[COMPLETE[SOLO][PORTUGUÊS][romance]O Primo Bazilio - Eça de Queirós - kit

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

Olá.
Não há problema nenhum. Eu tenho andado um pouco preguiçosa e gravado pouco. Vou ver se me emendo...
Obrigada pelo seu trabalho.
Sofia
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

sofiaseabra wrote: March 30th, 2023, 10:34 am Boa tarde,
Aqui vai, finalmente, a primeira parte do capítulo 4.
Penso que cortei mais ou menos ao meio.

https://librivox.org/uploads/kitty/primobazilio_04_ecadequeiros_128kb.mp3
60:01
Boas e compridas audições!
Olá Sofia
Ouvi hoje a secção quatro. Que bela narração! Parabéns! :clap: Julgo que não há nada que impeça o PL OK (excepto o silêncio inicial), mas queria deixar-lhe aqui o que encontrei de mais relevante (na minha opinião), deixando à sua consideração se valerá ou não a pena corrigir.

Silêncio inicial- deverá durar entre 0,5 e 1 segundo (neste momento tem cerca de 0,3)
Silêncio Final - tem um pouquinho acima dos 5 segundos (5,6)

19:56: texto "Sob o véo branco, á luz falsa do gaz, no ar ennevoado da poeira, o seu rosto tinha uma fórma alva"
falta a parte do texto que está em negrito
"à luz falsa do gaz, no ar ennevoado da poeira"
ocorrendo um salto do "véo branco" para "o seu rosto"

29:52 texto: "...a luz sobria e velada das existencias ricas"
lido a luz sombria e velada das existencias ricas

31:02 - texto "Ao Chiado um garoto de barrete azul perseguiu-os com cautelas de loteria"
falta a parte da frase em negrito "com cautelas de loteria", termina em perseguiu-os.

49:23 - texto: "...as suas notas altas faziam a sala sonora"
foi lido rodas em vez de notas

No final e sobre a divisão do capítulo:
esta primeira parte termina com
"E sahiu rapidamente.
Luiza entrou no quarto toda nervosa. E ao passar diante do espelho
ficou surprehendida: nunca se vira tão linda! Deu alguns passos calada."

A secção seguinte (5) começa com:
Luiza entrou no quarto toda nervosa. E ao passar diante do espelho
ficou surprehendida: nunca se vira tão linda! Deu alguns passos calada."

há aqui uma repetição que não sei se terá sido intencional. Falo já nela apesar de ainda não ter feito PL à secção V para o caso de querer alterar a divisão ainda nesta secção.

Obrigada por mais esta secção! :) . Sofia, ficarei à espera do seu feedback antes de avançar para o PL da segunda parte (por causa do momento da divisão em duas partes)
Cristina Luiz
Portugal
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

Olá Cristina
Vou então corrigir o que não está bem. Se repeti a frase penso que ficará melhor ficar na secção 4 e retirar da secção 5.
Quer que corrija o início da secção 5? Ou ouve primeiro e depois faz-se as alterações todas no final?
Entretanto fiquei constipada e a minha voz não está muito normal e por isso não tenho gravado nada...
Aguardo a sua resposta
Sofia
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

sofiaseabra wrote: May 10th, 2023, 11:11 am Olá Cristina
Vou então corrigir o que não está bem. Se repeti a frase penso que ficará melhor ficar na secção 4 e retirar da secção 5.
Quer que corrija o início da secção 5? Ou ouve primeiro e depois faz-se as alterações todas no final?
Entretanto fiquei constipada e a minha voz não está muito normal e por isso não tenho gravado nada...
Aguardo a sua resposta
Oh Sofia, lamento saber que está doente. Desejo-lhe rápidas melhoras.
Vou tentar fazer o PL da segunda parte amanhã (hoje já não consigo). Por mim, não vale a pena estar já a alterar o início da secção 5. Assim depois a Sofia quando tiver tempo e estiver bem e recuperada, fará as alterações que entender necessárias.
Beijinhos e as melhoras!
Cristina Luiz
Portugal
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

Ok
Sofia
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Sofia, boa noite
Espero que esteja melhor.

Como combinado fiz o PL hoje da secção 5 - Capitulo IV Parte dois

Encontrei muito pouco para alterar, está muito bem! :clap: Parabéns, não deve estar a ser nada fácil este projecto para si com capítulos tão grandes...!

00:05 - Deveria ter sido utilizada a introdução abreviada e não a completa, à imagem do que se fez na secção 2 e 3, dizendo apenas:
"Esta gravação está em domínio público". Reparei só agora que na secção 4 também não foi utilizada a versão abreviada. Sugiro que sejam as duas alteradas para que todas as introduções fiquem uniformes.

