Books in portuguese!

Deutsch, Español, Français, Nederlands, Polski, Português, 日本語 ...
paulatiberiosmolka
Posts: 1
Joined: November 17th, 2012, 6:41 pm
Location: Brazil

Post by paulatiberiosmolka »

Olá Leni! Também sou do Brasil e gostaria muito mesmo de ser voluntária. O problema é que meu inglês é péssimo, entendo somente algumas coisas e não falo nada. Aqui é tudo Babilon...rs
Mas gostaria muito de ler alguns livros em português de antes de 1923. Posso escolher o que eu quiser ou devo seguir alguma indicação? Tenho interesse em ler O Primo Basílio. Espero poder ser útil!
Abraço!
sonnethaiku
Posts: 800
Joined: November 6th, 2012, 5:55 pm
Location: Rural Arkansas, United States

Post by sonnethaiku »

paulatiberiosmolka wrote:Olá Leni! Também sou do Brasil e gostaria muito mesmo de ser voluntária. O problema é que meu inglês é péssimo, entendo somente algumas coisas e não falo nada. Aqui é tudo Babilon...rs
Mas gostaria muito de ler alguns livros em português de antes de 1923. Posso escolher o que eu quiser ou devo seguir alguma indicação? Tenho interesse em ler O Primo Basílio. Espero poder ser útil!
Abraço!
Eu não falam Português. (Eu sou um trapaceiro. Usando o Google Translate.) No entanto, eu acho que é maravilhoso, absolutamente maravilhoso, para Librivox de ter muitos leitores em muitas línguas. Estou feliz por você estar aqui.

É claro, siga Leni porque ele fala Português, e mais importante, porque ele é um moderador. Mas eu tenho uma idéia. É uma boa idéia ter uma leitura rápida para a primeira leitura. Se você tem uma história de Natal ou um poema para ler (em domínio público, é claro), você pode lê-lo para o "Natal em vários idiomas" do projeto. Aqui está o link. É bom porque um leitor pode ser feito rapidamente com a leitura. Espero que você e muitos mais falantes portugueses aqui no Librivox contribuir!

Estou feliz que você está aqui. Image Bem-vindo!

~ Chessie Joy
~ Chessie Joy
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

paulatiberiosmolka wrote:Olá Leni! Também sou do Brasil e gostaria muito mesmo de ser voluntária. O problema é que meu inglês é péssimo, entendo somente algumas coisas e não falo nada. Aqui é tudo Babilon...rs
Mas gostaria muito de ler alguns livros em português de antes de 1923. Posso escolher o que eu quiser ou devo seguir alguma indicação? Tenho interesse em ler O Primo Basílio. Espero poder ser útil!
Abraço!
Olá, Paula

Você pode ler sim, claro! Seria ótimo! Somos sempre muito poucos falantes de Português no Librivox. Ativos, no momento, somos só eu e a Sandra (sailormoon). Não sei se você já viu, mas temos o Guia do recém-chegado em português (http://wiki.librivox.org/index.php/Guia_do_rec%C3%A9m-chegado_ao_Librivox) e você pode perguntar aqui à vontade que eu dou uma passadinha quase todos os dias, e posso responder o que for necessário.

O Primo Basílio é Domínio Público, então seria uma ótima adição ao nosso catálogo. Agora, para começar, eu recomendo que você grave alguma coisa mais curta, para testar seu equipamento e ver se você gosta do processo. Temos em aberto no momento a Antologia Brasileira (viewtopic.php?f=2&t=38407) e o Noites de Insónia volume 2 (viewtopic.php?f=2&t=42034), ambos com capítulo curtos. Sugiro que você comece com um deles.

No mais, seja bem-vinda!
Leni
=================
fyrespiral
Posts: 3
Joined: January 25th, 2013, 3:16 pm

Post by fyrespiral »

Olá!

Gostaria de me juntar à embaixada brasileira aqui do librivox :} Será que já tem algum projeto de textos curtos em Português, por onde eu pudesse começar? Seria legal trabalhar junto com vocês em lugar de lançar um projeto solo!
Mayah
Posts: 2
Joined: July 4th, 2016, 1:53 am

Post by Mayah »

:D Oi Leni! Muito feliz por poder participar desse projeto de leitura. Sou apaixonada por livros e suas maravilhosas estorias desde criança. Acho muito importante dar a oportunidade à pessoas cegas, ou com problemas graves de visão, analfabetas e tantos outros casos de poder "ler" obras em varias linguas. Eu amo praticamente todo tipo de literatura, sou fã de José de ALENCAR, Machado de Assis... Como é o meu segundo dia no forum, vou ler mais instruções antes de começar o voluntariado :thumbs: . Um grande abraço!
gypsygirl
Posts: 8618
Joined: June 12th, 2006, 6:00 pm
Location: British expat in Waco, TX
Contact:

Post by gypsygirl »

Mayah wrote::D Oi Leni! Muito feliz por poder participar desse projeto de leitura. Sou apaixonada por livros e suas maravilhosas estorias desde criança. Acho muito importante dar a oportunidade à pessoas cegas, ou com problemas graves de visão, analfabetas e tantos outros casos de poder "ler" obras em varias linguas. Eu amo praticamente todo tipo de literatura, sou fã de José de ALENCAR, Machado de Assis... Como é o meu segundo dia no forum, vou ler mais instruções antes de começar o voluntariado :thumbs: . Um grande abraço!
Bem vinda!

