[PORTUGUESE] Horto, de Auta de Souza - Leni

Deutsche Projekte, Nederlandstalige Projecten, Proyectos en español, projets en français, Projekty po polsku, 日本語のプロジェクト
Post Reply
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Daniel.
Bem vindo. É um prazer ter vozes novas por aqui. :thumbs:
Claro que vou caprichar no PL, pois, uma vez o áudio livro editado, é muito difícil, praticamente impossível, corrigir erros. E fica "pra sempre". E, tenho certeza que você, daqui a alguns anos, ouvindo o que gravou, quando ainda era jovem, não vai querer ter vergonha do que fez. Por isto, melhor consertar agora, né? :wink:
Vou baixar o áudio e, no mais tardar, amanhã volto com os comentários.

Vi seu teste de um minuto e gostei muito de sua voz. Aliás, sinto não termos mais vozes jovens e boas como a sua por aqui. Até dei um OK em seu "1 minute test". Mas não sei exatamente como funciona esta parte do LibriVox. Então vou deixar para Leni - que é a coordenadora deste projeto Horto - adicionar você como "new reader", OK?
Não consegui adicionar você e seu áudio à MW, à janela. De todo modo já baixei o áudio e vou escutar mais tarde.
Tenho certeza que já já Leni vai completar o processo de sua admissão. E eu vou me informar com ela como se faz tudo, para ficar preparada para mais vozes novas e mais vozes jovens que, espero, apareçam por aqui.

Mais uma vez, seja bem vindo! Sinta-se em casa :D

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

DyeffersonAz wrote: April 3rd, 2022, 6:53 am Oi, Leni!

Gostaria de reservar a seção 8. Não reservo para mim, mas para meu irmão que me pediu para fazer uma gravação. Ele criou uma conta com o nome de "Danyel". Como ele é menor de idade, a conta dele se encontra inativa até que o formulário que eu mandei para o e-mail "librivox.forum@gmail.com" seja recebido (o enviei ontem). Mesmo assim, gostaria de reservar desde já para ele a seção. Não sei se é possível colocar o nome dele na janela.
Perguntando a ele o nome no catálogo, me respondeu que seria "Danyel Azevedo". Gostaria de lhe perguntar quais são as restrições no caso dele por ser menor.

Até mais! :thumbs:
Oi, gente

Desculpa a demora, estava viajando, cheguei ontem e morri, porque estou além de tudo gripada. Mas vamos lá: restrições, restrições mesmo, não há. É só porque, legalmente, um menor de idade não pode por si mesmo tomar decisões legais como por exemplo liberar uma gravação em domínio público, então uma pessoa maior de idade tem que se responsabilizar por ela. É só isso. :) Então se, quando o Danyel for maior de idade, ele achar um absurdo que a gravação dele tá em domínio público, é com você que ele vai ter que se resolver :mrgreen: ou com quem quer que tenha assinado por ele.

Já acrescentei ele no catálogo.
Leni
=================
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Danyel wrote: April 3rd, 2022, 7:13 pm Sou novo por aqui e quero começar lento, sou irmão do Dyefferson e quero reservar a seção 8. Já gravei o teste e a seção 8, porém estou esperando o meu acesso ao computador.

Muito grato!

Danyel :thumbs:
Seja bem-vindo, Danyel, e desculpa a demora aqui. Já acrescentei você no catálogo, e sua seção na janela, para o PL de Rachel.
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Danyel.

PL da Seção 9 – Cantando

Parabéns, Danyel. Além de ter uma bela voz para narração, leitura e entonação adequadas para poesia, você cometeu apenas 2 (dois!) errinhos menores no texto. Bom demais pra quem está começando. Mesmo assim, vai precisar ler tudo o que está escrito abaixo :lol:

