[PORTUGUESE] O Guarani, de José de Alencar - Leni

Deutsche Projekte, Nederlandstalige Projecten, Proyectos en español, projets en français, Projekty po polsku, 日本語のプロジェクト
Post Reply
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

O Guarany: Romance Brasileiro, de José de Alencar (1829 - 1877)
O Guarany: Romance Brasileiro é um romance histórico escrito por José de Alencar, originalmente publicado em capítulos no jornal Diário do Rio de Janeiro, durante o ano de 1857, sendo editado em livro no fim do mesmo ano. A obra entrelaça a temática da miscigenação e dos embates entre os portugueses e os nativos com um enredo romântico da relação entre um nativo, Peri, e uma filha de portugueses, Cecília. O Guarani foi um sucesso imediato quando da sua publicação em folhetim, e foi responsável pela fama de Alencar, tendo originado dezenas de releituras e adaptações, inclusive para outros meios, como ópera, cinema, teatro e quadrinhos. (Resumo por Leni)
Texto-fonte (leia apenas a partir deste texto!) https://digital.bbm.usp.br/view/?45000018465#page/706/mode/2up

Prazo: Por favor envie sua gravação dentro de dois meses depois de sua reserca. Se você não puder completar a gravação dentro deste limite, por favor deixe uma mensagem no tópico abrindo mão de sua reserva ou pedindo ao coordenador uma extensão de prazo. Se sua gravação não estiver complera até o prazo, a seção poderá ser reservada por outra pessoa, a critério do coordenador.

Reservando seções: Observe na Janela Mágica abaixo a lista de seções disponíveis. Poste uma resposta neste tópico, reservando a seção que você gostaria de gravar.

Recém-chegado ao LibriVox? Por favor leia nosso Guia do Recém-Chegado para mais instruções. Um guia rápido para nossas especificidades técnicas pode ser encontrado aqui.

Nível de Revisão de Áudio: Padrão
Possíveis Revisores, por favor leiam o Guide for Proof-listeners.

Por favor, não descarregue arquivos pertencentes a projetos em andamento, exceto se você for o Coordenador do Projeto ou o Revisor de Áudio. Nossos servidores não estão preparados para lidar com grande volume de tráfego de dados. Por favor aguarde até que o projeto esteja completo. Obrigado!

Magic Window:



BC Admin
Especificações técnicas para gravações LibriVox: mono (1 canal), 44100 Hz sample rate, 128 kbps variação de bits constante MP3. Veja aqui os Tech Specs

Informação sobre a organização do livro:
A obra tem quatro partes e um epílogo, e a numeração dos capítulos e das páginas reinicia a cada parte, apesar de estarem todas em sequência no mesmo arquivo pdf. Por favor cheque com cuidado o nome do seu capítulo e páginas, e observe se o seu capítulo está na parte 1, parte 2 etc., e mencione de acordo no início da gravação. No caso do epílogo, não há título do capítulo, mas apenas o número, que deve ser lido no lugar do título. Observe ainda que o número do arquivo deverá ser o número da seção (coluna mais à esquerda na janela) e não o número do capítulo. Qualquer dúvida, por favor pergunte!


Introdução da gravação:
Deixe entre 0.5 e 1 segundo de silêncio no início da gravação.

Diga:
"Parte [#], Capítulo# de O Guarany: Romance Brasileiro. Esta é uma gravação LibriVox. Todas as gravações LibriVox estão em domínio público. Para mais informações, ou para ser voluntário, por favor visite librivox.org." [Opcional: "Lido por seu nome."] "O Guarany: Romance Brasileiro, de José de Alencar. [Título do capítulo]"
Fim da gravação:
Diga:
"Fim do capítulo #." [Opcional, e se não tiver sido dito na introdução: "Lido por seu nome, cidade, data."]
Se você estiver gravando a última seção do livro, acrescente:
"Fim de O Guarany: Romance Brasileiro, de José de Alencar."
Deixe 5 segundos de silêncio ao final de sua gravação.

Nome do arquivo: guarany_##_alencar_128kb.mp3 onde ## é o número da seção. (e.g. guarany_01_alencar_128kb.mp3)

Envie o arquivo através do LibriVox Uploader: https://librivox.org/login/uploader
Image
(Se você tiver dificuldades em ver a imagem acima, por favor contate um administrador)

Você deverá selecionar o MC: Leni

Copie e cole o link do arquivo gerado pelo uploader em uma nova mensagem neste tópico, junto com a duração do arquivo em minutos e segundos. Fique de olho neste tópico, para receber as notas do Revisor.

Se você tiver quaisquer dúvidas, não deixe de perguntar! É só postar neste tópico.
Leni
=================
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Cá estamos com um projeto ambicioso, mas que já foi solicitado mais de uma vez. :)
Leni
=================
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Leni wrote: May 18th, 2022, 4:40 pm Cá estamos com um projeto ambicioso, mas que já foi solicitado mais de uma vez. :)
Opa, mas que beleza!
Gostaria de pegar direto o capítulo 2 - um antigo fidalgo entao.
Para ver se eu entendi certo: comeco a leitura dizendo "Primeira Parte, Capítulo 2 de O Guarany: Romance Brasileiro. [Librivox etc.] O Guarany: Romance Brasileiro, de José de Alencar. Um antigo fidalgo"

E leio "Primeira parte", como está escrito no livro? Ou "Parte 1"?

