COMPLETE [PORTUGUÊS] Seleção de Obras Poéticas, por Gregório de Matos -Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Mônica.

Gravar tudo, de novo? Nem pensar. Já imaginou se fosse um texto de 59 minutos?

É só fazer os remendinhos. Eu geralmente abro o Audacity, (ou o programa de gravação/edição que você usar), importo o áudio que vou consertar, paro no início da frase em que está o erro, escuto até pegar o ritmo, o tom de voz e gravo onde o cursor parou. No Audacity, quando se apertar o botão de "gravar" vai abrir uma faixa, um "track" abaixo do que já está gravado. Como vou gravar só a frase, ou seja, só um pedacinho, repito três, quatro, cinco vezes a frase, até encontrar o tom e o ritmo que ouvi antes. Edito aquele trecho que gravei (amplifico, se ficou baixo; faço uma limpeza de ruídos, se tem sons que não quero etc), escolho qual das vezes que falei ficou mais parecida com o original que estou consertando, copio e colo no audio a remendar. Sem esquecer de apagar o pedaço que substituí, né? :lol: Depois escuto um trecho maior do que o que foi consertado, pra verificar se o "remendo" não ficou muito aparente. Simples assim :wink:

Bom trabalho.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Oi, estava fazendo uma visão geral das minhas gravações e vi que tem uma seção aqui com "See PL notes". Gostaria de saber o que devo melhorar nessa gravação. Não sei se as minhas PL notes são referentes à minha correção ou não.
Aliás, se houver algo a melhorar só poderei o fazer quando chegar em casa, já que estou de viagem e, aliás, escrevo esta postagem em uma praia usando internet móvel. Acreditem.
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Bom dia, Dyefferson.

Que delícia, heim! Na praia. Por aqui (MG) o verão chuvoso tem mais cara de primavera sem flores. :(

Quanto ao "PL notes" você tem que olhar na sequência de mensagens acima desta o que foi observado em sua narração, consertar a gravação e mandar de novo, com o mesmo nome, da mesma forma, corrigida. Se mudar o tempo total, favor dizer. E se você mudar qualquer outra coisa além do que está pedido, favor comunicar também. Tudo quando você voltar das "férias", bementendido. Por agora, curta que chegue pra mim. :D
Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

rachelmoraes wrote: January 15th, 2022, 6:32 am Bom dia, Dyefferson.

Que delícia, heim! Na praia. Por aqui (MG) o verão chuvoso tem mais cara de primavera sem flores. :(

Quanto ao "PL notes" você tem que olhar na sequência de mensagens acima desta o que foi observado em sua narração, consertar a gravação e mandar de novo, com o mesmo nome, da mesma forma, corrigida. Se mudar o tempo total, favor dizer. E se você mudar qualquer outra coisa além do que está pedido, favor comunicar também. Tudo quando você voltar das "férias", bementendido. Por agora, curta que chegue pra mim. :D
Obrigada.

Rachel 8-)
Acabo de rever aqui e parece que você não viu minha correção, já que haviam muitas mensagens de uma vez só à época. Ou será que não estou vendo uma outra correção? :|
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

DyeffersonAz wrote: January 15th, 2022, 7:07 am
Acabo de rever aqui e parece que você não viu minha correção, já que haviam muitas mensagens de uma vez só à época. Ou será que não estou vendo uma outra correção? :|
Oi, Dyefferson

A correção está aqui: viewtopic.php?p=1990328#p1990328

É o silêncio no final da gravação :)
Leni
=================
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Sim, justamente. Aí está: acho que a correção do arquivo já foi postada em viewtopic.php?p=1990342#p1990342 . Estou confuso ainda... :|
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Dyefferson e Leni,

O erro foi meu. Dyefferson, simplesmente não vi que você tinha colocado o áudio com a correção. Me desculpem.
Pra falar a verdade, até estranhei que você, sempre tão rápido e atento a tudo que se diz, não tivesse corrigido o áudio :mrgreen:

Já baixei o áudio e fiz o spot PL. E já corrigi na MW: Seção 15 PL OK.

