[PORTUGUESE] Horto, de Auta de Souza - Leni

Deutsche Projekte, Nederlandstalige Projecten, Proyectos en español, projets en français, Projekty po polsku, 日本語のプロジェクト
Post Reply
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

rachelmoraes wrote: December 8th, 2022, 4:09 pm Olá Brianna.

Eu não sou a BC deste projeto, sou apenas a PL, apesar de fazer a atualização da MW, inclusive reservar seções. Vou colocar as seções 063, 109 e 113 que você gravou e enviou, mas gostaria de pedir que, nas próximas vezes, antes de gravar qualquer das seções, fizesse a reserva, para evitar que outra pessoa grave a mesma seção. Pelo que tenho visto nas mensagens de Leni (que é a BC deste projeto) este é um dos pontos em que ela insiste, OK? :mrgreen:

Outra questão: por favor, quando entregar o áudio, não se esqueça de indicar o tempo dele, tá?

Trago o resultado do PL o mais breve possível, OK?

Obrigada.

Rachel 8-)

Sim, obrigada, Rachel!

É só porque já tivemos problemas aqui no Librivox de uma pessoa querer gravar uma seção, não avisar, e enquanto a pessoa grava, outra vem e pede a mesma seção! :| Então, para evitar esse problema, é melhor pedir antes sempre: mesmo que a pessoa grave imediatamente, só deixar uma notinha pedindo, porque vai que outra pessoa na mesma hora olha a janela...

Obrigada!
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Maria.

Aqui está o Spot PL dos seus áudios.

Seção 73 – Versos a Inah
Corrigiu os dois pontos indicados, mas criou dois clippings. Um aos 00:21 e outro aos 00:29, que não existiam antes. Você mexeu em algum outro detalhe do áudio? O volume estava em 88,3 dB agora está em 88,8 dB, criando estes clippings. Eles são breves, mas podem criar problemas na hora da edição final do projeto. Então o melhor seria consertar agora.
É só abrir o áudio no Audacity, selecionar o som onde tem o traço vermelho, entrar em effect>amplify e marcar -1.500, por exemplo. Isto reduzirá o volume de forma a eliminar este clipping tão pequeno. Faça isto em cada um dos clipping, (são os riscos verticais tocando na extremidade da faixa) por favor.

Seção 79 – Meu pai - SPOT PL – OK

Seção 85 – Ao Cair da Noite - SPOT PL – OK

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Brianna.

Aqui estão os PLs dos seus três áudios:

Seção 062 – No Álbum de Dolores

Problemas com os silêncios na abertura e no encerramento do áudio

- O silêncio que você colocou entre dizer “Seção”... e ...”sessenta e dois” tem algo em torno de 00.800 e deveria ter vindo na abertura, ou seja, ANTES de você dizer “seção”. Por favor, faça esta inversão. Copie o silêncio que tem ali e cole na abertura, ou seja, antes de dizer qualquer palavra.
- Depois reduza o silêncio entre dizer “Seção”...e...”sessenta e dois”. Se deixar algo em torno de 00.200, dá o ritmo certo.
- E a aproveite que copiou este silêncio de 00.800 e cole 7 vezes no fim da gravação, ou seja, depois que diz “Fim da Seção 62”.

Com estes arranjos vai ficar perfeito, porque a leitura em si está bem boa. E neste poema você deu inclusive uma acelerada na leitura, que favoreceu ainda mais o ritmo

Uma dica: Com o áudio aberto no Audacity olhe lá em baixo, no fim de tudo e verá uma régua de controle, com várias marcações de tempo. Selecione “Lenght”. Com isto, quando selecionar um trecho do áudio, vamos dizer, o espaço de um silêncio, terá ali em baixo o tempo que aquele trecho selecionado tem. Vai te ajudar a ver este tempo exato dos silêncios no início ou fim dos áudios, para acertar o silêncio, se necessário e assim cumprir o padrão LV.
No retângulo logo abaixo da palavra “Lenght” tem a seguinte marcação:
00 h 00 m 00.000 s - os primeiros dois zeros são para “hora”; os dois zeros seguintes para “minutos; os outros dois seguintes para “segundos” e os 3 últimos zeros para partes do segundo. Assim, meio segundo vem como 00 h 00 m 00.500 s
Para facilitar tudo, faça estas “manobras” com o áudio bem espalhado. Para “espalhar” o áudio na faixa, clique no + lá em cima, na régua de controles. E para reduzir o espaço do áudio na faixa, clique no - , que está ao lado, na mesma régua de controle lá em cima.