00:14 - texto repetido (já estava no final da secção 4) - já mencionado anteriormente.
"Luiza entrou no quarto toda nervosa. E ao passar diante do espelho
ficou surprehendida: nunca se vira tão linda! Deu alguns passos calada."
Na minha opinião penso que ficaria melhor manter este texto nesta secção, retirando-a da secção 4, mas fica ao seu critério Sofia.

34:01 - texto "...a Loires, a Queluz"
lido bem tal como está no texto, mas a palavra correcta seria "Loures"... não sei se deseja alterar ou não...

Parabéns Sofia por mais uma secção quase pronta...!
Cristina Luiz
Portugal
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

Olá
Fiz as alterações e cá vão de novo os ficheiros.

https://librivox.org/uploads/kitty/primobazilio_04_ecadequeiros_128kb.mp3
https://librivox.org/uploads/kitty/primobazilio_05_ecadequeiros_128kb.mp3
Espero brevemente enviar a próxima secção.
Sofia
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

Mais um capítulo pronto.
pensei que tivesse de ser dividido mas ficou com menos de setenta e quatro minutos.

https://librivox.org/uploads/kitty/primobazilio_06_ecadequeiros_128kb.mp3
Boas audições
Sofia
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Sofia!
Que bom, mais um capítulo!
Conto verificar os anteriores e ouvir este novo até ao final da semana.
Obrigada!
Cristina Luiz
Portugal
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

Obrigada, eu!
Sofia
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Sofia!
Adorei a sua ultima narração! Parabéns!! :clap: Tenho algumas coisas a dizer mas é pouco e só é mais porque me passaram uns "clippings"da primeira vez. Peço imensa desculpa por isso. Deixarei à sua consideração os pequenos pormenores...só falo deles porque mudam um bocadinho o sentido do texto, mas não é motivo para não PL. :D
No geral está excelente! Que grande trabalho o seu, com capítulos tão enormes!... :thumbs:

Fiz o spot PL às secções 4 e 5, e o PL à secção 6. Aqui deixo as minhas observações:

SPOT PL da secção 4 - faltou só alterar a introdução para a versão abreviada, por forma a ficar igual às secções 2, 3 e 6:
"Seção 4 de O Primo Bazilio de José Maria de Eça de Queirós.
Esta gravação LibriVox está em domínio público."
Capítulo IV, parte 1

SPOT PL da secção 5 - também aqui faltou alterar a introdução para a versão abreviada, para:
"Seção 5 de O Primo Bazilio de José Maria de Eça de Queirós.
Esta gravação LibriVox está em domínio público."
Capítulo IV, parte 2

Para além disso encontrei vários clippings (cinco ao todo) que não tinha detectado antes. Não sei como me passaram, peço imensa desculpa :oops: . Como atualizei há pouco o meu audacity e para garantir que foi erro meu e não algum problema com a versão anterior do audacity, verifiquei de novo todos os ficheiros do projeto (1 ao 6) para clippings, tendo confirmado que só no ficheiro da secção 5 existem. Todos os outros estão ok, confirma-se.

31:05 - encontrei um "clipping" que não tinha detectado anteriormente na palavra "cear". Texto: "--Cear! se se podia chamar cear ir ao
Gremio rilhar um bife corneo e tragar um Collares peçonhento!

32:52 - novo clipping aos 32:52 na palavra "dize" , texto "A Paço d'Arcos, a Loires, a Queluz. Dize que sim."

38:48 - outro clipping que só agora detectei, na palavra Sebastião, texto "Sebastião ergueu-se logo:
--Que disse ella, tia Joanna?

47:38 - mais um clipping em "..tu supões" no texto "--Mas tu suppões que uma rapariga de bem..."

48:30 - outro clipping em "como saindo" no texto..."--Mas--disse Julião, como sahindo d'uma reflexão--a visinhança? Como a
visinhança?


PL da secção 6 - Parabéns por mais esta Sofia! Foi o capítulo que mais gostei até agora de a ouvir narrar. Excelente. Encontrei pequenos pormenores, que deixo à sua consideração alterar ou não. Nada que impeça o PL OK :clap: .

08:02 - texto " ...e era vinhaça e mais vinhaça..."
lido - "...e era vizinhança e mais vizinhança..."

40:45 - texto "...mas seria sempre uma mulher de bem, fiel, só d'um!"
lido "...mas teria sempre uma mulher de bem, fiel, só d'um!"

