isso vou escutar com prazer sua leitura e comunicar-lhe eventuais possíveis observações. Não hesite em me perguntar qualquer outra dúvida
Pier
Fiz sim o testes de 1 minuto! Desculpa já ir gravando, me animei um pouco. Dito isso, posso ler também as seções 41, 42 e 43. Poderia também fazer o PL das suas leituras das seções 28, 32, 35, 38 e 39 :)
Iunta4Ios
Posts: 2939
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

BarbaraGuerra wrote: March 2nd, 2024, 6:02 pm Olá, gravei a seção 40:

https://librivox.org/uploads/leni/guarany_40_alencar_128kb.mp3

É minha primeira gravação então especialmente aprecio quaisquer dicas ou comentários. Também não sei como o processo de edição funciona. Também foi-me dito para informar ao Book Coordinator da minha primeira gravação se quisesse um nome no catálogo diferente; se pudesse constar como Bárbara Guerra agradeceria :)

Muito bem lido Bárbara :9: , porém tem algumas pequenas observações. Talvez você não ouvi atentamente novamente uma segunda vez a gravação antes de carrega-la:

Deixar só um silencio entre 0,5 e 1 segundo no começo da gravação
• 2:19, pag 120: Me parece ouvir “o índio resvalou se” ao invés de “o índio resvalou”
• 2:58, pag 120: antes de “a realidade” me pares ficou algo demais.
• 3:04, Pag 120-121: seria bom diminuir a pausa entre uma página e a outra
• 3:24, pag. 121: me parece ouvir uma repetição das palavras “ter a roupa”
• 3:59, pag.121: antes “de obediência” me parece ouvir um “de” a mais.
• 4:22, pag 122, pausa um pouco excessiva
• 4:20, pag 122 pequena repetição: “que do outro lado”
• 5:36, pag. 123: “manda a todo cristão não fallar” . me parece ouvir “faltar” ao invés de “falar”
• 5:53, pag 123” Senhor redemtor aio invés de “Santo redemptor”
• 6:12. Pag 124: lido “poderia” ao invés de “perderia”
• 6:26, PAG 124 : “repetição “dos mais”
• 8: 24, pag 126: repetição de “pozesse em risco”
• 9:20, pag 126; lido “como um esparo” invés de “como no espaço”,
• 5:42 , pag 123, repetição de “a um”
Falta no fim da gravaçao ler: “"Fim do capítulo.....”

Vou reservar para você as seções pedidas.
Si você puder fazer o PL das minhas gravações indicadas (28, 32, 35, 38 e 39), agradeço muito.
Terá que ter paciência com meu sotaque italiano, considerando que o Português não è minha língua maternal.
Faça o favor de fazer todas as observações necessárias ( sem dúvida muitas!) com uma verificação escrupulosa! Obrigado
Pier
BarbaraGuerra
Posts: 23
Joined: February 29th, 2024, 9:57 pm

Post by BarbaraGuerra »

Iunta4Ios wrote: March 3rd, 2024, 9:50 am
BarbaraGuerra wrote: March 2nd, 2024, 6:02 pm Olá, gravei a seção 40:

https://librivox.org/uploads/leni/guarany_40_alencar_128kb.mp3

É minha primeira gravação então especialmente aprecio quaisquer dicas ou comentários. Também não sei como o processo de edição funciona. Também foi-me dito para informar ao Book Coordinator da minha primeira gravação se quisesse um nome no catálogo diferente; se pudesse constar como Bárbara Guerra agradeceria :)

Muito bem lido Bárbara :9: , porém tem algumas pequenas observações. Talvez você não ouvi atentamente novamente uma segunda vez a gravação antes de carrega-la:

