COMPLETE [PORTUGUESE] Relíquias de Casa Velha, de Machado de Assis - Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Oi Leni.
Obrigadíssima pelas informações dos nomes.
E já anotei, "Dicionário de Mitologia", de Pierre Grimal. Vou ver se encontro em algum sebo. E howjsay.com estou colocando na minha pasta de sites de consulta.

Valeu :thumbs:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
luciagug
Posts: 57
Joined: September 10th, 2021, 2:03 pm

Post by luciagug »

Oi, Rachel!
Aqui vai a Seção 2 com os consertos. Abaixo te falo o que precisei fazer.
Duração: 56m58s

https://librivox.org/uploads/leni/reliquiasdecasavelha_02_assis_128kb.mp3

- Incluí as marcações dos capítulos deixando um silêncio de mais ou menos 1,5 segundo, antes depois de cada marcação. Julguei que este tempo soava melhor para destacar os capítulos.

- Precisei regravar os seguintes trechos. A maioria porque os remendos não ficaram bons, e um porque, ao escutar novamente, percebi uns ruídos no fundo:
3:36 - "... e saber que tinha opiniões republicanas.";
3:48 - "...pelo futuro do país.";
4:02 - "... as feições não eram tão corretas ...";
4:09 - "... mais originais.";
4:51 - "Em vez de ir para um lado, ...";
10:33 - "... que lhe saía a ela, ...";
20:34 - "... esta me fará cativa ...";
28:26 - "... e ela abriu-mo;";
30:24 - "... e da varia sorte deles.".

- Usei a ferramenta "Amplificar" para melhorar os "S" nas seguintes palavras:
3:17 - físicas; 3:23 - românticos; 6:34 - ourives; 6:49 - aborrecíveis; 6:55 - passos; 8:09 - janelas; 9:19 - (em)outras; 9:43 - costumes; 9:53 - fadigas; 9:56 - combates; 13:24 - desquitar-nos;
17:18 - domésticos; 21:14 - (vinte)anos; 23:58 - (dias) largos; 24:00 - semanas; 25:43 - (todas as)mulheres; 27:12 - afáveis; 28:26 - ambos.

Estou à disposição.

Abraço.

Lúcia
LindyHolmes
Posts: 40
Joined: November 23rd, 2021, 1:14 pm

Post by LindyHolmes »

Boa tarde a todos!

Segue a gravação da seção 4 - Um capitão de voluntários. Qualquer coisa, estou a disposição para corrigir. Abraços


https://librivox.org/uploads/leni/reliquiasdecasavelha_04_assis_128kb.mp3
Duração: 32min40s
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Oi Lúcia.

Já baixei o áudio com suas correções e vou ouvir o mais breve possível. No mais tardar terça-feira trago os comentários.
Mas desde já posso imaginar que você teve um trabalhão com todas as correções que fez, né?

Obrigada!

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Oi Lindy.

Vou baixar seu áudio agora e ouvir o mais breve possível. Creio que no mais tardar terça-feira terei os comentários pra você, OK?

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
LindyHolmes
Posts: 40
Joined: November 23rd, 2021, 1:14 pm

Post by LindyHolmes »

Certo e obrigada, Rachel. Estarei atenta para os comentários.
rachelmoraes wrote: May 8th, 2022, 4:27 pm Oi Lindy.

Vou baixar seu áudio agora e ouvir o mais breve possível. Creio que no mais tardar terça-feira terei os comentários pra você, OK?

Obrigada.

Rachel 8-)
luciagug
Posts: 57
Joined: September 10th, 2021, 2:03 pm

Post by luciagug »

rachelmoraes wrote: May 8th, 2022, 4:24 pm Oi Lúcia.

Já baixei o áudio com suas correções e vou ouvir o mais breve possível. No mais tardar terça-feira trago os comentários.
Mas desde já posso imaginar que você teve um trabalhão com todas as correções que fez, né?

