[COMPLETE[SOLO][PORTUGUÊS][romance]O Primo Bazilio - Eça de Queirós - kit

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

sofiaseabra wrote: February 19th, 2023, 2:23 pm Obrigada,
O que queria dizer é que se pode tornar chato ouvir um livro quando os capítulos vêm tão espaçados, às tantas já não nos lembramos do anterior...
Se dermos 2 ou 3 capítulos de avanço, talvez dê para ir ouvindo um por semana e não perder o sentido do livro.
Sim sim, tem razão. Mas penso que não me fará diferença ficar a aguardar, mesmo que seja muito tempo, por isso, por mim esteja mesmo à vontade. Costumo estar sempre a ler mais de um livro ao mesmo tempo e em leituras conjuntas algumas em que tenho mesmo de esperar por outros leitores (ou eles por mim) por isso já estou habituada 😃. Mas depois vamos falando 😊. Eu conto sempre avisar/dar previsão das minhas disponibilidades para fazer o PL.
Obrigada pelo seu cuidado! 😊 Até breve!
Cristina Luiz
Portugal
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá!
Fiz hoje o PL deste primeiro capítulo, mas vou aguardar que chegue até mim uma edição em papel porque fiquei com algumas dúvidas numa ou noutra palavra. Até deveria ter já tratado disto porque não gosto de fazer PL sem ter um edição em papel como "reserva" :)
Espero amanhã já ter esclarecido as minhas dúvidas e colocar aqui o resultado do PL!
Obrigada e até breve!
Cristina Luiz
Portugal
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

ok obrigada, mas apesar de eu tentar deixar as palavras exatamente como lá estão o objetivo do PL não é tanto ver se tudo está perfeito mas sim ver se não há repetições, barulhos de fundo que incomodem ou se o som está demasiado alto, ou baixo. Para além disso eu tenho realmente que ler o livro que está em domínio público por isso se a edição não for a mesma pode haver ligeiras diferenças.
Se alguma palavra que eu digo não se percebe, o melhor é dizer-mas e eu vou tentar torná-las mais claras (se conseguir) :thumbs:
Sofia
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

sofiaseabra wrote: February 21st, 2023, 10:34 am ok obrigada, mas apesar de eu tentar deixar as palavras exatamente como lá estão o objetivo do PL não é tanto ver se tudo está perfeito mas sim ver se não há repetições, barulhos de fundo que incomodem ou se o som está demasiado alto, ou baixo.
Ok, sendo assim, se deseja apenas esse nível de PL, está pronto e na próxima irei verificar apenas o padrão. Assim até fica mais fácil :D

Deixo hoje tudo o que encontrei, deixando claro à sua consideração fazer ou não alterações.

00:00 - Introdução não está conforme as indicações:

Indicado:
"Seção # de O Primo Bazilio.
Esta é uma gravação LibriVox. Todas as gravações LibriVox estão em domínio público. Para mais informações, ou para ser voluntário, por favor visite librivox.org."
[Opcional: "Lido por seu nome."]

"O Primo Bazilio, de José Maria de Eça de Queirós.
Título da Seção."


Lido:
O Primo Bazílio por José Maria de Eça de Queiróz
Esta é uma gravação LibriVox. Todas as gravações LibriVox estão em domínio público. Para mais informações, ou para ser um voluntário, por favor visite librivox.org."
O Primo Bazílio, Capítulo um

Por mim está óptimo assim, mas não sei se terá sido propositado ou não, daí o mencionar.
O que também me têm aconselhado é que se troque o "um" do capítulo, por capítulo "primeiro". Eu tenho acatado porque achei que de facto ficaria mais bonito.

00:23 - texto: "Jorge fechou o volume de Luiz Figuier.."
lido: Jorge fechou o volume de Luiz de Figuier ...

02:40 - texto: "Dormir nos montados, em quartos que cheiram a tijolo cozido..."
lido: Dormir nos moutados

10:20- texto: "tufado pela gomma das saias—mostrava um pé pequeno, bonito, muito apertado em botinas de duraque com ponteiras de verniz."
lido: tufado pela gomma das saias—mostrava um pé pequeno, bonito, muito apertado em botins de duraque com ponteiras de verniz.

18:18 - texto: "cheias d'uma luz saudosa, idealisadora e branca"
lido: cheias d'uma luz céudosa, idealisadora e branca

18:31 - texto: "...as tardes na varzea de Collares..."
lido: as tardes nas varzeas de Collares

21:07 - texto: "Ai! adeus, acabaram-se os dias"
lido: Ai! deus, acabaram-se os dias

41:11 - texto: "—Ora, vamos, Luiza, confessa. Tenho ou não razão?"
lido: —Ora, vamos, Luiza, confessa. Tem ou não razão?

