[PORTUGUESE] Horto, de Auta de Souza - Leni

Deutsche Projekte, Nederlandstalige Projecten, Proyectos en español, projets en français, Projekty po polsku, 日本語のプロジェクト
Post Reply
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Micky.

Seção 81 - SPOT PL OK.

Nem me fale sobre "vizinho ficar quieto". Há meses tem obras em apartamentos no prédio onde moro. Termina uma, começa outra. Tem martelada retirando parede, britadeira retirando piso e por aí afora. Sem falar nos barulhos menos irritantes, mas que impedem gravação de dia. E nas motos que roncam rua acima o dia todo, ambulâncias e outros tantos. Só rindo, pra não chorar :lol:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Olá Leni,
Tudo bem?
Segue abaixo o link de minha primeira gravação referente ao projeto Auta de Souza seção 44 (01:32) Vou aguardar a revisão antes de continuar, caso eu tenha de regravar por algum motivo.

https://librivox.org/uploads/leni/cores.mp3
Seçao 44 (01:32)

Maria White
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Olá, Maria!

Obrigada! Em breve a nossa revisora, Rachel, vai te dar o feedback da sua gravação. Adianto já que o nome do arquivo precisa seguir o modelo como descrito no primeiro post: horto_044_souza_128kb.mp3 Mas vamos aguardar a Rachel, que aí você corrige tudo de uma vez só. :D
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Maria.

Bem vinda ao grupo de LV em português. É sempre muito bom ter sangue novo no pedaço. :D

Seção 44 – Cores

Como Leni já disse, o nome do arquivo tem que ser horto_044_souza_128kb.mp3.
Isto é necessário para reconhecimento. Este “044”, o número da seção, é que indica que é o poema “Cores”. Todos os arquivos de áudio que você subir têm que seguir este padrão.

O volume do áudio está em 85,6 dB, quando o padrão LV pede entre 86 e 92. O melhor seria deixar em torno de 90dB. Você pode aumentar este volume no próprio Audacity, ou atravé do programa MP3 gain.
Antes de fazer o up load do áudio é bom passar o que você gravou pelo programa Checker, que mostra impropriedades técnicas, como nome do arquivo, volume etc.
O Checker você acha aqui: https://wiki.librivox.org/index.php/Checker

Silêncio do início tem 5,134 segundos. O padrão LV pede entre 0,5 segundo e menos de 1 segundo. Se você deixar algo em torno de 0,600 fica ótimo. Favor consertar.

0:43 – palavra trocada “é”
, do verbo ser – favor consertar
Escrito:E’ o tempo em que a gente cresce...”
Lido:E o tempo em que a gente cresce...”

1:12 – palavra trocada “é”
, do verbo ser – favor consertar
Escrito:E’ quando pousa a Saudade...”
Lido:E quando pousa a Saudade...

1:14 – quando termina o texto do poema e antes de você dizer “Nova Cruz — Setembro de 1897”, tem um silêncio de 3,540 segundos. Favor reduzir para algo em torno de 1,200 segundo.

Aguardo suas correções.
Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Olá Raquel,
Vou tentar corrigir no melhor das minhas habilidades, pois não consegui usar o audacity, eu trabalho com o vegas.
Obrigado pela atenção,
Até breve,
Maria White
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Oi Maria.

Não conheço o Vegas. Sei um pouco como operar no Audacity e no Sound Forge.
A sugestão do Checker é que ele funciona independente destes programas. Basta estar em MP3 que ele faz a checagem necessária, depois que você tiver editado e corrigido tudo. É só "passar" no Checker ele diz se está tecnicamente de acordo com as exigências do LV: nome do arquivo, volume, nível de ruído etc.

De todo modo, faça no seu tempo, sem pressa.
Eu estou aqui, à disposição, OK?

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Oi Rachel,
Hoje dediquei um bom tempo tentando me familiarizar com o audacity, eu o instalei no laptop faz alguns meses, depois desinstalei e instalei novamente, agora estâ conflitando, chega a um determinado ponto e o programa para de funcionar. No vegas não encontrei ainda o volume (db) 86 a 92, estou tentando nos dois, mas agora preciso de ajuda, pois já fui até onde eu sabia. A ajuda chegará em breve, já contactei a pessoa certa, estou aguardando o retorno dela. Chegarei lá!
Maria
Vilcker7
Posts: 27
Joined: August 25th, 2022, 10:11 pm

Post by Vilcker7 »

Boa noite, amigos, com licença.

Me chamo Vilcker e sou novíssimo por aqui. Estou tentando me acostumar com os equipamentos de áudio, edição, etc...

Por isso, gostaria humildemente de começar com este poema antes de iniciar algum projeto solo, se me permitirem.

Assim sendo, contem comigo para fazer a seção 31 (Versos Ligeiros), e já de adianto, peço perdão por quaisquer eventuais erros.