Deixar só um silencio entre 0,5 e 1 segundo no começo da gravação
• 2:19, pag 120: Me parece ouvir “o índio resvalou se” ao invés de “o índio resvalou”
• 2:58, pag 120: antes de “a realidade” me pares ficou algo demais.
• 3:04, Pag 120-121: seria bom diminuir a pausa entre uma página e a outra
• 3:24, pag. 121: me parece ouvir uma repetição das palavras “ter a roupa”
• 3:59, pag.121: antes “de obediência” me parece ouvir um “de” a mais.
• 4:22, pag 122, pausa um pouco excessiva
• 4:20, pag 122 pequena repetição: “que do outro lado”
• 5:36, pag. 123: “manda a todo cristão não fallar” . me parece ouvir “faltar” ao invés de “falar”
• 5:53, pag 123” Senhor redemtor aio invés de “Santo redemptor”
• 6:12. Pag 124: lido “poderia” ao invés de “perderia”
• 6:26, PAG 124 : “repetição “dos mais”
• 8: 24, pag 126: repetição de “pozesse em risco”
• 9:20, pag 126; lido “como um esparo” invés de “como no espaço”,
• 5:42 , pag 123, repetição de “a um”
Falta no fim da gravaçao ler: “"Fim do capítulo.....”

Vou reservar para você as seções pedidas.
Si você puder fazer o PL das minhas gravações indicadas (28, 32, 35, 38 e 39), agradeço muito.
Terá que ter paciência com meu sotaque italiano, considerando que o Português não è minha língua maternal.
Faça o favor de fazer todas as observações necessárias ( sem dúvida muitas!) com uma verificação escrupulosa! Obrigado
Pier
Tem algum tutorial de como fazer edições/correções? Eu não sei como faz.
Iunta4Ios
Posts: 2939
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

BarbaraGuerra wrote: March 3rd, 2024, 10:44 am

Tem algum tutorial de como fazer edições/correções? Eu não sei como faz.
Não sei se tem um tutorial, vou procurar.
Imagino você utilize Audacity para gravar.
Então para fazer uma correção é suficiente evidenciar a frase ou as palavras a modificar, gravar Uma nova "track" com a frase corrigida, copiar-la e colar-la no lugar da frase a modificar.
Pier
Iunta4Ios
Posts: 2939
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

Iunta4Ios wrote: March 3rd, 2024, 11:04 am
BarbaraGuerra wrote: March 3rd, 2024, 10:44 am

Tem algum tutorial de como fazer edições/correções? Eu não sei como faz.
Não sei se tem um tutorial, vou procurar.
Imagino você utilize Audacity para gravar.
Então para fazer uma correção é suficiente evidenciar a frase ou as palavras a modificar, gravar Uma nova "track" com a frase corrigida, copiar-la e colar-la no lugar da frase a modificar.
Pier
Procurei alguns tutorials no LVX: Espero sejam uteis:
viewtopic.php?t=78647
Pier
BarbaraGuerra
Posts: 23
Joined: February 29th, 2024, 9:57 pm

Post by BarbaraGuerra »

BarbaraGuerra
Posts: 23
Joined: February 29th, 2024, 9:57 pm

Post by BarbaraGuerra »

PL - seção 28

2:50 em "guardai as vossas abusões" (p.156) a pronuncia de vossas foi com um v fraco e ficou um pouco difícil de entender
3:21 (p.156) "saía da terra" ao invés de "sáia da terra"
4:34 (p. 157) faltou o "em" em "ainda insistia em que fosse um homem"
5:46 (p.158) "cabisbaixados" ao invés de "cabisbaixos"
7:10 (p.159) "deitar-se" ao invés de "deleitar-se"
8:53 (p.160) faltou o segundo "se" em "como se nada tivesse se passado"
9:04 tem um clique de mouse, não sei avaliar se é alto o suficiente para atrapalhar
12:39 barulho de algo caindo, não sei avaliar se é alto o suficiente para atrapalhar
13:50 (p.164) "entrar-na" ao invés de "entrar" em "para entrar um-à-um"
Se lê o título do capítulo ao final também? Você leu, mas não consta nas instruções.
BarbaraGuerra
Posts: 23
Joined: February 29th, 2024, 9:57 pm

Post by BarbaraGuerra »