Seção 109 – Tudo passa

Abertura e encerramento do áudio totalmente fora do padrão LV.


1) A questão do meio segundo na abertura
2) O texto de abertura lido.
3) A questão dos 5 segundos do encerramento
Silêncio de abertura com praticamente dois segundos? O padrão LV pede meio segundo (00:500)
E nada de silêncio no encerramento do áudio? O padrão LV pede 5 segundos, pelo menos.
Copie o silêncio que tem na abertura e cole 3 vezes no final que terá o tempo adequado. Depois meça como expliquei na dica acima.
DEPOIS que copiar e colar no encerramento, corte em um pouquinho mais da metade o silêncio da abertura. E meça como expliquei na dica acima, para ver se tem entre 00.500 e 01.000

Quanto ao texto de abertura:
Padrão LV, que está determinado na abertura do projeto:


"Seção 109 de Horto, de Auta de Souza. Esta gravação LibriVox está em Domínio Público.

Na última estrofe do poema tem um “s” sobrando.

Escrito:”Não o despertes para nova dor”
Ouve-se: ”Não os despertes para nova dor”

Neste caso, não precisa regravar. Basta abrir o áudio no Audácity, espalhar um pouco na faixa (+), localize o som do “s”. Selecione apenas este som e clique no teclado “z” e depois “c”, O programa vai dar como fica o som, sem a parte selecionada – neste caso o “s”. Se for necessário faça o ajuste até achar o ponto exato, checando sempre com o “z” e o “c”, a cada vez que acertar o ponto. Depois é só clicar em “delete”, em seu teclado e está feita a mágica, o som do “s” vai embora. Mas precisa ter cuidado pra não deletar outras partes da palavra, ou seja, do som da palavra, heim!


Seção 113 - Lágrimas

Silêncio de abertura e encerramento fora do padrão LV.
Favor consertar.

Por favor, ao colocar os áudios consertados no projeto, não se esqueça de indicar o tempo de cada um.

A propósito, este tempo você tem no Audacity com o áudio aberto, no retângulo do qual falei acima, uma vez que você selecione todo o áudio. Para selecionar todo o áudio, basta colocar a seta sobre a faixa (em qualquer ponto) e clicar duas vezes seguidas, rápido, com o controle esquerdo do mouse.

Bom trabalho.

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Ok Raquel,
Vou consertar,
Maria
luciagug
Posts: 57
Joined: September 10th, 2021, 2:03 pm

Post by luciagug »

rachelmoraes wrote: November 29th, 2022, 1:00 pm Oi Lúcia.

Aqui estão as considerações sobre seus últimos áudios:

Seção 039 – Loli - Spot PL – OK
Questão de microfonia resolvida!

Seção 058 – O que são estrelas - Spot PL OK
Questões de microfonia e ritmo resolvidas.

Seção 60 - Crepúsculo
Questão de microfonia resolvida. Mas...

00:33 – palavra trocada – igrejinha

Escrito: “De prece em torno da Igrejinha em ruina ..”
Lido: “De prece em torno da Igreja em ruina ..”

Rachel 8-)
Oi, Rachel !
Lamento a distração.
Encaminho a regravação do trecho com a palavra trocada da Seção 60.

Abraço.

Duração: 1m18s

https://librivox.org/uploads/leni/horto_060_souza_128kb.mp3
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Oi Lúcia.

Obrigada pela correção da Seção 060.

