COMPLETE [PORTUGUÊS] Seleção de Obras Poéticas, por Gregório de Matos -Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

rachelmoraes wrote: February 6th, 2022, 9:06 am Este post é pra começar dando boas risadas :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Enquanto eu respondia ao post de Cris, Mônica entrou na história. Maravilha! :9:

Uma portuguesa, pá e uma gaúcha, chê, falando de acentos pra leitura de um texto escrito por um cara da Bahia, dos idos de 1.600 e Adão, filho de portugueses abastados, formado nas melhores universidades portuguesas e que provavelmente falava com um sotaque bem aportuguesado, anos luz distante do som dos baianos do século XXI.
Tudo que eu sonhei :9: , desde que comecei aqui no LV. Acho que nunca, desde que estou aqui, a turma que lê em português foi tão "volumosa" :lol:
Como já disse, no post anterior, não sou a BC deste projeto, mas qualquer "sotaque" é super bem vindo. Aliás, creio que ela já disse isto.
Tomara que apareçam mais projetos, pra ocupar todos/as nós. Em LV qualquer um/a pode criar um projeto solo ou coletivo. É só fazer o template :hmm: :roll: Inclusive um com uma nova seleção de tantos outros poemas de Gregório de Matos que ficaram fora desta primeira seleção.

Deixo a questão de quem narra o último poema do Boca do Inferno na atual seleção pra vocês duas e Leni resolverem, OK? :wink:

Rachel 8-)
Siiiiiim, se vamos avacalhar, que seja de boa quantidade e qualidade. :thumbs:
Eu só faco se a Cris nao quiser fazer, a prioridade é dela e eu só queria que o projeto estivesse completo para SABER O QUE ACONTECE DEPOIS! Minha santa paciencia, estou aqui penando para saber como é ter uma coisa publicada (sao meus primeiros projetos no librivox).
:lol: :lol: :lol:
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

:lol: :lol: :lol:
Engraçado isto agora! :D

Rachel, que bom eu poder fazer!
Se Leni também não tiver nada contra, posso fazer esta parte Mônica? Estou a adorar este Gregório de Matos :wink:

Fico à espera da confirmação de Leni e de Mónica para gravar. Obrigada!
Cristina Luiz
Portugal
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

CrisLuiz wrote: February 6th, 2022, 9:25 am :lol: :lol: :lol:
Engraçado isto agora! :D

Rachel, que bom eu poder fazer!
Se Leni também não tiver nada contra, posso fazer esta parte Mônica? Estou a adorar este Gregório de Matos :wink:

Fico à espera da confirmação de Leni e de Mónica para gravar. Obrigada!
Sim, por favor! :)
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá, povo dos sotaques mais variados e interessantes!

Raquel,
Prestei um vestibular em Muriaé, no seu estado, hoje. :D
Não vim aqui dizer apenas isso, claro. Aqui está a correção do "À Gente da Bahia". Tomara que essa seção passe por seu crivo desta vez :lol: .
Além disso, volto às aulas amanhã e vou diminuir um pouco minha participação por aqui. Mas não, não é um "adeus", mas sim um espaçamento maior entre seções, tendo em vista que só poderei estar por aqui em períodos dos finais de semana. Não aguentei, tive que separar um tempinho pra LV... :roll: .
Sobre o aumento de volume aqui na comunidade lusófona: fico muito feliz de fazer parte desse projeto.

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_08_matos_128kb.mp3 (5:46)
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

CrisLuiz wrote: February 6th, 2022, 9:25 am :lol: :lol: :lol:
Engraçado isto agora! :D

Rachel, que bom eu poder fazer!
Se Leni também não tiver nada contra, posso fazer esta parte Mônica? Estou a adorar este Gregório de Matos :wink:

Fico à espera da confirmação de Leni e de Mónica para gravar. Obrigada!
Opa, cheguei. Então já que a coisa parece estar ok para todos, reservada a seção para Cris.
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Dyefferson

Seção 8 - À gente da Bahia - PL OK

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Leni wrote: February 6th, 2022, 5:33 pm
Opa, cheguei. Então já que a coisa parece estar ok para todos, reservada a seção para Cris.
Olá Rachel e Leni
Aqui fica o "Contra" do Gregório de Matos, secção 7, para PL :)

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_07_matos_128kb.mp3 23:24

Até breve!
Cristina Luiz
Portugal
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Cris.