42:39 - texto: "Vinha furiosa com o cocheiro: que imaginasse ella, hein! Tinha parado
ao Correio
, e o homem queria duas corridas. Uma canalha assim!..."
falta ler a parte do texto: Tinha parado ao Correio

49:58 - texto "...o tic-tac metallico dos tacões."
lido talões

no final foi dito: fim do capítulo V...
mas para mantermos igual aos anteriores, deveria ter sido dito: fim da secção 6

Bom trabalho Sofia! E mais uma vez, as minhas desculpas pelos "clippings" não detectados. Mas ainda vamos a tempo, não é? Se fosse depois de fecharmos o projecto é que seria grave :) uff... e obrigada por mais um capítulo muito bem narrado!
Cristina Luiz
Portugal
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

Cristina,
Não sei o que são CLIPPINGS, não encontro nada de errado na minha gravação da secção 5, aliás nem sei o que ouviu porque os tempos não correspondem à gravação que mandei. Eu alterei as introduções, se ainda não estão todas iguais, vão ficar assim mesmo. A partir de agora vou me limitar a colar as introduções de uma secção para a outra. Não vou alterar nada do que está para trás, verei só a secção 6.
Mais uma vez repito: não sou profissional, sou amadora faço o meu melhor...
Sofia
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

sofiaseabra wrote: May 19th, 2023, 10:42 am Cristina,
Não sei o que são CLIPPINGS, não encontro nada de errado na minha gravação da secção 5, aliás nem sei o que ouviu porque os tempos não correspondem à gravação que mandei. Eu alterei as introduções, se ainda não estão todas iguais, vão ficar assim mesmo. A partir de agora vou me limitar a colar as introduções de uma secção para a outra. Não vou alterar nada do que está para trás, verei só a secção 6.
Mais uma vez repito: não sou profissional, sou amadora faço o meu melhor...
Olá Sofia boa noite como está.

Vamos ver se me consigo explicar um pouco melhor. Antes de mais, devo esclarecer que os ficheiros que ouvi hoje, foram baixados da janela mágica, pelo que nesse aspecto está tudo bem uma vez que a janela estava e está corretamente atualizada.

introduções abreviadas das secções 4 e 5
Em relação às introduções da secção 4 e 5. É dito "Esta é uma gravação Librivox. Todas as gravações Librivox estão em domínio público."
Para ficar igual às secções onde utilizámos as introduções abreviadas (ou seja, a 2, 3 e 6) deverá ser dito "Esta gravação LibriVox está em domínio público."

clippings
Muito resumidamente clipping é um momento na gravação em que o som sai fora dos parâmetros, ficando demasiado alto e podendo perturbar a experiência do ouvinte, tornando incómodo ou até ser agressivo para os ouvidos de quem ouve. Se no google pesquisar "clipping audacity o que é" surgirão até formas de resolver, que podem não passar pela regravação. Note que eu também não sou profissional, vou aprendendo à medida que as questões vão surgindo.
Para a Sofia conseguir ver onde estão os clippings da secção 5, abra o ficheiro no audacity. Não sei se tem o Audacity em portugues ou ingles. No meu, que é em ingles, tenho em cima Files | Edit | Select | View ... etc. No View clickar na ultima opção que diz "Show Clippings on/off" . Em portugues deverá ser semelhante. Quando a opção de ver clipping está ativada, verá, como por exemplo no ficheiro da secção 5 os cinco clippings existentes, com uma linha vermelha onde ele ocorre.

Se quiser que eu tente corrigir (sem regravação) os clippings é só dizer. Não sei como se faz, tenho sempre regravado quando a questão me surge, mas pode ser que consiga.

Quanto ao tempos que eu referi anteriormente:

31:05 está errado, o correcto é 31:50 - encontrei um "clipping" que não tinha detectado anteriormente na palavra "cear". Texto: "--Cear! se se podia chamar cear ir ao
Gremio rilhar um bife corneo e tragar um Collares peçonhento!

32:52 está também errado, deverá ler-se 33:52- novo clipping aos 33:52 na palavra "dize" , texto "A Paço d'Arcos, a Loires, a Queluz. Dize que sim."

38:48 - outro clipping que só agora detectei, na palavra Sebastião, texto "Sebastião ergueu-se logo:
--Que disse ella, tia Joanna?

47:38 está errado, deverá ser 47:32
-
mais um clipping em "..tu supões" no texto "--Mas tu suppões que uma rapariga de bem..."

48:30 - outro clipping em "como saindo" no texto..."--Mas--disse Julião, como sahindo d'uma reflexão--a visinhança? Como a
visinhança?

E é tudo, acho que desta vez me expliquei melhor :)
Até breve Sofia
Cristina Luiz
Portugal
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

Sofia
Post Reply