Já conferi e tem SPOT PL OK.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Rachel

(Spot PL)

Regravei a seção 73. Espero ter resolvido o problema, sem ter criado outros desta vez. Meu microfone as vezes me traz uns ruídos não sei de onde. mas hoje não os percebi.

https://librivox.org/uploads/leni/horto_073_souza_128kb.mp3 (1:57)

Até breve
Maria
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Maria.

Tive um tempinho agora de manhã e já fiz o PL deste áudio, que é curtinho. A partir de agora, com a chegadas das festas de fim de ano, o tempo disponível vai ficar cada vez mais curto, então vou ter mesmo é que aproveitar as brechas.

Seção 073 PL OK

Você fala em "ruídos de microfone". Realmente eles são sensíveis a tudo: umidade do ar, proximidade de outros equipamentos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, eletricidade estática no ar e por aí vai. Quando ouvir ruídos que você não consegue localizar de onde, procure por motivos como estes. Se for equipamento, afaste-se dele ou apague-o até que termine a gravação. E grave, de preferência, com a caixa de som desligada, para evitar microfonia (o retorno do som no microfone, que mata a gravação). Ou se você for do tipo que precisa ouvir o que está gravando, use fone de ouvido. Alguns ruídos de microfone são desagradáveis e irritantes de ouvir, principalmente quem ouve usa fones de ouvido, pois os tais sobressaem. E, na maioria das vezes, são impossíveis de consertar com plug in de programas de gravação/edição. Portanto, o melhor é evitá-los.

Mas o clipping nada tem a ver com ruído em microfone, heim! Ele ocorre quando a gente grava com volume mais alto. Ou, como no caso destes dois na gravação anterior da Seção 073, quando se fala uma ou outra sílaba ou palavra em tom mais alto. Geralmente quando a gente enfatiza a palavra/sílaba.

Se o clipping for questão de volume, não resta outra saída senão regravar tudo de novo. Mas quando ele é pontual, em quatro ou cinco pontos (às vezes até um pouco mais), melhor consertar um por um, reduzindo o volume (decibéis) daquela sílaba ou palavra, do que regravar tudo de novo, editar etc etc. Já imaginou isto em um áudio de 58 minutos? Regravar tudo de novo, por causa de quatro ou cinco clippings?

Aos poucos você vai descobrindo os segredos do seu microfone a aprendendo a dominá-los.

Obrigada pela correção do áudio.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Oi Rachel,
Eu que agradeço!
Sempre aprendendo com as suas preciosas dicas! Eu não sabia ao certo o que significava clipping, por isso regravei, agora eu entendi e vou ficar atenta para esses detalhes.

Sim, fim de ano e todas as festividades que vem com ele altera a rotina de todos. aqui as crianças entram em recesso escolar no próximo fim de semana e voltam as atividades só em janeiro, para mim, nem pensar em gravações, com eles em casa, por isso quis acelerar o envio dos meus áudios enquanto há silêncio para fazer os reparos. Nesse período vou aproveitar para terminar as leituras que já iniciei e me preparar para um projeto mais longo. estive explorando o site LV e percebi que há muito projeto solo em andamento, que maravilha!

E vamos nos comunicando,
Até breve,
Maria
brianna
Posts: 279
Joined: September 26th, 2017, 9:26 am

Post by brianna »

Men work together,whether they work together or apart. (R.Frost)
brianna
Posts: 279
Joined: September 26th, 2017, 9:26 am

Post by brianna »

Men work together,whether they work together or apart. (R.Frost)
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Briana.

Aqui está o resultado do PL dos três últimos áudios que você mandou.

Seção 062

Vamos começar pela marcação do tempo? Não entendi.
O que significa o @58,04? O áudio tem 58 minutos e 04 segundos? Ou 58 segundos e 040 milésimos de segundos? Se você escrever como na seção 113, @1m27 entendo que o áudio tem 1 minuto e 27 segundos. Usando este padrão, a marcação do áudio da seção 062 deveria ser @ 0 m 58.040s certo? Vamos então usar este tipo de marcação, ta? Com ou sem o @.