Me desculpe rapaz. Acho que é a chuvarada por aqui que amoleceu meus miolos :lol:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

rachelmoraes wrote: January 15th, 2022, 10:26 am Dyefferson e Leni,

O erro foi meu. Dyefferson, simplesmente não vi que você tinha colocado o áudio com a correção. Me desculpem.
Pra falar a verdade, até estranhei que você, sempre tão rápido e atento a tudo que se diz, não tivesse corrigido o áudio :mrgreen:

Já baixei o áudio e fiz o spot PL. E já corrigi na MW: Seção 15 PL OK.

Me desculpe rapaz. Acho que é a chuvarada por aqui que amoleceu meus miolos :lol:

Rachel 8-)
Eu que a diga, também. Na minha região, próxima a fronteira de MG, houve uma enchente considerada a segunda maior do milênio. Não aguento mais ver lama e rodos de tanto tirar sujeira do chão...
Vai dar tudo certo...
A correção do meu arquivo do Urupês também está postada. Boa sorte pra você aí nas enchentes...
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Dyefferson,

acabei de baixar o áudio do Urupês, que também não tinha visto. O interessante é que me lembro do texto que vem abaixo do link, mas não vi o link. Fenômeno a ser estudado, esta cegueira :hmm: .
De todo modo, melhor você abrir a mensagem com algum comentário, qualquer lorota ( :lol: ) e depois diz que ali está o link para o áudio. E então vem o áudio, que é azul e sobressai entre as letras pretas da mensagem. Acho que não vi o tal link em azul, com a moldura azul do post :mrgreen: :wink: :oops:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Gente, estou apanhando muito do Audacity!
Tirar parte do título (palavras duplas): moleza.
Gravar uma parte de novo e substituir no original: argh, mas consegui. Até que ficou bem menos mal do que eu imaginava. A primeira palavra. Já na segunda estou recebendo uma mensagem de erro, com a qual nao sei o que fazer. Infelizmente ela é em alemao, o que dificulta talvez um tanto alguem poder me ajudar, mas a traducao livre seria: Nao há espaco o suficiente para inserir a selecao. Como as palavras estavam muito juntas numa frase, gravei a frase inteira para substituir, mas o Audacity nao deixa.
Alguem conhece esse erro, tem como ajudar?
Obrigada!
Monica
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

libriMAH wrote: January 17th, 2022, 7:46 am Gente, estou apanhando muito do Audacity!
Tirar parte do título (palavras duplas): moleza.
Gravar uma parte de novo e substituir no original: argh, mas consegui. Até que ficou bem menos mal do que eu imaginava. A primeira palavra. Já na segunda estou recebendo uma mensagem de erro, com a qual nao sei o que fazer. Infelizmente ela é em alemao, o que dificulta talvez um tanto alguem poder me ajudar, mas a traducao livre seria: Nao há espaco o suficiente para inserir a selecao. Como as palavras estavam muito juntas numa frase, gravei a frase inteira para substituir, mas o Audacity nao deixa.
Alguem conhece esse erro, tem como ajudar?
Obrigada!
Monica
Oi, você tem que ir em preferências e habilitar a configuração que permite que você coloque uma linha de áudio dentro de outra. Veja com as capturas de tela que eu fiz:

Image
Image

Espero ter ajudado! :thumbs:
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Obrigadíssima pela ajuda, Dyefferson!
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Dyefferson, está contratado como "assessor técnico". :lol:
Eu ia levar duas horas para explicar isto. Acho que esta é uma das vantagens para vocês, "milenials", que nasceram mamando na informática, internet, celular etc etc :D
Valeu!

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Valeu Dyefferson, vou tentar logo amanhã!

Escutei uma das suas gravações (só não me pergunte qual foi), curti muito :thumbs:

Obrigada aí!
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

libriMAH wrote: January 17th, 2022, 11:13 amEscutei uma das suas gravações (só não me pergunte qual foi), curti muito :thumbs:
Obrigado.
Post Reply