Iunta4Ios
Posts: 2939
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

BarbaraGuerra wrote: March 4th, 2024, 6:56 pm Corrigida a seção 40: https://librivox.org/uploads/leni/guarany_40_alencar_128kb.mp3
Obrigado Bárbara, porém ficam algumas observações: Tenho a impressão de que você ainda não conseguiu aplicar bem a técnica de “copiar e colar” no Audacity:
• 2:20 m, pag. 120 “o índio resvalou”. Uma segunda voz cobre as palavras até “o braço esquerdo”.
• A 5:28, pág. 123, depois de “christão” falta uma parte até “a um réprobo”.
• A 5:39, pag. 123 tem outra sobreposição de vozes, depois a 5:42 faltam as palavras “diante de nosso Santo Redemptor”
• 5.54, pág. 123 tem outra sobreposição de vozes sobre a frase “tendes a língua um pouco longa”
• 6:00 “falta a palavra “perderia” antes de “minha alma”
• 6:12 “em ar de mofa” parece ter um efeito de eco

Também me surpreende que a nova gravação tenha uma duração de 9:36 m ao invés de 9:50 como a anterior.
Será que falta alguma parte?
Normalmente depois de uma nova gravação por efeito de observações, quem faz ao PL da nova gravação controla só as partes objeto de observações , supondo que o demais não tenha sido alterado; se este não è o caso tem que escutar outra vez a inteira gravação.
Conclusão: Acho oportuno escutar a inteira gravação, mas eu proponho de fazer isso depois de uma nova gravação sua, consideradas as últimas observações .

Não desanime! :wink: É normal encontrar dificuldades nas primeiras gravações se você não conhece ainda bem o sistema.
Boa leitura e obrigado seja pelas suas novas gravações que pelo PL da minha :thumbs: . Vou corrigir logo que possível.
Pier
BarbaraGuerra
Posts: 23
Joined: February 29th, 2024, 9:57 pm

Post by BarbaraGuerra »

Iunta4Ios wrote: March 5th, 2024, 3:13 am
BarbaraGuerra wrote: March 4th, 2024, 6:56 pm Corrigida a seção 40: https://librivox.org/uploads/leni/guarany_40_alencar_128kb.mp3
Obrigado Bárbara, porém ficam algumas observações: Tenho a impressão de que você ainda não conseguiu aplicar bem a técnica de “copiar e colar” no Audacity:
• 2:20 m, pag. 120 “o índio resvalou”. Uma segunda voz cobre as palavras até “o braço esquerdo”.
• A 5:28, pág. 123, depois de “christão” falta uma parte até “a um réprobo”.
• A 5:39, pag. 123 tem outra sobreposição de vozes, depois a 5:42 faltam as palavras “diante de nosso Santo Redemptor”
• 5.54, pág. 123 tem outra sobreposição de vozes sobre a frase “tendes a língua um pouco longa”
• 6:00 “falta a palavra “perderia” antes de “minha alma”
• 6:12 “em ar de mofa” parece ter um efeito de eco

Também me surpreende que a nova gravação tenha uma duração de 9:36 m ao invés de 9:50 como a anterior.
Será que falta alguma parte?
Normalmente depois de uma nova gravação por efeito de observações, quem faz ao PL da nova gravação controla só as partes objeto de observações , supondo que o demais não tenha sido alterado; se este não è o caso tem que escutar outra vez a inteira gravação.
Conclusão: Acho oportuno escutar a inteira gravação, mas eu proponho de fazer isso depois de uma nova gravação sua, consideradas as últimas observações .

Não desanime! :wink: É normal encontrar dificuldades nas primeiras gravações se você não conhece ainda bem o sistema.
Boa leitura e obrigado seja pelas suas novas gravações que pelo PL da minha :thumbs: . Vou corrigir logo que possível.
Pier
Eu não sei copiar e colar. O tutorial só falou como selecionar uma parte da gravação e deletar. Para regravar partes eu cliquei em add track e achei que tinha ficado tudo certo, mas as partes não devem ter ficado alinhadas como eu esperava. A gravação ficar mais cuta faz sentido pq tunham duas pausas muito longas no meio e um silencio muito longo no inicio que reduzi, mas acho que vou ter que regravar tudo pq só consegui salvar o mp3, não o arquivo do audacity e aí não sei corrigir essas sobreposições.
Post Reply