Silêncio de abertura perfeito.
Silêncio no encerramento de apenas 01s 445, quando deveria ter pelo menos 05s 000. Favor corrigir. Copie o que está lá e cole 4 vezes. Vai dar pouco mais de 05s 700, o que é perfeito!

Segundo o Checker tem “background noise moderado”. O que escuto é um pássaro piando ao fundo. Será isto? A mim não incomoda, se for um pássaro. Mas quem tem a palavra final neste caso é Leni, que é a BC e a MC deste projeto e quem sabe realmente se este som ao fundo pode criar problemas mais pra frente no processo de edição total, ta?


Seção 109

A marcação de tempo do áudio será mesmo @1m27?

O nome do áudio só pode ter letras minúsculas. Horto, com H maiúsculo, como está, não é aceitável. Precisa ser horto, com h minúsculo

Silêncio de abertura tem apenas 00 s 214, quando deveria ter 0 s 500, no mínimo, ou seja, mais que o dobro
Silêncio de encerramento tem apenas 0 s 520, quando deveria ter 10 vezes isto.
Ou seja, ambos continuam fora do padrão.

1:07 – Falta a frase “O coração não morre; ele adormece...”. Ela se repete no poema (no encerramento de I e na abertura de II) e você leu apenas uma vez.

1m 48s – falta o “s” de despertes
Na última estrofe você cortou “s” demais. Era para cortar apenas o “s” de “os”. Você cortou também o de desperteS. [Não o despertes (tu)]


Seção 113

Mesma questão de letra maiúscula no nome do arquivo
(H) Veja explicação acima.

Silêncio na abertura com 13s 158, quando deveria ter 0 s 500.
Silêncio no encerramento com 00 s 153, quando deveria ter 05s 000, pelo menos.
Ou seja, ambos continuam fora do padrão.


Brianna,
no dia 12 te mandei uma longa PM (Um pouco de esclarecimento sobre o silêncio), pedindo que você me desse referências sobre onde, em que parte do processo a questão dos silêncios de abertura e encerramento dão o nó. Uma resposta sua me ajudaria muito, para que eu não fique com a impressão de que estou “ensinando Padre Nosso ao vigário” ao descrever cada passo do processo em detalhes. E, principalmente para que eu possa entender o que ocorre e como podemos fazer para resolver a questão. Será a questão do tempo em si, ou como usar o Audacity para calcular este tempo? Ou outra coisa?

Estou seguindo, à risca, o que diz R.Frost em sua "assinatura": "Men work together,whether they work together or apart.". Vamos trabalhar junto para resolver a questão, OK? :thumbs:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
brianna
Posts: 279
Joined: September 26th, 2017, 9:26 am

Post by brianna »

rachelmoraes wrote: December 17th, 2022, 12:31 pm Olá Briana.

Aqui está o resultado do PL dos três últimos áudios que você mandou.

Seção 062

Vamos começar pela marcação do tempo? Não entendi.
O que significa o @58,04? O áudio tem 58 minutos e 04 segundos? Ou 58 segundos e 040 milésimos de segundos? Se você escrever como na seção 113, @1m27 entendo que o áudio tem 1 minuto e 27 segundos. Usando este padrão, a marcação do áudio da seção 062 deveria ser @ 0 m 58.040s certo? Vamos então usar este tipo de marcação, ta? Com ou sem o @.

Silêncio de abertura perfeito.
Silêncio no encerramento de apenas 01s 445, quando deveria ter pelo menos 05s 000. Favor corrigir. Copie o que está lá e cole 4 vezes. Vai dar pouco mais de 05s 700, o que é perfeito!

Segundo o Checker tem “background noise moderado”. O que escuto é um pássaro piando ao fundo. Será isto? A mim não incomoda, se for um pássaro. Mas quem tem a palavra final neste caso é Leni, que é a BC e a MC deste projeto e quem sabe realmente se este som ao fundo pode criar problemas mais pra frente no processo de edição total, ta?