46:50 - texto: "Tu zangaste-te ha bocado?"
lido: Tu zangastes-te ha bocado?

pode também ser retirado cerca de 1 segundo de silencio no final (tem 6,2 aproximadamente)

Isto são tudo questões de pequenos pormenores. Quando à experiência enquanto ouvinte, está um pouco desagradável o som do vento nas palavras p , b e outras. parece que se está a bater no microfone, como pancadas. Aconselharia o uso de um "pop filter" ou talvez afastar um pouco mais do microfone, mas isto não aconteceu em todo áudio. Acontece até aos 15 minutos depois parece ser uma nova sessão de gravação, onde os únicos sons "a mais" são de salivação, e voltam depois as "pancadas" pelo vento de leitura muito junto ao microfone a partir dos 29 minutos de novo.

Não é nada que impeça o PL OK claro, mas menciono para se possível poder ser corrigido nos próximos áudios. Havendo neste toda uma parte onde isto não acontece, parece-me poder ser possível e assim se melhorar a qualidade e a experiência de quem ouve.

Bom trabalho! Muito obrigada por esta primeira parte! :clap: Esta história promete! Próximos PLs, é só dizer, que não compararei com o texto lido. Assim até ficam prontos os PLs mais cedo :D

Até breve!
Cristina Luiz
Portugal
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

É verdade, não é perfeito, mas dá-me muito trabalho e ouço de novo para tentar corrigir os erros. Vou voltar a gravar a secção em que o som não ficou bom, quanto ao resto não vou emendar, se tentar que fique perfeito não vou conseguir fazer nada. Quanto ao meu início, sempre fiz assim e nunca houve nenhum problema.
Sim, para o próximo PL não compare com o texto. Diga-me só se alguma coisa não se percebe ou se não faz sentido.
Sofia
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

sofiaseabra wrote: February 21st, 2023, 11:46 am É verdade, não é perfeito, mas dá-me muito trabalho e ouço de novo para tentar corrigir os erros. Vou voltar a gravar a secção em que o som não ficou bom, quanto ao resto não vou emendar, se tentar que fique perfeito não vou conseguir fazer nada. Quanto ao meu início, sempre fiz assim e nunca houve nenhum problema.
Sim, para o próximo PL não compare com o texto. Diga-me só se alguma coisa não se percebe ou se não faz sentido.
ok combinado!
Cristina Luiz
Portugal
Kitty
LibriVox Admin Team
Posts: 39559
Joined: March 28th, 2014, 5:57 am

Post by Kitty »

CrisLuiz wrote:Fiz hoje o PL deste primeiro capítulo, mas vou aguardar que chegue até mim uma edição em papel porque fiquei com algumas dúvidas numa ou noutra palavra. Até deveria ter já tratado disto porque não gosto de fazer PL sem ter um edição em papel como "reserva"
sofiaseabra wrote:ok obrigada, mas apesar de eu tentar deixar as palavras exatamente como lá estão o objetivo do PL não é tanto ver se tudo está perfeito mas sim ver se não há repetições, barulhos de fundo que incomodem ou se o som está demasiado alto, ou baixo. Para além disso eu tenho realmente que ler o livro que está em domínio público por isso se a edição não for a mesma pode haver ligeiras diferenças.
Se alguma palavra que eu digo não se percebe, o melhor é dizer-mas e eu vou tentar torná-las mais claras (se conseguir) :thumbs:
hello again, Cris and Sofia

Cris: if you want to follow along with the text, you need not buy a new copy. The link to the text is mentioned in the first post. This is a public domain text source, while books that you may buy now are probably modernized versions, so the text might deviate a bit. Sofia will have to read from the link in the first post so to follow along, you would have to use the same.

I also prefer to follow along with a text, otherwise it can happen that whole sentences were missed and I wouldn't notice :? For PL notes, if it's not Word Perfect that is required, you need only mention the deviations that are either too prominent, where you have the impression another text was used. Or words that change the meaning of the sentence.

For example (in English):

original text: The woman was walking in the park.
> reader says: The man was walking in the park. - change of meaning, needs to be mentioned and corrected
> reader says: The woman was walking in a park. - no significant change, needs not to be mentioned or corrected unless reader wants to be word perfect
> reader says: The beautiful woman was walking quickly along the park. - Too big a change, one has to question the text source, maybe reader used a modernized version - should be mentioned and corrected

Does this help ?