Acabo de baixar o áudio da Seção 7. Amanhã, no mais tardar, trago o resultado do PL.
Que longo o poema, heim?! Creio que seja o mais longo de todos até aqui

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Cris
Muito bom este poema, né? É o que mais gosto nesta seleção. E sua "narração portuguesa" ficou perfeita pro texto. :wink:

Vou fazer algumas observações. Não creio que sejam erros ou acertos, tão antiga é a linguagem, OK?

Seção 7 - Contra
8:50 – (no Preceito III – pag. 85) Catechismo. Hoje se diz “catecismo”. Mas acho que naquele tempo se dizia mesmo “catequismo”, ou seja, “ch” som de “q”, como você disse. Tanto que as palavras derivadas se escrevem com “q”, hoje em dia: catequese, catequista, catequístico etc e tal. Considerando isto, eu deixaria como está lido. Falo mais por desencargo de consciência :lol:


9:54 – ( no Preceito III – pag 86)manga avola
–este tipo de manga, pelo que parece era o alto da moda então. É um tipo de manga esvoaçante, que vem do francês “manche à volant”.
Então creio que a pronúncia seria “manga avola”, com o “vo” sendo a sílaba. Forte. Esta você pode deixar como está, ou regravar com o som de “manga avola”, como você quiser.
Em: “Porque si lhes faltam brincos, //Manga avola, broche, troco// Ou saia de labyrintho:”

18:41 (no Preceito VII – pag. 95) – acentuação de palavra – surripio. A sílaba forte é o “pi”.
Palavra danada de antiga. Hoje em dia talvez ainda tenha quem a use, como verbo, mas já mudada: surrupiar.
Em: “Porque o furtar tem dois verbos, um furor, outro surripio

Se você quer tudo perfeito, perfeito, mude a manga avola e o surripio. Mas não acho que seja uma necessidade maior. Se você optar por não mudar, diga que ponho PL OK, tá?

Acho muito interessante este Boca do Inferno, falando de "manga avola" e "saia de labirinto", ou seja, comentando moda.
E o poema ao falar das pessoas na igreja, olhando pra todo lado, vestindo o fino da moda, ou seja, vão para ver e serem vistos, me lembra que isto se faz até hoje :lol:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Rachel

Muito obrigada por tão rápida resposta. Aqui fica o novo ficheiro, já com as correções sugeridas, que muito agradeço:

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_07_matos_128kb.mp3 23:24

Realmente é um poema bem longo, por isso demorei um pouco mais. Por isso e também porque não fiquei satisfeita com a primeira gravação, então repeti tudo de novo. Mas acho que ainda vem bem a tempo para podermos fechar este maravilhoso projecto.

Fico feliz por ter podido contribuir aqui com outra leitura. Adorei mais este poema de Gregório de Matos. Aprecio muitos estes autores, que com humor e ironia, criticam de forma tão brilhante e incisiva, agindo como consciência social do seu tempo. Curioso é ver também como tantas vezes, esses problemas de "outros tempos" ainda são problemas do "nosso"....

Esperando que agora tenha ficado tudo ok e parabenizando todos os voluntários envolvidos na conclusão de mais este livro, me despeço até muito breve :) (As Relíquias de Machado de Assis me aguardam :D )

p.s. Rachel, quando fiz o upload deste ficheiro reparei que o outro que tenho guardado tem o nome obraspoeticas_9_matos_128kb o que está mal, porque falta o 0, teria de corrigir para obraspoeticas_09_matos_128kb de acordo com o que a Leni me ensinou há pouco tempo noutro projecto. É necessário que eu volte a fazer upload do ficheiro com o nome corrigido?
Cristina Luiz
Portugal
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

CrisLuiz wrote: February 15th, 2022, 8:32 am Curioso é ver também como tantas vezes, esses problemas de "outros tempos" ainda são problemas do "nosso"....

p.s. Rachel, quando fiz o upload deste ficheiro reparei que o outro que tenho guardado tem o nome obraspoeticas_9_matos_128kb o que está mal, porque falta o 0, teria de corrigir para obraspoeticas_09_matos_128kb de acordo com o que a Leni me ensinou há pouco tempo noutro projecto. É necessário que eu volte a fazer upload do ficheiro com o nome corrigido?
Ei Cris.