O “Checker” reprovou seu áudio em um dos detalhes técnicos que avalia, alegando ter muito ruído ao fundo. Pra falar a verdade, meu ouvido não consegue captar esses “ruídos”, a não ser que seja alguém falando por perto, uma porta batendo, um cachorro latindo, essas coisas. Por isto eles recomendam passar o áudio pelo Checker, pois uma obra coletiva, feita por várias pessoas, ao ser finalizada passa por alguns processos que podem acabar aumentando este ruído que eu não consigo ouvir. Por isto, a necessidade da gente reduzir o volume destes tais ruídos. O nível de ruído de seu áudio está em 46,9 db. Passe o “noise reduction” no áudio, em uma formatação leve e, com certeza, ficará bem.
Mas aconselho, antes de passar no noise reduction, aumentar um pouco o volume do áudio, pois ele já está na beiradinha do aceito no LV (86,2 dB) e ao passar o noise reduction, como é de se imaginar, o volume vai cair um pouco. E pelo padrão LV precisa ter entre 86 e 90 ou 92 decibéis (dB), OK? Então, dê um “ganho de volume”, como se diz, antes de reduzir o ruído. Depois passe no Checker de novo, para estar seguro de que está tudo OK

Para aumentar o volume: normalize
Abra o áudio no Audacity
Selecione tudo, dando dois cliques em cima do Audi.
Vá a effects>normalize.
Marque “Remove DC”
Marque “normalize maximum amplitude to e escreva na caixa -2.0 dB (menos dois)
Não marque “normalize stereo channel”, pois seu áudio é mono e não stereo
Clicque OK e o “milagre” está feito. Deve dar um bom ganho de volume.

Este é o noise reduction leve, que eu daria:
Noise reduction : 6 dB
sensitividade (sensitivity): 5,00
suavização de freqüência (frequency smoothing): 3
Selecione “Reduce”


Este é o passo a passo para reduzir ruído no Audacity:
Abra o áudio no Audacity,
- selecione no silêncio do início ou do final do áudio um pedaço de meio segundo, ou pouco mais.
- Vá a “effects> noise reduction e marque os números que coloquei acima. “get noise profile”, para que o Audacity tenha idéia do que você quer eliminar (esta amostra não pode ser em cima de texto gravado, mas nos intervalos em silêncio, ou nos silêncios do início ou do final!). A janela vai fechar e você vai estar de novo onde o áudio está aberto.
Clique duas vezes sobre o áudio (ou use outra forma, como quiser), para selecionar todo o áudio;
Com todo o áudio selecionado, vá de novo a effects>noise reduction e clique em OK.
Está pronto. Agora é só salvar de novo o áudio, com exatamente o mesmo nome e fazer o up load pro LV, como você fez com o primeiro áudio; Simples assim.

Aconselho que toda vez que você gravar um áudio, depois de tudo pronto, passe o dito cujo pelo “checker”, para saber se está dentro de algumas especificações técnicas do LibriVox. :wink:

Você pode baixar o Checker daqui: https://wiki.librivox.org/index.php?title=Checker

Agora, o texto.
Você tem uma bela voz de narrador e uma ótima leitura. E cometeu pouquíssimos erros, que precisam ser consertados. Primeira vez e só dois erros. Parabéns! :clap:

1:04 – palavra trocada - luar (ou, se preferir, com uma letrinha a mais, lunar - “n”)
Escrito: “Quando nasce a aurora//Também canta o Luar.”
Lido: “Quando nasce a aurora//Também canta o Lunar.”

1:24 – som da palavra – ressabio . No texto a palavra está escrita errado, com apenas um “s”. Com isto o som que você leu está correto. Mas tal palavra, resabio, não existe. Existe ressabio = sabor. É uma forma variante do verbo “saber”, com sentido de “ter sabor de” (sabe a favo de mel = tem sabor de favo de mel)
Em – “Se espalha no lábio!// Sem gosto de fel;// O doce resabio// De um favo de mel.”

Da próxima vez que você gravar, deixe um espaço maior entre o texto que você está lendo e você dizer “fim da seção...”. Neste áudio você deixou 0,535 do segundo. Poderia ser um pouco mais. Um segundo e meio, por exemplo, é suficiente.
Se quiser acrescentar neste áudio, sinta-se à vontade.

