COMPLETE [PORTUGUÊS] Seleção de Obras Poéticas, por Gregório de Matos -Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

This project is now complete! All files can be found at https://librivox.org/selecao-de-obras-poeticas-by-gregorio-de-matos/

Seleção de Obras Poéticas, por Gregório de Matos (1636 - 1696)


Este é um projeto solo convertido em colaborativo para a finalização.

Gregório de Matos Guerra, alcunhado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, foi um advogado e poeta do Brasil Colônia. É considerado um dos maiores poetas do barroco em Portugal e no Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa no período colonial. (Resumo por Evandro Cunha)
Texto-fonte (leia apenas a partir deste texto!) https://digital.bbm.usp.br/view/?45000008657#page/8/mode/2up

Prazo: Por favor envie sua gravação dentro de dois meses depois de sua reserca. Se você não puder completar a gravação dentro deste limite, por favor deixe uma mensagem no tópico abrindo mão de sua reserva ou pedindo ao coordenador uma extensão de prazo. Se sua gravação não estiver complera até o prazo, a seção poderá ser reservada por outra pessoa, a critério do coordenador.

Reservando seções: Observe na Janela Mágica abaixo a lista de seções disponíveis. Poste uma resposta neste tópico, reservando a seção que você gostaria de gravar.

Recém-chegado ao LibriVox? Por favor leia nosso Guia do Recém-Chegado para mais instruções. Um guia rápido para nossas especificidades técnicas pode ser encontrado aqui.

Nível de Revisão de Áudio: Padrão
Possíveis Revisores, por favor leiam o Guide for Proof-listeners.

Por favor, não descarregue arquivos pertencentes a projetos em andamento, exceto se você for o Coordenador do Projeto ou o Revisor de Áudio. Nossos servidores não estão preparados para lidar com grande volume de tráfego de dados. Por favor aguarde até que o projeto esteja completo. Obrigado!

Magic Window:



BC Admin
Especificações técnicas para gravações LibriVox: mono (1 canal), 44100 Hz sample rate, 128 kbps variação de bits constante MP3. Veja aqui os Tech Specs

Introdução da gravação:
Deixe entre 0.5 e 1 segundo de silêncio no início da gravação.

Diga:
"Seção # de Seleção de Obras Poéticas. Esta é uma gravação LibriVox. Todas as gravações LibriVox estão em domínio público. Para mais informações, ou para ser voluntário, por favor visite librivox.org." [Opcional: "Lido por seu nome."] "Seleção de Obras Poéticas, de Gregório de Matos. Título dao Poema."
Fim da gravação:
Diga:
"Fim da seção #." [Opcional, e se não tiver sido dito na introdução: "Lido por seu nome, cidade, data."]
Se você estiver gravando a última seção do livro, acrescente:
"Fim de Seleção de Obras Poéticas, de Gregório de Matos."
Deixe 5 segundos de silêncio ao final de sua gravação.

Nome do arquivo: obraspoeticas_##_matos_128kb.mp3 onde ## é o número da seção. (e.g. obraspoeticas_01_matos_128kb.mp3)

Envie o arquivo através do LibriVox Uploader: https://librivox.org/login/uploader
Image
(Se você tiver dificuldades em ver a imagem acima, por favor contate um administrador)

Você deverá selecionar o MC: Leni

Copie e cole o link do arquivo gerado pelo uploader em uma nova mensagem neste tópico, junto com a duração do arquivo em minutos e segundos. Fique de olho neste tópico, para receber as notas do Revisor.

Se você tiver quaisquer dúvidas, não deixe de perguntar! É só postar neste tópico.
Leni
=================
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá bom dia! :)
Gostaria se possível, se reservar para minha leitura a secção 9 "Observações".
Obrigada :D
Cristina Luiz
Portugal
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Obrigada por dar o pontapé inicial aqui, Cris! Seção reservada.
Leni
=================
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Gostaria de pedir a seção 12! Minha primeira seção em verso. Por conta disso, pegarei algo menor.
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Seção pequena! Que texto! Acho que o Gregório de Matos pegou pesado nessa aí...

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_12_matos_128kb.mp3 (2:20)
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Aproveito para esclarecer algumas coisas:
  • Quando existem referências específicas para um texto (que ficam sem sentido numa gravação) como "acima", "abaixo", etc. (da mesma forma em que ocorre na seção 12, onde há referência ao "título acima", o que se faz?
  • Introduções como a que eu li devem ser lidas?
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Boa noite!
Perdão pela sequência de postagens, mas gostaria também de reservar a seção 15, para aproveitar o "embalo" das férias, já que achei engraçado o poema em questão. :D (Perdão se eu não puder reservar assim, caso contrário aguardo)
Talvez eu entregue ainda hoje por ser uma seção relativamente pequena.