Concordo plenamente com você quanto à questão dos problemas que não se vão, ao contrário, sempre engrossam com o passar do tempo, né? O tempo passa, passa e o ser humano reforça suas fraquezas de forma dolorosa. Não aprende! Por que será? :hmm:

Quanto à Seção 9, corrigindo para 09. Sim. por favor, volte a fazer o up load com a correção do nome
.
E avise quando fizer o up load, para colocar o correto na MW.

Ei, percorrendo os fóruns do LV, como faço com frequência, vi que você vai fazer um solo de um livro de contos de um autor português, que se formou como médico e acabou jornalista e escritor :lol: Aqui, o caso famoso é o de Guimarães Rosa, que era médico, e escreveu algumas das mais marcantes obras da literatura brasileira (Grande Sertão Veredas, só pra começar).
Parabéns pela iniciativa de começar seu primeiro solo :clap:

Outra coisa: obrigada por mencionar o À Margem da História, de Euclides da Cunha, ao tratar do Purús nos Faroleiros. Queria ouvir o livro e fui postergando e acabei esquecendo. Você veio me lembrar e agora já estou no meio. Gosto do modo de Euclides da Cunha narrar, com precisão histórico/jornalística. E gosto do modo de Lenir narrar, bem objetivo, mas com vida. Graças à narração dela atravessei, com prazer, também as centenas de páginas de Os Sertões, do mesmo Euclides da Cunha, que tentei ler um milhão de vezes e sempre achava árido demais :hmm: E acabei descobrindo com LV/Leni, que de árido o Os Sertões não tem nada. Esta é uma das razões porque gosto tanto do LV. E que às vezes sou tão chata nos PLs. :mrgreen:

Vou conferir o áudio da seção 7 e dou um alô hoje ainda.
É um prazer trabalhar com alguém com sua disposição e afabilidade.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Leni e Cris.

Seção 07 - Contra - PL OK! :thumbs:

Seleção de Obras Poéticas de Gregório de Matos total sucesso! :clap: :clap: :clap:

Leni, você já teve outro fevereiro com tantos projetos em português prontos? Juntando os projetos colaborativos e os solos, foram um bom tanto, né? Sinto orgulho, me sinto bem de pertencer a este grupo. Muito obrigada a todo mundo :9:

Leni, Cris chamou a atenção para a Seção 09 estar faltando o zero. Ela disse que vai consertar e fazer o up load com o nome corrigido, OK?

Rachel :D
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

rachelmoraes wrote: February 15th, 2022, 2:16 pm Leni e Cris.

Seção 07 - Contra - PL OK! :thumbs:

Seleção de Obras Poéticas de Gregório de Matos total sucesso! :clap: :clap: :clap:

Leni, você já teve outro fevereiro com tantos projetos em português prontos? Juntando os projetos colaborativos e os solos, foram um bom tanto, né? Sinto orgulho, me sinto bem de pertencer a este grupo. Muito obrigada a todo mundo :9:

Leni, Cris chamou a atenção para a Seção 09 estar faltando o zero. Ela disse que vai consertar e fazer o up load com o nome corrigido, OK?

Rachel :D
Olá Rachel e Leni :)
Como combinado, aqui fica o novo upload da secção 9 "Observações" para correção do nome de ficheiro:

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_09_matos_128kb.mp3 06:53
Cristina Luiz
Portugal
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

rachelmoraes wrote: February 15th, 2022, 12:48 pm
Ei, percorrendo os fóruns do LV, como faço com frequência, vi que você vai fazer um solo de um livro de contos de um autor português, que se formou como médico e acabou jornalista e escritor :lol: Aqui, o caso famoso é o de Guimarães Rosa, que era médico, e escreveu algumas das mais marcantes obras da literatura brasileira (Grande Sertão Veredas, só pra começar).
Parabéns pela iniciativa de começar seu primeiro solo :clap:

