COMPLETE [PORTUGUESE]Os Deuses de Casaca, de Machado de Assis - Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

CrisLuiz wrote: April 29th, 2022, 11:21 am aha! está no texto introdutório de Machado de Assis a explicação deste "fenómeno machista" !! :lol:

Uma das condições impostas ao auctor d'esta comedia,e ao auctor
do Luiz, era que nas peças não entrassem senhoras. D'aqui vem
que o auctor não pôde,como lhe pedia o assumpto, fazer intervir as
deusas do Olympo no debate e na deserção dos seus pares. Os que
conhecem estas cousas avaliarão a difflculdade de escrever uma
comedia sem damas
É um alívio saber que a escolha de não usar senhoras não foi feita por Machado de Assis, mas imposta a ele. Eu gosto demais de machado e teria pena de saber que ele era muito machista!
Pier
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

DyeffersonAz wrote: April 29th, 2022, 11:38 am Pois é, por isso sugeri que o narrador lesse a introdução. Não sei se em peças isso é ou não feito.
Digo isso porque em um aplicativo de terceiros da LibriVox, vi um comentário no "Pérolas e Diamantes" reclamando que um dos contos eram preconceituosos e que "A LibriVox deveria tomar cuidado com o que publica". Não me importo com esses comentários porque sei que como um projeto em domínio público, expomos as obras de forma integral, deixando o juízo de valor para o ouvinte e para o contexto histórico.
O que acham?

Aliás, não sei se o texto é ou não do Machado, como havia dito.
Obrigado por ter posto a nossa atenção na introdução.
Efetivamente acho que seria bom de lê-la. Posso criar facilmente uma seção mais por isso.
O que você acha, Leni?
Pier
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Iunta4Ios wrote: April 29th, 2022, 11:46 am
CrisLuiz wrote: April 29th, 2022, 10:52 am
Pier, posso ficar com o Mercúrio?
temos já minha infecção respiratória hoje deixou-me com uma voz cavernosa que acho que se pode adequar :lol:
É só um pouco mais de trabalho para editar e apagar os ataques de tosse que seguramente vão surgir mas acho que estar doente até pode ser uma vantagem :lol: Mercurio com voz de doente e quem sabe depois outro personagem com a minha voz normal 8-)
Muito bem! Então já temos o primeiro papel atribuido!
Pier
Aqui fica Pier, aproveitando enquanto minha voz está péssima :lol: :lol:

https://librivox.org/uploads/leni/deusesdecasaca_mercurio_1.mp3 (06:56)

Agora a sério, se achar que a voz não é adequada assim, sem problemas! É só dizer que eu gravo depois de novo quando já não estiver doente :)
Cristina Luiz
Portugal
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Olá! Gostaria de reservar para mim o Júpiter. Vou tentar engrossar a voz para ele. É minha primeira atuação, apesar de fazer atuações nos diálogos de contos e seções que leio.

É possível?
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

DyeffersonAz wrote: April 29th, 2022, 3:33 pm Olá! Gostaria de reservar para mim o Júpiter. Vou tentar engrossar a voz para ele. É minha primeira atuação, apesar de fazer atuações nos diálogos de contos e seções que leio.

É possível?
Claro que sim!
Benvindo ao nosso Jupiter.
Por favor, apenas tenha cuidado ao manusear relâmpagos! :lol:
Pier
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Iunta4Ios wrote: April 29th, 2022, 12:39 pm
CrisLuiz wrote: April 29th, 2022, 11:21 am aha! está no texto introdutório de Machado de Assis a explicação deste "fenómeno machista" !! :lol:

Uma das condições impostas ao auctor d'esta comedia,e ao auctor
do Luiz, era que nas peças não entrassem senhoras. D'aqui vem
que o auctor não pôde,como lhe pedia o assumpto, fazer intervir as
deusas do Olympo no debate e na deserção dos seus pares. Os que
conhecem estas cousas avaliarão a difflculdade de escrever uma
comedia sem damas
É um alívio saber que a escolha de não usar senhoras não foi feita por Machado de Assis, mas imposta a ele. Eu gosto demais de machado e teria pena de saber que ele era muito machista!
Pier
E afinal o autor conseguiu de alguma forma "dar a volta" à proibição :P , mencionando algumas deusas, que apesar de não surgirem como personagens, o papel do "feminino" na peça acaba sendo inegavelmente importante :)
É por exemplo mencionada Diana (deusa Artemis no grego), Hebe (a romana Juventus) e Vénus (a grega Afrodite)