Obrigada!

Rachel 8-)
Oi, Rachel!
Deu trabalho, sim, mas em cada gravação/regravação eu aprendo algo mais sobre o Audacity.
Aguardo tua revisão para partir para outra.

Abraço,

Lúcia
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Oi Lúcia.

Seção 02 - Maria Cora - PL OK :thumbs:

Sim, com as correções a gente aprende a usar o Audacity e conhece também um pouco mais do modo da gente mesma fazer as coisas, né? Quando comecei a narrar pra LV estava acostumada com outro software de edição e apanhava surras pra fazer como era preciso :lol: Mas, apesar de ainda ter muitas coisas que não sei, já aprendi bastante.
E quanto ao meu jeito de ser, achava que quando estava meio pra baixo, seria melhor não gravar, porque tudo saia ruim e a própria leitura ficava meio pra baixo. Mas descobri que quando estou pra baixo, concentrar no que estou narrando vai melhorando meu estado de espírito. Com isto, por algumas vezes, gravei um texto pra levantar a moral :lol: E nem me importo de depois ter que regravar o início (coisa de uns 5 minutos, geralmente) que ficou com o tom mais pra baixo, pra que a narração toda fique no tom que tem depois que peguei o embalo.

Obrigada por seu trabalhão. Agradeço não como PL, mas como ouvinte, pois ouvir áudio livros é uma das coisas que mais gosto de fazer na vida. :D
Mas só ao narrar e editar a narração é que a gente entende quanto trabalho deu aquilo que se ouve e que parece fluir tão facilmente, como se o/a narrador/a estivesse "dando um passeio" :lol:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Lindy.

É um prazer ouvir sua voz. Suave, agradável, clara. E uma narração com boa entonação, heim!
Se caprichasse no fim de palavras no plural ficaria ainda melhor. Às vezes quase não se ouve o "s". Mas isto não impede o entendimento. É só observação de PL chata :lol:

Bem, mas vamos às considerações objetivas da Seção 04 – Um Capitão de Voluntários:

O nome do arquivo tem que ser escrito todo em letras minúsculas:
< lindy_reliquiasdecasavelha_04_assis_128kb.mp3 >
Observe que você escreveu
< Lindy_reliquiasdecasavelha_04_assis_128kb.mp3>, com o L do seu nome em maiúscula. Por favor, conserte quando mandar o áudio corrigido.

O silêncio na abertura tem 1,141 segundo, quando o padrão LV pede 0,5 do segundo, no máximo um pouco mais. Tem mais que o dobro. Favor reduzir um pouco.

2:51 – som de palavra – jarrete – o som do “re” é fechado, como se tivesse um acento circunflexo ().
Em – “...cadeiras largas, jarrete forte e o pé...”

2:58 – som de palavra – espessas – o som do “pe” é fechado, como se tivesse um acento circunflexo.()
Em – “... vêde nelle as suissas longas, espessas e encaracoladas...”

8:41 – palavra trocada – minudências – o sentido é o mesmo e dá para entender o texto. Você corrige se achar que deve.
Escrito – “Sem entrar em minudências a cerca da origem das relações...”
Lido - “Sem entrar em minúcias a cerca da origem das relações...”

11:59 – tem um longo silêncio, de quase dois segundos
(1,926 segundo) antes de “tem dessas fantasias”. Está fora do padrão de sua leitura. Por favor, reduza um pouco, Veja qual a duração dos intervalos entre uma palavra e outra, imediatamente antes de “tem dessas fantasias” e mantenha o ritmo.

12:39 e 12:45 – são dois intervalos entre falas de duas pessoas diferentes. No primeiro caso o intervalo é de 1,676 segundo. No segundo caso é de 0,464 de segundo. O texto não diz quem fala. Os intervalos com tempos tão diferentes confundem quem ouve, pois quebra o ritmo e mistura as falas. O melhor seria manter um intervalo quase igual entre uma fala e outra, a não ser que se queira dar idéia de uma resposta rápida ou precipitada.