Leni hasn't been around the forums lately, but we still have quite a few Portuguese readers. There is currently only one Portuguese project open: viewtopic.php?f=60&t=38407
Karen S.
Yagi
Posts: 3
Joined: November 7th, 2016, 7:46 am

Post by Yagi »

Olá!

O meu nome é Márcia, sou portuguesa e acabei de me juntar ao Librivox porque acho que é uma ideia fantástica. Já percebi que há pouquíssimos portugueses (e brasileiros) nesta comunidade e é pena que só exista um único projecto de leitura em língua portuguesa neste momento. Temos de mudar isso! Eu estava a pensar dedicar-me à obra de Eça de Queirós, que é o meu autor preferido e um grandíssimo da nossa literatura.

Ainda me estou a habituar ao funcionamento do site, mas em brevo espero publicar esta sugestão no Fórum. Conto convosco para me ajudarem neste projecto!! :)
brianna
Posts: 279
Joined: September 26th, 2017, 9:26 am

Post by brianna »

hi!

my name is Brianna and I speak English and Portuguese.

I am willing to help you!

contact me.
greetings,
Brianna
Men work together,whether they work together or apart. (R.Frost)
RobertaFrontini
Posts: 3
Joined: November 16th, 2017, 10:06 am

Post by RobertaFrontini »

Olá Leni, posso gravar um projecto a solo? Vou ler os links que colocou no post e ver como posso começar.
Beijinhos
Roberta
Leni wrote:Olá, Célia

A melhor maneira de se informar sobre como começar no Librivox é através da wiki. A maior parte dela está em inglês, mas temos o guia do recém-chegado em português: http://wiki.librivox.org/index.php/Guia_do_rec%C3%A9m-chegado_ao_Librivox Sugiro que você leia esse guia, que explica em linhas gerais como funciona o voluntariado aqui.

Se você pretende começar a gravar, sugiro que faça o teste de 1-minuto, que serve para termos certeza de que suas configurações de gravação estão corretas: http://wiki.librivox.org/index.php/Teste_de_1_minuto

Por fim, respondendo as suas perguntas: sim, você pode escolher gravar algo que não esteja sendo pedido. Isso configura que você está começando um projeto sozinha, ou seja, um projeto solo. Como somos poucos lusófonos no Librivox, eu costumo gravar solos com frequência. Para isso, você precisa abrir um projeto (como fazer isso: http://forum.librivox.org/viewtopic.php?f=28&t=13513 ), e esse projeto vai ser adotado por um Meta-Coordenador, que é a pessoa que vai inserir seu projeto no catálogo - muito provavelmente eu, que sou a única MC que fala português. ;) Se você quiser que outras pessoas leiam também, você pode abrir um projeto e ser BC (book coordinator) dele; se você for gravar solo, você mesma é a sua coordenadora, ou seja, você não precisa de outra pessoa (apenas o Meta-Coordenador).

Quanto ao Humberto de Campos, é um ensejo para falar de Domínio Público. :) O Librivox só grava textos que já estejam em Domínio Público - no Brasil, 70 anos após a morte do autor, logo, para nós, obras de autores falecidos antes de 1940 estão em domínio público. Humberto de Campos faleceu em 1934, ou seja, ele é domínio público no Brasil. No entanto, como os servidores do Librivox estão nos EUA, precisamos cumprir com a lei de direitos autorais de lá também, que é um tanto complexa. Mas, de uma forma geral, tudo que foi publicado antes de 1923 é domínio público nos EUA. O que foi publicado entre 1923 e 1977 pode ser domínio público ou não, mas aí é mais complicado de ter certeza. Humberto de Campos publicou obras antes e depois de 1923; para comprovar que uma obra publicada em 1923 (ou depois) é DP nos EUA, você teria que enviar um pedido para uma entidade nos EUA, para que eles pesquisem se a obra é domínio público ou não, etc. Dá um trabalho, e pode custar um dinheiro também, por isso eu recomendaria que você escolhesse ler apenas obras anteriores a 1923.

Fico feliz em saber que seu pai gostou das leituras. :)

Qualquer coisa mais em que eu possa ajudar, é só perguntar.
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá.
Pela data, este é um fórum mais antigo, com pouco uso, mas quem sabe ainda está funcionando? Vamos ver.
Tem alguém por aí precisando de leitores de obras em português? Não vi nenhum projeto nesta língua em nenhum dos fóruns que percorri. Gostaria muito de fazer parte de algum projeto em português e estou à disposição.
Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Capsko67
Posts: 1
Joined: January 6th, 2019, 9:26 pm

Post by Capsko67 »

Olá, Rachel!