Outra coisa: obrigada por mencionar o À Margem da História, de Euclides da Cunha, ao tratar do Purús nos Faroleiros. Queria ouvir o livro e fui postergando e acabei esquecendo. Você veio me lembrar e agora já estou no meio. Gosto do modo de Euclides da Cunha narrar, com precisão histórico/jornalística. E gosto do modo de Lenir narrar, bem objetivo, mas com vida. Graças à narração dela atravessei, com prazer, também as centenas de páginas de Os Sertões, do mesmo Euclides da Cunha, que tentei ler um milhão de vezes e sempre achava árido demais :hmm: E acabei descobrindo com LV/Leni, que de árido o Os Sertões não tem nada. Esta é uma das razões porque gosto tanto do LV. E que às vezes sou tão chata nos PLs. :mrgreen:

Rachel 8-)
Olá Rachel!
Muito obrigada por suas tão gentis palavras.

Já tinha sido tão recompensador o erro no "Purus" me ter encaminhado para o "À Margem da História" da Leni! Saber agora dessa outra coincidência, a de a ter feito relembrar e abraçar essa leitura, é simplesmente fantástico! :9: Leni é sem dúvida uma narradora encantadora e uma inspiração! E esse livro um tesouro.

Quanto ao meu "solo", ainda não será para agora. A minha proposta de A Cidade do Vício de Fialho de Almeida será para projecto colaborativo. Esta ideia surgiu porque comprei uma edição antiga desse livro há pouco tempo (uma das minhas actividades favoritas é andar pelos sítios onde se vendem livros antigos em busca de "tesouros", ainda que muitas vezes sejam tesouros só mesmo para mim :D :D)

Encontrei esse livro e achei bem curioso, até porque um amigo meu tem activo um desafio de leitura no instagram com a hashtag #medicosescritores. Muitos têm sido por lá os autores "descobertos" formados em medicina mas com fortes paixões e inegáveis talentos para a literatura! :D

Ia começar a lê-lo quando pensei no LV... A primeira edição do livro data de 1882...estaria já gravado? Fui verificar, ainda não estava e havia uma edição online! Falei com a Leni questionando se seria uma boa ideia para um projecto colaborativo, uma vez que se trata de um livro de contos e a Leni deu ok para avançar :D

Agora vamos ver como corre... Poderei talvez neste assegurar o PL, como tenho uma edição em papel para comparar se necessário e como foi escrito em português de Portugal, em que me sinto um pouco mais à vontade. Irei necessitar de muita ajuda sua Rachel e de Leni ! :) Mas sei que posso contar convosco (aliás, nem me atreveria a propor este livro sem vocês!) e desde já convido todos a participarem nessa futura leitura e a descobrirem comigo este autor português. :)

Rachel, você é uma narradora e PL incrível com quem tenho aprendido imenso. Obrigada por tudo! :thumbs:

Até breve e votos de excelentes leituras! :)
Cristina Luiz
Portugal
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

rachelmoraes wrote: February 15th, 2022, 2:16 pm Leni e Cris.

Seção 07 - Contra - PL OK! :thumbs:

Seleção de Obras Poéticas de Gregório de Matos total sucesso! :clap: :clap: :clap:

Leni, você já teve outro fevereiro com tantos projetos em português prontos? Juntando os projetos colaborativos e os solos, foram um bom tanto, né? Sinto orgulho, me sinto bem de pertencer a este grupo. Muito obrigada a todo mundo :9:

Leni, Cris chamou a atenção para a Seção 09 estar faltando o zero. Ela disse que vai consertar e fazer o up load com o nome corrigido, OK?

Rachel :D
Nunca jamais em tempo algum vi tantos projetos em português sendo terminados - ou mesmo acontecendo ao mesmo tempo! Agradeço a todos e todas por aqui a participação e esse boom de projetos em português. Vou começar a catalogação deste, já que Cris já nos enviou a seção 9 corrigida (obrigada também por pegar essa, que eu não tinha notado e ia me dar um pouco mais de trabalho na catalogação!).

Agradeço igualmente os elogios, que pertencem todos a Euclides da Cunha, de que eu gosto demais mesmo. Ando com menos tempo para gravar hoje do que já tive no passado, mas espero em breve voltar.
Leni
=================
Post Reply