Incorporo mais algumas perguntas sobre a atividade aqui no LV. Perdão pela enxurrada de dúvidas :help: :
  • Quando vou gravar uma seção de um livro de contos, primeiro gosto de ler o conto para depois reservar para me salvar de passagens complicadas da antiga ortografia. É assim que se faz? Lê-se para reservar ou reserva-se para ler?
  • E quando se faz um romance/novela/livro contínuo? Como fazer? Leio toda a obra para gravar as seções? Como se faz?
P.S.: Estou na contagem regressiva para os 15000 posts da Leni.
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Aqui está a seção 15:
https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_15_matos_128kb.mp3 (2:22)

É aquilo: aproveitar o pique. Se eu estiver errado nisso, favor me dizer.
Não tento fazer spam por aqui, hein... :lol:
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Oi, Dyefferson!

Não se preocupe, você fez certo! Contanto que você peça a seção antes de gravar, não tem problema se você for rapidinho rsrs É que calhou de você postar justo quando eu estava em viagem. Mas agora está tudo na janela, e Rachel deve aparecer em breve para te dar um feedback. Seguem as respostas para as suas perguntas:

1) Quanto às referências a abaixo/acima - a gente lê o texto como está. Se está assim, lê-se assim. Quando a pessoa estiver ouvindo, ela vai entender que é o que veio antes.
2) Não sei se entendi a pergunta sobre introdução. Ouvi o início da sua gravação, e me parece toda correta. Se você quis dizer a explicação antes do texto, se está na obra que estamos lendo, sim. Além disso, acho pessoalmente que faz diferença pro ouvinte (e pra nós leitores) sabermos um pouco dessas razões que se perdem, pela passagem do tempo. Ajuda na compreensão do texto :hmm:
3) Ler para reservar, reservar para ler: eis a questão! :lol: Há quem faça ambos por aqui. Fica a seu critério. Eu tendo a ler antes, nem que seja só as primeiras páginas quando o texto é longo, para ter certeza de que dou conta (se tiver, sei lá, palavras em chinês, não vou saber ler...), se me interessa, enfim. Mas nem todo mundo faz isso.
4) Sobre um livro contínuo: você quer dizer você gravar a obra toda, um solo, também você pode ler antes ou gravar conforme vai lendo. Pessoalmente, eu tendo a gravar obras de que gosto (porque é horrível gravar algo que se acha chato). Então eu em geral só gravo o que já li, mas também fica a seu critério. Você pode abrir o projeto e ir lendo conforme grava.

Nem tinha notado os 15000 rsrs
Leni
=================
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Leni wrote: December 29th, 2021, 7:01 pm Oi, Dyefferson!

Não se preocupe, você fez certo! Contanto que você peça a seção antes de gravar, não tem problema se você for rapidinho rsrs É que calhou de você postar justo quando eu estava em viagem. Mas agora está tudo na janela, e Rachel deve aparecer em breve para te dar um feedback. Seguem as respostas para as suas perguntas:

1) Quanto às referências a abaixo/acima - a gente lê o texto como está. Se está assim, lê-se assim. Quando a pessoa estiver ouvindo, ela vai entender que é o que veio antes.
2) Não sei se entendi a pergunta sobre introdução. Ouvi o início da sua gravação, e me parece toda correta. Se você quis dizer a explicação antes do texto, se está na obra que estamos lendo, sim. Além disso, acho pessoalmente que faz diferença pro ouvinte (e pra nós leitores) sabermos um pouco dessas razões que se perdem, pela passagem do tempo. Ajuda na compreensão do texto :hmm:
3) Ler para reservar, reservar para ler: eis a questão! :lol: Há quem faça ambos por aqui. Fica a seu critério. Eu tendo a ler antes, nem que seja só as primeiras páginas quando o texto é longo, para ter certeza de que dou conta (se tiver, sei lá, palavras em chinês, não vou saber ler...), se me interessa, enfim. Mas nem todo mundo faz isso.
4) Sobre um livro contínuo: você quer dizer você gravar a obra toda, um solo, também você pode ler antes ou gravar conforme vai lendo. Pessoalmente, eu tendo a gravar obras de que gosto (porque é horrível gravar algo que se acha chato). Então eu em geral só gravo o que já li, mas também fica a seu critério. Você pode abrir o projeto e ir lendo conforme grava.

Nem tinha notado os 15000 rsrs
Quando perguntei sobre livros continuos me referia a projetos colaborativos. Quando vou gravar a seção 7 e as outras pessoas já fizeram as anteriores, é costume ler todo o pregresso?
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

AAAAAH entendi!

De novo, você pode fazer como preferir :D Pessoalmente, eu não leio o que vem antes quando são seções auto-contidas: poemas ou contos independentes. No caso de um romance, ou outra obra contínua, eu costumo não ler, mas ouvir uma ou duas das seções já gravadas antes. Isso porque além de pegar o assunto, eu aproveito e ouço a pronúncia das palavras e o tom dado. Não é obrigatório, você pode só ler a sua seção e pronto, já é excelente contribuição! Mas eu prefiro assim - não a obra toda por uma questão de tempo mesmo, né? Imagina, se para ler a seção 26 de um livro eu tivesse que ouvir ou ler as 25 anteriores...

:mrgreen:
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Belíssimo ano de 2022 pra você, Dyefferson.