16:01 – som de palavra – Nictheroy – pronuncia-se Niterói, o nome da cidade ao lado da cidade do Rio de Janeiro.
Em – “...na ponte das barcas de Nictheroy...”

18:02 - som de palavra – Nictheroy – pronuncia-se Niterói
Em – “,,,após a viagem redonda a Nectheroy e São Domingos”.

22:18 - som de palavra – Nictheroy
– pronuncia-se Niterói
Em – “...e, por uma symetria romântica, pensei em metter-me na barca de Nictheroy,...”

26:11 – tempo de verbo trocado – conversamos – muda o sentido da frase
Escrito - “Não conversamos muito”
Lido – “Não conversávamos muito

28:36 – mudança de volume e um som estranho neste pedaço de frase, mas dá para entender bem o que se diz. Conserte se achar que deve.
Em – “O rosto exprimia// maior esforço que na véspera.”

Creio que seja isto.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
LindyHolmes
Posts: 40
Joined: November 23rd, 2021, 1:14 pm

Post by LindyHolmes »

Olá, Rachel.

Muito obrigada. Que bom que minha voz lhe agrada, estou melhorando rs
Fechado, vou prestar mais atenção aos "s" nos plurais de agora em diante :lol: :lol: . E quanto às correções, faço hoje mais tarde.

Att, Lindy
rachelmoraes wrote: May 10th, 2022, 8:04 pm Ei Lindy.

É um prazer ouvir sua voz. Suave, agradável, clara. E uma narração com boa entonação, heim!
Se caprichasse no fim de palavras no plural ficaria ainda melhor. Às vezes quase não se ouve o "s". Mas isto não impede o entendimento. É só observação de PL chata :lol:

Bem, mas vamos às considerações objetivas da Seção 04 – Um Capitão de Voluntários:

O nome do arquivo tem que ser escrito todo em letras minúsculas:
< lindy_reliquiasdecasavelha_04_assis_128kb.mp3 >
Observe que você escreveu
< Lindy_reliquiasdecasavelha_04_assis_128kb.mp3>, com o L do seu nome em maiúscula. Por favor, conserte quando mandar o áudio corrigido.

O silêncio na abertura tem 1,141 segundo, quando o padrão LV pede 0,5 do segundo, no máximo um pouco mais. Tem mais que o dobro. Favor reduzir um pouco.

2:51 – som de palavra – jarrete – o som do “re” é fechado, como se tivesse um acento circunflexo ().
Em – “...cadeiras largas, jarrete forte e o pé...”

2:58 – som de palavra – espessas – o som do “pe” é fechado, como se tivesse um acento circunflexo.()
Em – “... vêde nelle as suissas longas, espessas e encaracoladas...”

8:41 – palavra trocada – minudências – o sentido é o mesmo e dá para entender o texto. Você corrige se achar que deve.
Escrito – “Sem entrar em minudências a cerca da origem das relações...”
Lido - “Sem entrar em minúcias a cerca da origem das relações...”

11:59 – tem um longo silêncio, de quase dois segundos
(1,926 segundo) antes de “tem dessas fantasias”. Está fora do padrão de sua leitura. Por favor, reduza um pouco, Veja qual a duração dos intervalos entre uma palavra e outra, imediatamente antes de “tem dessas fantasias” e mantenha o ritmo.

12:39 e 12:45 – são dois intervalos entre falas de duas pessoas diferentes. No primeiro caso o intervalo é de 1,676 segundo. No segundo caso é de 0,464 de segundo. O texto não diz quem fala. Os intervalos com tempos tão diferentes confundem quem ouve, pois quebra o ritmo e mistura as falas. O melhor seria manter um intervalo quase igual entre uma fala e outra, a não ser que se queira dar idéia de uma resposta rápida ou precipitada.