Parece haver nesta peça alguma "promiscuidade" entre as designações gregas "originais" dos deuses e as romanas. Na maioria são as designações romanas que prevalecem mas depois há algumas excepções...Fez-me um pouco de confusão, mas penso que talvez pudesse ser normal para a época e tendo o autor escrito a peça em verso, talvez as escolhas dos nomes utilizados tenham sido uma questão de conveniencia para melhor servir o texto?... Não sei... alguém entendido nestes assuntos pode opinar? :?: Eu agradeceria muito porque gosto sempre de aprender um pouco mais :D
Cristina Luiz
Portugal
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

CrisLuiz wrote: April 29th, 2022, 2:37 pm

Aqui fica Pier, aproveitando enquanto minha voz está péssima :lol: :lol:

https://librivox.org/uploads/leni/deusesdecasaca_mercurio_1.mp3 (06:56)

Agora a sério, se achar que a voz não é adequada assim, sem problemas! É só dizer que eu gravo depois de novo quando já não estiver doente :)
Muito bem Cristina! Quase non consegui reconhecer a sua voz tão cavernosa! Porém me parece efetivamente bem adequada a Mercúrio!
PL. OK.
Só invadiste o espaço do teu amigo Marte (talvez por causa de demais entusiasmo na leitura o pelo feito de estar doente...) pronunciando uma frase que é dele (1:40, pag 34).
Estou brincando! Para o contexto e comparando com outras edições a frase é de Mercúrio mesmo ( e Marte não é presente na scena).
Pier
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Iunta4Ios wrote: April 30th, 2022, 6:55 am
CrisLuiz wrote: April 29th, 2022, 2:37 pm

Aqui fica Pier, aproveitando enquanto minha voz está péssima :lol: :lol:

https://librivox.org/uploads/leni/deusesdecasaca_mercurio_1.mp3 (06:56)

Agora a sério, se achar que a voz não é adequada assim, sem problemas! É só dizer que eu gravo depois de novo quando já não estiver doente :)
Muito bem Cristina! Quase non consegui reconhecer a sua voz tão cavernosa! Porém me parece efetivamente bem adequada a Mercúrio!
PL. OK.
Só invadiste o espaço do teu amigo Marte (talvez por causa de demais entusiasmo na leitura o pelo feito de estar doente...) pronunciando uma frase que é dele (1:40, pag 34).
Estou brincando! Para o contexto e comparando com outras edições a frase é de Mercúrio mesmo ( e Marte não é presente na scena).
Pier
Pois é! Pareceu-me erro do texto e pensei: "mais vale gravar a mais, que a menos", já que a minha voz hoje já poderia estar completamente diferente! :lol:
que bom o PL ok! Obrigada Pier!
Cristina Luiz
Portugal
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

No fim adicionei mais uma seção: introdução, que me parece merece ser lida.
Pier
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Iunta4Ios wrote: May 1st, 2022, 1:01 am No fim adicionei mais uma seção: introdução, que me parece merece ser lida.
Pier
Concordo plenamente, Pier! (Desculpa a demora na resposta aqui).
Leni
=================
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

Obrigado Leni!
Bom você concordar! Fico mais confortado :D !
Estou tentando entender si a introdução foi escrita efectivamente por Machado, como parece. Qual é a sua opinião?
Pier
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Eu entendo que é do Machado sim, Pier. Eu chequei também no site do Ministério da Educação do Brasil, que organizou a obra completa de Machado online, e eles também incluem o prefácio, então me parece que eles também acham que é do próprio Machado (http://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista/itemlist/category/27-teatro).
Leni
=================
Iunta4Ios
Posts: 2897
Joined: April 6th, 2018, 2:31 am
Location: Solar system, third planet from the sun, Italy
Contact:

Post by Iunta4Ios »

:thumbs:
Pier
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Oi! Eu pegaria o Cupido, entao.
Abracos
Monica
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

PS. Tem algum jeito de assinar o forum inteiro, ou como é que voces sempre ficam sabendo tao rápido dos novos projetos??
Post Reply