Muito obrigado pela atenção. :)
Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini tuo da gloriam. Psalm 113
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Olá Leni
Olá Rachel

Fiz as devidas correções, passei no checker e o resultado é esse:
https://librivox.org/uploads/leni/horto_044_souza_128kb_mp3_.mp3 (01:23)

Espero que esteje tudo certinho mesmo!

Maria White
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ola Vilcker.

Pode entrar, que a casa é sua. Super bem vindo. A chegada de cada novo membro nesta comunidade é um prazer. É sinal de que poderemos, cada vez mais, fazer coisas que antes nos pareciam difíceis e algumas até impossíveis. Quanto mais gente, melhor. Ainda que no início todos apanhemos com os aparelhos, a técnica, os padrões LV e esta língua traiçoeira que é o tal português :wink: Mas eventualmente todos nos acostumamos. E daqui a pouco você já estará mergulhado em vários projetos coletivos e em seus próprios solos.

A BC deste projeto é Leni e em breve ela vai te dar um retorno.

Rachel 8-)
Last edited by rachelmoraes on September 14th, 2022, 7:59 pm, edited 1 time in total.
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Oi Maria.

Obrigada pelas correções. Vou ouvir e, no mais tardar amanhã, trago o "veredito" :roll:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Maria.
Como você disse, o Checker já deu o OK quanto ao volume. Perfeito :thumbs:
Mas ainda é preciso reduzir o silêncio na abertura da gravação. Isto o Checker não avalia. Segundo o padrão LV, esta abertura do áudio precisa de algo em torno de meio segundo. Se for menor que isto, o/a ouvinte pode ter uma sensação de sons encavalados, na passagem de uma seção para outra. Se for muito maior, digamos, mais que um segundo, a sensação é de que houve algo errado com a gravação, ou o equipamento que a pessoa usa para ouvir o áudio livro, porque o som demora entrar. Se você deixar algo em torno de 0,600 do segundo fica ótimo. No áudio que você gravou tem 5,025 segundos, ou seja, 10 vezes mais.

Quanto às outras questões, tudo OK.


Só mais uma observação: quando escrever o nome do áudio, não precisa colocar "MP3", pois o equipamento faz isto automaticamente. Escreva só até 128kb. Observe que o nome do áudio que você subiu, em seu post logo acima, tem duas vezes "MP3". Uma que você escreveu e outra que o sistema LV colocou automaticamente.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Oi Rachel. Nossa! E eu emperrada na questão dos segundos! Vou corrigir e reenviar! E vou também eliminar o mp3 extra, volto em breve.
mariawhite
Posts: 106
Joined: July 28th, 2022, 10:16 pm

Post by mariawhite »

Leni, Rachel,

Eu de novo com os novos ajustes, segue o link:
https://librivox.org/uploads/leni/horto_044_souza_128kb.mp3
obrigado pela paciência,
até breve
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Oi Maria.

Eu posso fazer a revisão quantas vezes forem necessárias e explicar de várias formas, até acharmos uma linguagem comum e acertar o passo. Não se preocupe comigo. 8-) Sei que até a gente engrenar com o sistema/padrão LV, os equipamentos e programas, leva tempo. E já estou acostumada com estes atropelos de “início de carreira”. O que espero é que estas pequenas confusões e desacertos não te desanimem. Assim que você aprender todos os macetes, “dominar a fera”, vai achar que os percalços do início realmente valem a pena. :wink:

Mas, vamos à questão do áudio da Seção 044:
Ao corrigir você aumentou o espaço em silêncio, ao invés de diminuir. Estava com 5,025 segundos, agora tem 6,005 segundos. Aumentou em quase um segundo, quando deveria reduzir de quatro segundos e meio.
Pelo padrão LV, no final sim, o silêncio é de 5 segundos. Mas no início é apenas meio segundo (0,5)
Talvez o que esteja confundindo seja a forma de marcação de segundos usada pelo Vegas, que, se não me engano, é um editor de vídeo, ou seja, de imagens e não especificamente de som. Mas se você comparar o espaço que deixa no fim (5 segundos) e o do início (meio segundo), verá que o do final é muito mais longo.
Creio que você mexeu também no silêncio no final do áudio, pois tinha alguns frames menos que os 5 segundos do padrão LV, mas como eram poucos, deixei como estava. E agora o tempo no final tem mais de 5 segundos (o que está perfeito). Com isto o tempo total do último áudio que você mandou deveria cair em relação ao penúltimo. Mas subiu de 1 minuto e 23 segundos, para 1 minuto e 25 segundos, certo?

Vamos tentando, até acertar. Acho que este tipo de situação ocorre quando a gente tem que usar equipamentos e programas com os quais ainda não se acostumou. É uma descoberta. Mas vale a pena.

Enfim, o que precisa agora é reduzir o silêncio do início do áudio para meio segundo. Agora tem 6 segundos e 5 milésimos, ou seja, é cortar "quase" 5 segundos e meio), OK?

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Post Reply