Seção 109

A marcação de tempo do áudio será mesmo @1m27?

O nome do áudio só pode ter letras minúsculas. Horto, com H maiúsculo, como está, não é aceitável. Precisa ser horto, com h minúsculo

Silêncio de abertura tem apenas 00 s 214, quando deveria ter 0 s 500, no mínimo, ou seja, mais que o dobro
Silêncio de encerramento tem apenas 0 s 520, quando deveria ter 10 vezes isto.
Ou seja, ambos continuam fora do padrão.

1:07 – Falta a frase “O coração não morre; ele adormece...”. Ela se repete no poema (no encerramento de I e na abertura de II) e você leu apenas uma vez.

1m 48s – falta o “s” de despertes
Na última estrofe você cortou “s” demais. Era para cortar apenas o “s” de “os”. Você cortou também o de desperteS. [Não o despertes (tu)]


Seção 113

Mesma questão de letra maiúscula no nome do arquivo
(H) Veja explicação acima.

Silêncio na abertura com 13s 158, quando deveria ter 0 s 500.
Silêncio no encerramento com 00 s 153, quando deveria ter 05s 000, pelo menos.
Ou seja, ambos continuam fora do padrão.


Brianna,
no dia 12 te mandei uma longa PM (Um pouco de esclarecimento sobre o silêncio), pedindo que você me desse referências sobre onde, em que parte do processo a questão dos silêncios de abertura e encerramento dão o nó. Uma resposta sua me ajudaria muito, para que eu não fique com a impressão de que estou “ensinando Padre Nosso ao vigário” ao descrever cada passo do processo em detalhes. E, principalmente para que eu possa entender o que ocorre e como podemos fazer para resolver a questão. Será a questão do tempo em si, ou como usar o Audacity para calcular este tempo? Ou outra coisa?

Estou seguindo, à risca, o que diz R.Frost em sua "assinatura": "Men work together,whether they work together or apart.". Vamos trabalhar junto para resolver a questão, OK? :thumbs:

Rachel 8-)
Olá Rachel,

Peço desculpas novamente. Quando comecei a gravar o programa parecia mais fácil ( ou eu era mais jovem). A gente podia regravar perto da gravação errada e apagar. Agora fica tudo lá atrás e levo um tempão para achar onde colar , às vezes até aparece “ não há espaço suficiente para a colagem - um pouqinho de correção! Depois do meu tratamento quimioterápico, fiquei mais lerdinha. Gosto de narrar, de contar, de poemas, de canções…. Mas acho que chegou a hora de parar. Estou dando muito trabalho. Não vou mais regravar. Fico sempre esperando um :clap: , mas ….
Por favor, desconsidere minhas gravações.
Um abraço,
Brianna Marz.
Men work together,whether they work together or apart. (R.Frost)
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Brianna.

Ei, que é isto? Desistir? Nunca.
Vamos tentar fazer juntas. Converso de novo com você em PM, amanhã, pode ser? A vida é, quando nada, vencer desafios. E acho que você sabe bem o que é isto, pelo que estou vendo.
Vamos começar do começo e ver a questão dos segundos e a questão do Audacity em si. Sua narração em si merece muitos :clap: :clap: :clap: . Por acho que não deve desistir, ou melhor, não devemos.
Mas pra te ajudar, pra gente fazer junto, vou precisar aprender como mandar imagens para você via LV, algo em que sou totalmente crua :lol:
Eu aprendo daqui e você aprende daí, certo?

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Danyel
Posts: 10
Joined: April 2nd, 2022, 7:07 pm

Post by Danyel »

Desculpa pela demora mas aqui está a seção 41 que tinha reservado anteriormente:

https://librivox.org/uploads/leni/horto_041_souza_128kb.mp3

Leni, o link do texto base está dando problema ao entrar, por conta de dizer que o arquivo não foi encontrado, vê se consegue resolver.

Obrigado pela atenção!

Danyel :clap:
Post Reply