Obrigada por se juntar a nós.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Só mesmo para dizer: bem-vindo Danyel e parabéns pela sua primeira gravação! :clap:
Adorei e acho muito lindo que esteja junto com seu irmão Dyefferson no Librivox :thumbs:
Cristina Luiz
Portugal
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Sabe que eu estou curtindo essa? Tao simples os poemas, mas bonitinhos também, tocantes...
Tao aqui as sessoes 3, 4 e 5:

https://librivox.org/uploads/leni/horto_003_souza_128kb.mp3 00:57
https://librivox.org/uploads/leni/horto_004_souza_128kb.mp3 01:05
https://librivox.org/uploads/leni/horto_005_souza_128kb.mp3 01:20

Gostaria de pegar os proximos: 9, 10, 11 e 12. Obrigada!
Abracos
Monica
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Que bom que está gostando! Esse tipo de obra eu acho ideal para fazer em grupo, porque cada poema é bem curto, então é bem simples, mas para uma pessoa só fazer tudo fica cansativo. :)
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Oi Mônica.

Aqui as considerações sobre as 3 últimas seções que você leu:

Seção 003 – Cantiga – PL OK

Seção 004 – Teus anos – PL OK

Seção 005 – Estrada afora
00:19 – palavra trocada – ruínas – por runas – Muda completamente o sentido.
Escrito:”... Ao pé do riso – a lágrima dorida.” H. Castriciano – Ruínas
Lido: ”... Ao pé do riso – a lágrima dorida.” H. Castriciano – Runas

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

rachelmoraes wrote: April 8th, 2022, 7:35 pm Oi Mônica.

Aqui as considerações sobre as 3 últimas seções que você leu:

Seção 003 – Cantiga – PL OK

Seção 004 – Teus anos – PL OK

Seção 005 – Estrada afora
00:19 – palavra trocada – ruínas – por runas – Muda completamente o sentido.
Escrito:”... Ao pé do riso – a lágrima dorida.” H. Castriciano – Ruínas
Lido: ”... Ao pé do riso – a lágrima dorida.” H. Castriciano – Runas

Rachel 8-)
Ai, meu Deus :D Presta atencao no poema e nao presta atencao na citacao :D
Taqui a nova versao:
https://librivox.org/uploads/leni/horto_005_souza_128kb.mp3

Abracos
Monica
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ola Monica

Seção 005 - Estrada afora PL OK

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Danyel wrote: April 4th, 2022, 6:13 pm Olá!
Como já tinha dito que a seção 8 estava pronta aqui está:

https://librivox.org/uploads/leni/horto_008_souza_128kb.mp3 (01:50)

Danyel :mrgreen:
Gente, acho que as sessoes 8 (Cantando) e 9 (Carlota) estao invertidas na janela magica - mas correta na PL :?: :?: :?: . Na minha versao do livro (Link na pagina inicial), Carlota está na pagina 29 e Cantando a partir da página 30. O proximo capítulo é 10 - Celeste, página 33. :help:
Conferem para mim por favor?
Gravo quando tiver confirmacao. Obrigada
Abraco
Monica
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Gente, acho que as sessoes 8 (Cantando) e 9 (Carlota) estao invertidas na janela magica - mas correta na PL :?: :?: :?: . Na minha versao do livro (Link na pagina inicial), Carlota está na pagina 29 e Cantando a partir da página 30. O proximo capítulo é 10 - Celeste, página 33. :help:
Conferem para mim por favor?
Gravo quando tiver confirmacao. Obrigada
Abraco
Monica
Eita, você tem razão. Eu certamente escrevi errado na hora que montei a janela. Vou pedir ao Danyel que corrija então também o número da seção. Obrigada pela observação, Monica!
Leni
=================
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Danyel wrote: April 4th, 2022, 6:13 pm Olá!
Como já tinha dito que a seção 8 estava pronta aqui está:

https://librivox.org/uploads/leni/horto_008_souza_128kb.mp3 (01:50)

Rachel não tenha pena no PL!

Com prazer!
Danyel :mrgreen:
Oi, Danyel!

Além do PL da Rachel (que está aqui>: viewtopic.php?p=2034897#p2034897), a Monica observou que o número das seções estava trocado! Na verdade a seção que você gravou deveria ser a 9! Por favor, quando fizer as correções, troque também o nome do arquivo, a introdução e o fechamento para seção NOVE! Obrigada!
Leni
=================
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Leni
=================
Post Reply