Sonia
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Sure, thanks!

The paper edition I use just to clarify some words. Like for example in this first section there is a Pedro Camara , but I never heard this last name , I only know Câmara. I would want to look up in a paper edition which it is, even now, knowing there will be no changes.

As for my observations I only wrote here the ones, that if it was my project I would prefer to change. I did not do word perfect. There are many more differences in what was read, but that don't change a thing for the listener, so I did not even mention. I know perfect is not doable but on my projects I like to try to do the best possível.

Thanks, next PL I now know what is expected from me and will do as indicated. Best regards, "see you" soon! 😀
Last edited by CrisLuiz on February 22nd, 2023, 12:50 am, edited 3 times in total.
Cristina Luiz
Portugal
Kitty
LibriVox Admin Team
Posts: 39559
Joined: March 28th, 2014, 5:57 am

Post by Kitty »

CrisLuiz wrote: February 21st, 2023, 10:51 am Indicado:
"Seção # de O Primo Bazilio.
Esta é uma gravação LibriVox. Todas as gravações LibriVox estão em domínio público. Para mais informações, ou para ser voluntário, por favor visite librivox.org."
[Opcional: "Lido por seu nome."]

"O Primo Bazilio, de José Maria de Eça de Queirós.
Título da Seção."


Lido:
O Primo Bazílio por José Maria de Eça de Queiróz
Esta é uma gravação LibriVox. Todas as gravações LibriVox estão em domínio público. Para mais informações, ou para ser um voluntário, por favor visite librivox.org."
O Primo Bazílio, Capítulo um
Sofia: the intro should definitely contain the section number in the beginning. In the second section you can use the abbreviated intro that is mentioned in the first post but it still needs to start with the section number.

What you could optionally change is say "Capitulo um" or "primeiro" instead of "Seção uma" or "primeira". But I would only recommend that if none of the chapters need to be split in two because they exceed the 74 minutes length. If you need to split, "Seção" is less chaotic to use. You can always say "Capitulo" in the second part of the intro, right before the title.

Is it clearer explained now ? In fact the wording can simply be read from the first post, everything except the number is written out. After so many recordings, I still read the wording from the first post for my sections, even though technically I do know it by heart :lol: but it's easier to simply follow along with the written text and the risk of making errors is smaller.

Sonia
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

Hello,
I have changed the beginning an recorded the sections where the sound was not good, but I am human, I will make mistakes. The really big ones, I record again but if I read an extra "d"or an extra "s" or simply say something slightly different and that does not change the meaning of the text I dont correct it for two reasons: the sound comes a bit different everytime, and the recording gets worst than it was, and I could never finish anything.
I do Not have a recording studio. My sound is not perfect, I have a dog and he snores and it is possible that some times you can detect it, I breath and i swallow, there is nothing I can do about it. If you think that my recording does not have enough quality for librivox, just tell me and I won´t record anymore.
Sofia
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Hello Sofia
I will listen to the new audio tomorrow afternoon.
Best regards.
Cristina Luiz
Portugal
Kitty
LibriVox Admin Team
Posts: 39559
Joined: March 28th, 2014, 5:57 am

Post by Kitty »

sofiaseabra wrote: February 22nd, 2023, 2:31 pmif I read an extra "d"or an extra "s" or simply say something slightly different and that does not change the meaning of the text I dont correct it
that's fine, it's what I said as well in my previous post. We do not aim for perfection :)
I breath and i swallow, there is nothing I can do about it.
that is human and if you were not breathing and swallowing, you would sound like a robot and that would definitely be creepy ;) of course you should leave your breaths in
If you think that my recording does not have enough quality for librivox, just tell me and I won´t record anymore.
I am sure you are doing well. As I said, we do not aim for perfection. It should be a fun hobby and you have to enjoy it. That is the most important thing.

Sonia
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

I recorded it again. That is the easy part, it´s far from ready. Now I have to edit it, listen to it, record the parts where I see I got it wrong and then it´s ready...
Sofia
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

ok, sorry, I misunderstood.
No problem.
Cristina Luiz
Portugal
sofiaseabra
Posts: 248
Joined: April 7th, 2020, 7:43 am
Location: Lagos, Portugal

Post by sofiaseabra »

Hello,
Chapter 1 again, everything is new except from min 15-29 (more or less)

https://librivox.org/uploads/kitty/primobazilio_01_ecadequeiros_128kb.mp3
48:23
Sofia
Post Reply