16:01 – som de palavra – Nictheroy – pronuncia-se Niterói, o nome da cidade ao lado da cidade do Rio de Janeiro.
Em – “...na ponte das barcas de Nictheroy...”

18:02 - som de palavra – Nictheroy – pronuncia-se Niterói
Em – “,,,após a viagem redonda a Nectheroy e São Domingos”.

22:18 - som de palavra – Nictheroy
– pronuncia-se Niterói
Em – “...e, por uma symetria romântica, pensei em metter-me na barca de Nictheroy,...”

26:11 – tempo de verbo trocado – conversamos – muda o sentido da frase
Escrito - “Não conversamos muito”
Lido – “Não conversávamos muito

28:36 – mudança de volume e um som estranho neste pedaço de frase, mas dá para entender bem o que se diz. Conserte se achar que deve.
Em – “O rosto exprimia// maior esforço que na véspera.”

Creio que seja isto.

Rachel 8-)
LindyHolmes
Posts: 40
Joined: November 23rd, 2021, 1:14 pm

Post by LindyHolmes »

Bom dia, Rachel.

Fiz as correções conforme me apontou, espero que agora tenha ficado bom.
A única coisa que eu não consegui corrigir foi o nome do arquivo, porque na verdade eu nomeei o arquivo como "reliquiasdecasavelha_04_assis_128kb.mp3" somente, e não com meu nome :hmm: , então esse Lindy que você apontou aparecendo na frente eu realmente não sei como faz para modificar :shock: #Help

https://librivox.org/uploads/leni/reliquiasdecasavelha_04_assis_128kb.mp3
Duração: 32min39s

Att, Lindy
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Lindy.

Seção 04 – Um Capitão de Voluntários - SPOT PL – OK

Quanto ao nome do arquivo, só rindo. Pedindo desculpa e rindo. :oops: :lol:
Quando baixo o arquivo para fazer o PL, coloco o nome de quem narrou, antes do nome do arquivo, pra ficar mais fácil de identificar. Mas sempre (?) presto atenção pra não escrever letra maiúscula, porque o Checker rejeita. Cochilei e escrevi “Lindy”, ao invés de “lindy”. E o Checker rejeitou, é claro. E aí, dormi no ponto de novo e nem lembrei que o erro era meu.
Me desculpe. :oops:

E com isto, assim que Leni identificar a Alcmena, fica fechado mais um Machado de Assis.

Como PL, dou os parabéns a todo mundo que participou. E, como ouvinte, obrigada!

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Obrigada, Rachel. Correções vindo no fim de semana!
Leni
=================
LindyHolmes
Posts: 40
Joined: November 23rd, 2021, 1:14 pm

Post by LindyHolmes »

Oi, Rachel

Ahh, entendi :lol: Então tranquilo, imagina, acontece com as melhores pessoas :wink: Muito obrigada pelas suas considerações e parabéns a todos por mais um projeto :clap: :clap: :clap:

Att, Lindy

rachelmoraes wrote: May 12th, 2022, 4:22 pm Ei Lindy.

Seção 04 – Um Capitão de Voluntários - SPOT PL – OK

Quanto ao nome do arquivo, só rindo. Pedindo desculpa e rindo. :oops: :lol:
Quando baixo o arquivo para fazer o PL, coloco o nome de quem narrou, antes do nome do arquivo, pra ficar mais fácil de identificar. Mas sempre (?) presto atenção pra não escrever letra maiúscula, porque o Checker rejeita. Cochilei e escrevi “Lindy”, ao invés de “lindy”. E o Checker rejeitou, é claro. E aí, dormi no ponto de novo e nem lembrei que o erro era meu.
Me desculpe. :oops:

E com isto, assim que Leni identificar a Alcmena, fica fechado mais um Machado de Assis.

Como PL, dou os parabéns a todo mundo que participou. E, como ouvinte, obrigada!

Rachel 8-)
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Leni
=================
Post Reply