Oi Lúcia.
Aqui está o resultado da revisão dos seis poemas.
Não posso deixar passar a oportunidade de dizer que você deu um salto na qualidade da leitura.
Quando a gente começa é sempre tão difícil, né? A gente acha que nunca vai dar conta de dominar tudo de novidade que aparece: as questões técnicas, os aparelhos que a gente usa, o software de gravação/edição, o tal "padrão LV". Isto tudo, além da narração em si, que a gente vai tateando até achar o que quer. Gravando e regravando várias vezes o mesmo texto, como você tem feito.
Aceite minhas congratulações por seu esforço e o resultado. Sei que o aprender é infinito e todos/as temos que aprender muito ainda, mas é bom olhar pra trás e ver o quanto a gente andou e venceu, certo?
Mas vamos às revisões de hoje.
Seção 039 – Loli
Que poema triste. Me lembra os enterros de antigamente, que percorriam as ruas de minha cidade. Quando era criança, “anjinho”, como se dizia, o caixão era branco, ou branco e azul.
Tem um leve eco no fundo da gravação toda, que não consigo identificar. No intervalo entre as palavras, não aparece, mas quando você fala, parece que há como que uma vibração. Não creio que atrapalhe. Mas é preciso saber de Leni, que conhece mais das questões técnicas gerais do LV, se ao fazer a edição final isto poderia ser compensado, ou se atrapalharia o áudio. O Checker não acusa nada. E
no mais, tudo perfeito!
Se a avaliação técnica de Leni confirmar que pode passar assim, por mim está PL OK. Vamos ver o que ela diz.
Seção 040 – Caminho do Sertão - PL OK
Seção 042 – Olhos de Santa - PL OK
Seção 058 – O que são estrelas
De 50,964 segundos até 55:657, na frase “Sonhos de moça partidos,”, um pouquinho antes de você começar a falar, tem uma interferência, provavelmente o que se chama de “
microfonia”.Pode ser que você tenha gravado com o som do alto falante ligado, retornando ao microfone. Creio que vai ser preciso regravar, apesar do Checker não acusar nada de errado.
Lucia, agora uma questão que em si não é erro, mas sim algo a favor do
ritmo da leitura. Por uma questão de ritmo, principalmente em poemas, procure manter o mesmo intervalo (de silêncio) em pontuações iguais. Entre quadras você deixa tempos diferentes, o que quebra o ritmo.
Por exemplo:
Entre a primeira e a segunda quadra o silêncio é em torno de 1 segundo.
Entre a segunda e a terceira quadra já pula para algo em torno de 1.200.
Entre a terceira e a quarta o intervalo é em torno de 1.500.
Entre a quarta e a quinta, cai para algo em torno de 1.200.
Entre quinta e sexta – 1.360
Entre sexta e sétima – 1.360
Entre sétima e oitava – 0,724
Entre oitava e nona – em torno de 1 segundo
Entre nona e décima – o intervalo volta a ficar acima de 1.300, ou seja, quase o dobro do intervalo entre a sétima e a oitava quadra. E por aí adiante.
Para meus ouvidos, o intervalo mais adequado seria o menor deles, ou seja, em torno de 0.700. Ou mesmo o de 1 segundo. Digo isto no caso deste poema específico, pois os intervalos, pausas, vão depender muito do efeito que se quer dar ao texto lido, certo? E cada texto transmite um tipo de emoção e a pausa é um dos recursos para transmitir esta emoção ao se ler um texto, né?
E no caso deste texto, em que a autora usa inclusive de um recurso gráfico para indicar pausa maior, entre a décima e a última quadra (as longas reticências que separam o que ela cisma e a resposta das estrelas), o intervalo poderia ficar como está, se os outros foram uniformizados em torno de 0.700 ou 1 segundo. Espero que tenha conseguido explicar a questão. Não é erro, propriamente, mas ritmo, ta?
Você faz a adequação se quiser, se achar que vale a pena. É só mais um dos meus perfeccionismos.
Entre você dizer “Jardim, 1897” e ”fim da seção 58” tem um silêncio de mais de 4 segundos. É muito longo. Favor reduzir para menos de 2 segundo (1.800?)
Fora a microfonia naquele pequeno trecho e esta questão das pausas/silêncio, a narração está OK, em todos os sentidos.
Seção 059 – Pobre Flor! - PL OK
Seção 060 – Crepúsculo
De 02.475 até 8.754 (Esta gravação LibriVox está em domínio público) – tem microfonia. Favor regravar este pedacinho. O demais está OK.
Para evitar microfonia, o melhor é quando se está gravando, tirar o som do alto falante ou usar fone de ouvido. O som da caixa retorna ao microfone e provoca este efeito.
Aí está a revisão de hoje.
Rachel