COMPLETE [PORTUGUESE] Urupês, de Monteiro Lobato - Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Lúcia.

Aqui estou, com as observações sobre a
Seção 8 – O Mata-pau

Algumas questões técnicas, pra começar:
O som geral, está em 85.4 dB, quando o padrão LV pede entre 86 dB e 90 dB. Favor colocar dentro do padrão. Se você passar o áudio sempre no Checker, antes de fazer o up load, evita ter que corrigir depois do PL. Você baixa o Checker aqui:
https://wiki.librivox.org/index.php/Checker


E, por falar em som, volume, o som está muito baixo em vários trechos curtinhos:

7:50 - 13:31 - 15:16 - 19:50 – 20:19 – e outros. E depois um longo trecho:
22:17 a 22:38 - – “enlouqueceu no momento preciso” ... até ... “que já tem negócio e prospera”.
Você pode consertar isto ao editar. Quando ver que tem um pedaço muito baixo, selecione este pedaço, por menor ou maior que seja e dê uma ampliada no volume:
Com o trecho selecionado, clique em
“effects>amplify” e na caixinha de “Amplification (dB)”, veja em quanto pode aumentar. Basta escrever o número ali. Comece com pouco. Algo como 1.5 ou 2.0. Clique OK e ouça de novo o pedaço. Faça isto na base do “ensaio e erro”, até ver que ficou bom. Dá trabalho, mas fica um áudio melhor.
Como de outras vezes, apesar debaixo, ainda está audível, mas tem uma variação considerável de volume. Experimente para ver o que consegue fazer, apesar de neste áudio, como em outros anteriores, a baixa de volume ainda é passável, porque a maioria dos trechos é muito breve. Mas conserte pelo menos o trecho mais longo, de 22:17 a 22:38, por favor.

Mais um detalhe técnico importante: quando fizer o up load do áudio corrigido, o nome dele, todo, tem que ser idêntico ao que vai substituir. Em áudios anteriores você colocou, por exemplo: https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_06_assis_128kb_(1).mp3
Observe que tem um (1), a mais, que não havia no áudio original.
Veja o que Leni disse sobre esta questão
Estou catalogando e notei que os dois arquivos corrigidos da Lucia tem esse número entre parênteses, que não deveria ter. O nome do arquivo corrigido deve ser exatamente o nome do arquivo original, para sobrescrevê-lo no servidor. Do contrário, durante a catalogação, eu tenho que manualmente corrigir o nome do arquivo no servidor, ou vai ser catalogado o arquivo errado, anterior, porque é o que está com o nome certo. Só fazendo esse aviso aqui para futuros projetos: é importante atentar para o nome do arquivo, para garantir que os arquivos corretos são os que terminam no catálogo.

Agora, a danada da nossa língua, que até hoje, não conheço ninguém que tenha o domínio total e não precise da ajuda de um ou mais dicionários, para fazer uma boa narração :wink: :lol:
1:30 – palavra trocada – soffrea
Em: “Soffrea o animal sem o sentir”
Ouvi “sofria” (do verbo sofrer), quando é “sofrea”, de sofrear (segurar, diminuir o passo do animal, puxando as rédeas)

17:03 – pag. 86 - palavra trocada – cahiu (caiu)
Acho que o "h" estava mais parecido com "b", né?
Em “Vendo o marido assim demudado, casmurro, de prazenteiro que era, Rosa cahiu em guarda.”
Lido - cabiu

17:38 – pag. 86 - acentuação de palavra – outrem – a sílaba forte é o “ou”
Em – “ e trabalhar para outrem não era com elle”

20:02 – pag. 97 - pronúncia de palavra – sapiqua – é uma palavra indígena, em que o “u” se pronuncia. Aliás, hoje se escreve “sapicuá”
Em : “ Coroca! Sapiquá de defunto! Cangalha velha!”