Já conhecia o librivox, e gosto tanto de ler quanto de escutar livros... tanto em nível profissional (sou professor no Município do Rio de Janeiro, trabalhei um bom tempo como profe de sala de leitura e sou contador de histórias).
Quase não me regustrei pois vi que há pouca coisa em português, mas...se você ou qualquer pessoa q fale nosso idioma quiser começar um.projeto... estou à disposição.
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Capsko67 wrote: January 11th, 2019, 10:23 pm Olá, Rachel!

Já conhecia o librivox, e gosto tanto de ler quanto de escutar livros... tanto em nível profissional (sou professor no Município do Rio de Janeiro, trabalhei um bom tempo como profe de sala de leitura e sou contador de histórias).
Quase não me regustrei pois vi que há pouca coisa em português, mas...se você ou qualquer pessoa q fale nosso idioma quiser começar um.projeto... estou à disposição.
Olá, Capsok, e bem-vindo ao Librivox. De fato, somos poucos os falantes de português no projeto. Mas estamos aqui, aos poucos fazendo crescer o número de livros disponíveis em português! Temos um projeto em aberto no momento, caso você queira participar: viewtopic.php?f=60&t=72478

Estou também à disposição para qualquer dúvida que você tenha.
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei, Capsok. Bom dia.
Estive um pouco afastada do LV por questões pessoais e só hoje vi sua mensagem. Então, vc é contador de histórias. É o que tento fazer ao gravar os audios para LV, mas não é fácil dar o tom da história de modo a prender o ouvinte, criar o ambiente e o estado de espírito com a voz, eletrizar as pessoas no modo exato :lol: .
Tenho pensado em propor um projeto com livros de Machado de Assis, autor que gosto muito e tem histórias deliciosas. Estive dando uma olhada em Memórias Póstumas, cujo texto me encanta. Sei que é um texto longo, mas se a gente comer pelas bordas, gravando um número de capítulos, ou melhor, seções, por mês, acho que dá pra encarar. Primeiro gravar como texto simples. Depois procurar mais voluntários, para gravar dramatizado. Acho que quem, como nós, gosta de ouvir e contar histórias, iria gostar. Quem sabe alguém se propõe a ser o capitão do time? Leny ou Kitty, que trabalham com livros em português. Que tal? Você se anima? :)
Tenho alguns compromissos em LV que estou pretendendo por em dia ainda esta semana e depois podemos mergulhar nisto. Aguardo resposta não apenas sua, mas de quem ler esta proposta (Alô Leni, alô Kitty)
Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

rachelmoraes wrote: January 30th, 2019, 4:37 am Ei, Capsok. Bom dia.
Estive um pouco afastada do LV por questões pessoais e só hoje vi sua mensagem. Então, vc é contador de histórias. É o que tento fazer ao gravar os audios para LV, mas não é fácil dar o tom da história de modo a prender o ouvinte, criar o ambiente e o estado de espírito com a voz, eletrizar as pessoas no modo exato :lol: .
Tenho pensado em propor um projeto com livros de Machado de Assis, autor que gosto muito e tem histórias deliciosas. Estive dando uma olhada em Memórias Póstumas, cujo texto me encanta. Sei que é um texto longo, mas se a gente comer pelas bordas, gravando um número de capítulos, ou melhor, seções, por mês, acho que dá pra encarar. Primeiro gravar como texto simples. Depois procurar mais voluntários, para gravar dramatizado. Acho que quem, como nós, gosta de ouvir e contar histórias, iria gostar. Quem sabe alguém se propõe a ser o capitão do time? Leny ou Kitty, que trabalham com livros em português. Que tal? Você se anima? :)
Tenho alguns compromissos em LV que estou pretendendo por em dia ainda esta semana e depois podemos mergulhar nisto. Aguardo resposta não apenas sua, mas de quem ler esta proposta (Alô Leni, alô Kitty)
Rachel 8-)
Oi, Rachel

Então, por acaso, eu comecei exatamente o Memórias Póstumas como um solo recentemente (viewtopic.php?f=28&t=72367). Eu gosto da obra, mas nunca tinha me proposto a fazê-la porque em geral gosto mais de gravar obras menos populares e que não existam já sob a forma de audiolivro comercial. Mas nós recebemos muitos pedidos desse livro em especial (e de Dom Casmurro), então eu resolvi fazer como solo. Não tenho nenhum amor especial por ele, e se houver mais pessoas que queiram gravá-lo, eu posso transformá-lo de solo em colaborativo. Sim, é longo: eu dividi em conjuntos de cinco capítulos, e já gravei os quinze primeiros. Ainda assim, são 160 capítulos, ou seja, faltam 29 seções. Se mais pessoas quiserem gravar, eu falo com a MC e mudo o projeto.

Edit: Esqueci de dizer, que, sendo este ou outro projeto, estou disponível para coordená-lo sim, sem problemas!
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Leni,
então, vc já está gravando o Memórias Póstumas. Se não se importar de dividir, eu gostaria de participar do projeto. É só vc me explicar o que devo fazer.

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Post Reply