Vamos começar com o resultado do PL.

Seção 12 - PL OK

Seção 15 - uma pequena questão "técnica" quanto ao padrão LV: o "silêncio" que deve ter antes de começar a gravação está longo demais: 1,615 segundo, quando deveria ter entre 0,5 e 1 segundo. Favor reduzir.

No mais, tudo certo. Creio que você citar o título do texto no Milagres do Brazil em substituição ao "acima" também está correto, apesar do usual ser a leitura exata do que está escrito.

E você se saiu muito bem na leitura da poesia rimada. Elas me derrubam na primeira estrofe. Só me atrevo a gravar poemas e poesias de tempos pós modernismo, sem rima, ou com rima de pé quebrado :mrgreen:

E aqui vai uma dica, que você não pediu, mas que, creio, vai ajudar muito em suas futuras gravações.
Geralmente quando falamos, comemos o fim das palavras, ou abaixamos o tom da voz a ponto de ficar quase inaudível. Para evitar que isto ocorra em gravações, pratique um pequeno truque que locutores profissionais usam, como ler um texto, em voz alta, com um lápis atravessado na boca, preso pelos dentes pré-molares, procurando tornar o som o mais claro possível. E de uma maneira geral, ao falar, procure pronunciar todas as sílabas de todas as palavras, inclusive as últimas, que saem naturalmente mais baixas.

Creio que Leni já respondeu às dúvidas que você colocou. E o que ela disse sobre encontrar, de surpresa, frases em chinês num livro, é pura verdade. Eu não iria tão longe como "chinês", mas com certeza latim, grego e outras línguas europeias. Se isto acontecer, pode sempre recorrer ao LV, que sempre tem alguém que sabe a pronúncia, fala a língua etc. Se for de latim, Leni é a pessoa indicada para esclarecer a questão. E tem também todo o pessoal de outras línguas, pessoas que estão também dispostas a ajudar.

Eu geralmente leio o livro antes, para saber quantos personagens, o perfil de cada um, caso queira montar "tipos" na narração. Nada pior que dar a uma pessoa um tipo de voz, por exemplo, uma voz esganiçada ou estridente e quase no fim ler que a pessoa tem a voz suave, pausada e comedida. Isto em um conto ainda passa, pois não deve ser tão longo, caso tenha que gravar tudo de novo. Mas imagine num livro de, digamos, de 200 páginas :wink:

Mas como via de regra leio o que gosto, ler - ou reler - e narrar é sempre um prazer. E nunca li uma obra longa demais. Não sei se seria assim, se fosse ler uma obra muito longa, como por exemplo, "Os Sertões", como Leni leu. Mesmo porque só consegui atravessar "Os Sertões", graças a Leni. Nunca antes tinha conseguido romper até o final :lol: Creio que neste caso leria algo sobre a obra e depois leria capítulo por capítulo, antes de gravar.

Ah, então você está em contagem regressiva pros 15000 posts de Leni, que começou no LV há alguns anos?!? Bom saber, pois isto significa que poderemos contar com você por aqui por um bom tempo, considerando o ano de vestibular, para o qual daremos um bom desconto :lol:

Obrigada por sua participação.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Corrigida a pausa:

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_15_matos_128kb.mp3 (2:22)
rachelmoraes wrote: January 3rd, 2022, 8:41 am Belíssimo ano de 2022 pra você, Dyefferson.
Obrigado! Pra você também!
rachelmoraes wrote: January 3rd, 2022, 8:41 am E aqui vai uma dica, que você não pediu, mas que, creio, vai ajudar muito em suas futuras gravações.
Geralmente quando falamos, comemos o fim das palavras, ou abaixamos o tom da voz a ponto de ficar quase inaudível. Para evitar que isto ocorra em gravações, pratique um pequeno truque que locutores profissionais usam, como ler um texto, em voz alta, com um lápis atravessado na boca, preso pelos dentes pré-molares, procurando tornar o som o mais claro possível. E de uma maneira geral, ao falar, procure pronunciar todas as sílabas de todas as palavras, inclusive as últimas, que saem naturalmente mais baixas.
Vou tentar isso aí! É mania de esquecer as últimas sílabas... :lol:
rachelmoraes wrote: January 3rd, 2022, 8:41 am Ah, então você está em contagem regressiva pros 15000 posts de Leni, que começou no LV há alguns anos?!? Bom saber, pois isto significa que poderemos contar com você por aqui por um bom tempo, considerando o ano de vestibular, para o qual daremos um bom desconto :lol:
É. Gosto muito de participar aqui. Vou ver se aos finais de semana consigo. Tomara que sim...
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá bom dia! :)

Aqui fica a gravação da secção que havia reservado (secção 9 "Observações")

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_9_matos_128kb.mp3 06:53

Mais um autor que descubro "por culpa" do LV :D

Beijinhos!
Cristina Luiz
Portugal
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Só uma dúvida: Esse não seria o "tomo I" do "Seleção de Obras Poéticas"? Por que começa na página 103? Estou confuso... :hmm:
Post Reply