:clap: :clap: :clap: Bem feliz com o novo projeto. Obrigada à organizadora!
Abracos
Monica
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

Gostaria de ler a seçao 4 IV - A luta.
Acho que talvez não seria necessário dizer mais uma vez, mas ... "eu também estou bem feliz com o novo projeto!" :D
Elogios à organizadora! :clap:
Pier
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

libriMAH wrote: May 19th, 2022, 1:37 am Opa, mas que beleza!
Gostaria de pegar direto o capítulo 2 - um antigo fidalgo entao.
Para ver se eu entendi certo: comeco a leitura dizendo "Primeira Parte, Capítulo 2 de O Guarany: Romance Brasileiro. [Librivox etc.] O Guarany: Romance Brasileiro, de José de Alencar. Um antigo fidalgo"

E leio "Primeira parte", como está escrito no livro? Ou "Parte 1"?

:clap: :clap: :clap: Bem feliz com o novo projeto. Obrigada à organizadora!
Abracos
Monica

Obrigada, Monica! Seção reservada.

Eu diria Parte 1; fora isso, o resto é isso mesmo!
Leni
=================
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Iunta4Ios wrote: May 19th, 2022, 9:51 am Gostaria de ler a seçao 4 IV - A luta.
Acho que talvez não seria necessário dizer mais uma vez, mas ... "eu também estou bem feliz com o novo projeto!" :D
Elogios à organizadora! :clap:
Pier
Obrigada, Pier! Eu acho que você foi uma das pessoas que tinha mencionado essa obra, há um tempo!

Seção reservada.
Leni
=================
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

Leni wrote: May 19th, 2022, 10:06 am
...Eu acho que você foi uma das pessoas que tinha mencionado essa obra, há um tempo!...
...
Verdade! Então elogios também à sua memória !
Pier
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Oi, Leni;
Oi, Pier;
Oi, Monica.

Gostaria de reservar para mim a seção 3! Parabéns pelo novo projeto! Queria muito superar essa minha agonia de não conseguir gravar seções sem a história pregressa. Vocês passam pelo mesmo? É por isso que estou pegando uma seção mais no início: para que eu possa escutar às duas anteriores.
Vamos ver. Será que essa relação do indígena com a portuguesa dará certo? Não conhecia a obra. Do José de Alencar só conhecia (não li ainda) a Iracema. Vai ser bom pra conhecer o autor.

A introdução fica assim?
"Parte 1, Capítulo 3 de 'O Guarany: Romance Brasileiro'. Esta é uma gravação LibriVox. Todas as gravações LibriVox estão em domínio público. Para mais informações, ou para ser voluntário, por favor visite librivox.org." Lido por Dyefferson Azevedo. "O Guarany: Romance Brasileiro, de José de Alencar. Capítulo 3: A bandeira"
Sempre me colocaram medo dizendo que a escrita do Alencar era difícil. Se eu não conseguir trabalhar bem com o texto, devolvo a seção. :roll: :cry:
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Obrigada, Dyefferson! Seção reservada. E sim, a introdução é assim mesmo.

Quanto a isso da história pregressa: com alguns livros sim, com outros não. :) O que eu já fiz no passado, e pode te ajudar no futuro, é caso você pegue um capítulo muito à frente, procure online um resumo da história. Assim você nao precisa ler tudo que veio antes, mas sabe o que aconteceu.

Não acho o Alencar mais difícil do que o Machado não. Mais ou menos a mesma coisa. Os romances regionalistas têm só o problema de ele usar nomes de coisas ou lugares menos conhecidos, mas não acho muito diferente do Machado. :) Espero que você goste, qualquer coisa que possamos ajudar, não deixe de avisar!
Leni
=================
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

Aqui está a seção 4 - A luta:
https://librivox.org/uploads/leni/guarany_04_alencar_128kb.mp3
(15:44)
Espero que meu sotaque, mesmo sendo muito italiano, em todo o caso, dê crédito à prosa de José de Alencar! :wink:
Pier
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Obrigada, Pier! Aqui todos os sotaques são bem vindos! :D E se ninguém aparecer em breve para fazer o PL, eu mesma faço.
Leni
=================
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Leni wrote: May 19th, 2022, 10:04 am
libriMAH wrote: May 19th, 2022, 1:37 am Opa, mas que beleza!
Gostaria de pegar direto o capítulo 2 - um antigo fidalgo entao.
Para ver se eu entendi certo: comeco a leitura dizendo "Primeira Parte, Capítulo 2 de O Guarany: Romance Brasileiro. [Librivox etc.] O Guarany: Romance Brasileiro, de José de Alencar. Um antigo fidalgo"

E leio "Primeira parte", como está escrito no livro? Ou "Parte 1"?

:clap: :clap: :clap: Bem feliz com o novo projeto. Obrigada à organizadora!
Abracos
Monica

Obrigada, Monica! Seção reservada.

Eu diria Parte 1; fora isso, o resto é isso mesmo!
Aqui está o capítulo 2:
https://librivox.org/uploads/leni/guarany_02_alencar_128kb.mp3 (12:43)
Abracos
Monica
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Gostaria de pegar o capítulo 5 também. Obrigada.
Saudacoes
Monica
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Obrigada, Monica!
Leni
=================
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá!

Como a todos os autores novos à minha narração, engasguei em algumas partes, mas aqui vai o arquivo:

https://librivox.org/uploads/leni/guarany_03_alencar_128kb.mp3 (13:46)
Post Reply