E com estes consertos, você encerra o Urupês, de Lobato, que fica prontinho pra Leni fazer o trabalho que nós não vemos e põe o áudio do ainda hoje projeto, pro público.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
luciagug
Posts: 57
Joined: September 10th, 2021, 2:03 pm

Post by luciagug »

Oi, Rachel!
Obrigada principalmente pelos ensinamentos da parte técnica.
Vou providenciar as correções e reenviar a gravação o mais
rápido possível.

Abraço,

Lúcia
luciagug
Posts: 57
Joined: September 10th, 2021, 2:03 pm

Post by luciagug »

Oi, Rachel!
Estou enviando o texto corrigido.

Duração:23m54s

https://librivox.org/uploads/leni/urupes_08_lobato_128kb.mp3
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Lúcia.

Acho que houve uma pequena troca. Você colocou no post o link para o áudio velho, que tem 23:50.
Eu, muito afobadinha, substituí o link que estava na MW, pelo que você colocou no post, mesmo sabendo que não precisava. Agora, embananou :lol: Ou Leni nos socorre e recupera o último áudio que você mandou, pois fica em algum lugar perdido neste espaço sideral do LV, ou você manda, de novo, o que corrigiu. Ou seja, faz o up load do áudio corrigido, de novo, com o mesmíssimo nome e posta em uma mensagem dizendo que já fez a correção. Aí, EU NÃO VOU TROCAR O QUE ESTIVER NO LINK, pra não perder, de novo, tá?
Não sei exatamente quando Leni vai poder nos ajudar nesta, então acho melhor você mandar o áudio de novo, checando bem se é o áudio corrigido (23:54) e com nome idêntico, por favor.

Desculpe, mas só percebi isto agora, quando ouvi o áudio e vi (ouvi :lol: ) que não tinha as correções.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Leni
=================
luciagug
Posts: 57
Joined: September 10th, 2021, 2:03 pm

Post by luciagug »

Bom dia, Rachel.

Desculpe-me, mais uma vez, por ter te induzido ao erro.
No afã de agilizar, enviei o arquivo errado.
Segue agora o correto.


https://librivox.org/uploads/leni/urupes_08_lobato_128kb.mp3
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Leni. Ei Lúcia.

Indução pequena, Lúcia, com boa parcela de culpa minha. Não se preocupe. Agora veio o texto certo. :)

Seção 8 - O Mata Pau - PL OK

Parabéns. Você narrou o último texto do Urupês, de Monteiro Lobato, que está sendo entregue, oficialmente, à senhora MC Leni, prontinho para catalogação :clap: :clap: :clap:

Ei, Lúcia. Tem mais um livro de Lobato aberto. E tenho certeza que você vai gostar de narrar este também. É desses livros que povoam a imaginação de crianças há décadas, numa edição toda ilustrada. Um livro cheio de situações inverossímeis, deliciosas, que faz a gente viajar na imaginação, tempo e espaço: "A Menina do Nariz Arrebitado", começo de toda a história de Reinações de Narizinho. Dê pelo menos uma olhada e vai encontrar o Reino das Águas Claras, Emília, e festas ótimas :wink:

Com certeza vamos nos encontrar por aí. :thumbs:

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
luciagug
Posts: 57
Joined: September 10th, 2021, 2:03 pm

Post by luciagug »

Oi, Rachel!
Que bom que agora está tudo certo.
Já andei dando uma olhada justamente no livro do Lobato em aberto.
Vou me organizar e em breve pedirei uma das Seções.
Obrigada.

Lúcia
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Oba! Hora de catalogar!
Leni
=================
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Vim aqui deixar minha mensagem dizendo que estou muito feliz do Urupês estar chegando à conclusão. Este é meu projeto de entrada na LV, com o Bucólica. Não vou mais me esquecer. :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

This project is now complete! All files can be found at https://librivox.org/urupes-by-monteiro-lobato/
Leni
=================
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Leni wrote: February 25th, 2022, 8:32 am This project is now complete! All files can be found at https://librivox.org/urupes-by-monteiro-lobato/
:clap: :clap:
Que maravilha!! Foi um enorme prazer participar neste projecto! Parabéns a todos! :clap: :thumbs:
Cristina Luiz
Portugal
Post Reply