COMPLETE [PORTUGUÊS] Seleção de Obras Poéticas, por Gregório de Matos -Leni
Oi, eu gostaria de pegar a sessao 13, entao.
E já tá aqui, que é curtinha, mesmo: 3:01
https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_13_matos_128kb.mp3
E já tá aqui, que é curtinha, mesmo: 3:01
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Escutei sua seção, libriMAH! Sua dicção é muito boa. Nasceu no Brasil e depois foi à Alemanha?
Não foi um PL, já que essa função aqui é da Raquel. "Entendeis-me agora?"
Não foi um PL, já que essa função aqui é da Raquel. "Entendeis-me agora?"
Obrigada. Isso. Nasci em Porto Alegre, moramos na Alemanha alguns anos nos anos 90 (do século passado ), voltei para o Brasil para terminar a escola e fazer faculdade, depois voltei para cá de vez. Falo pouco português, só com meus irmãos que moram aqui também, e com poucxs amigxs ex-pats como nós. Tento falar bastante português com meu filho, aliás foi lendo livros infantis em português para ele que descobri a paixão por gravar livros Ele agora infelizmente só fala português quando quer muito alguma coisa, porque sabe que a mamãe reage melhor, senão, só alemão. Ainda bem que ele adora Turma da Mônica e tem a banca online Lemos todos. E quando fomos ao Brasil a última vez, ele tinha 5 anos, ele foi comprar sorvete sozinho, em português. Se puxava muito para conversar com todo mundoDyeffersonAz wrote: ↑January 24th, 2022, 4:11 am Escutei sua seção, libriMAH! Sua dicção é muito boa. Nasceu no Brasil e depois foi à Alemanha?
Bah, pior que esse "Entendeis-me agora?" toda vez dava vontade de responder "Não!! Não entendi bulhufas!!". Na verdade eu até respondi isso uma que outra vez, mas daí cortei fora na gravação
Quer apostar que a Rachel vai achar de novo alguma coisa? Ela sempre acha
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Ei Mônica.
Já baixei seu áudio da seção 13 e devo ouvir em breve. Amanhã, no mais tardar quarta-feira, trago o "veredito"
Rachel
Já baixei seu áudio da seção 13 e devo ouvir em breve. Amanhã, no mais tardar quarta-feira, trago o "veredito"
Rachel
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar?
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Oi, pessoal!
Meu microfone (de qualidade possivelmente duvidosa) chegou. Agora meu celular não faz parte de nenhum dos passos das minhas gravações.
Declaro que voltei à estaca zero, sendo re-alfabetizado em edição de áudio (já que agora meu áudio vai direto para o computador) e usando o método punch and roll que é uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida de LV. O tempo de edição reduziu à metade!
Esse áudio pode ter ficado um pouco "ríspido", mas vou ajustando as configurações e aprendendo aos poucos. Meu microfone tem dois controles giratórios que ainda não sei regular, mas espero conseguir aprender. Não sei nem a posição em que o microfone fica.
Ele não tem redutor de ruídos embutido, então estou tendo de fazer uma redução mais agressiva, senão o checker não aceita minha gravação.
Incrivelmente, parece que o fenômeno sobrenatural do desaparecimento de sílabas ainda não sumiu junto com elas, mas foi bem atenuado. Seguindo os conselhos da Raquel, estou usando o amplificador para resolver isso.
Creio que tenha corrigido o Latim. Pronunciando às cegas!
Perdão por te fazer escutar tudo de novo, Raquel.
Aqui vai o poema. "Entendeis-me agora"? (Gostei muito desse poema (homem humilde). Até agora, para mim, o melhor da coleção )
https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_08_matos_128kb.mp3 (5:44)
Até mais!
Meu microfone (de qualidade possivelmente duvidosa) chegou. Agora meu celular não faz parte de nenhum dos passos das minhas gravações.
Declaro que voltei à estaca zero, sendo re-alfabetizado em edição de áudio (já que agora meu áudio vai direto para o computador) e usando o método punch and roll que é uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida de LV. O tempo de edição reduziu à metade!
Esse áudio pode ter ficado um pouco "ríspido", mas vou ajustando as configurações e aprendendo aos poucos. Meu microfone tem dois controles giratórios que ainda não sei regular, mas espero conseguir aprender. Não sei nem a posição em que o microfone fica.
Ele não tem redutor de ruídos embutido, então estou tendo de fazer uma redução mais agressiva, senão o checker não aceita minha gravação.
Incrivelmente, parece que o fenômeno sobrenatural do desaparecimento de sílabas ainda não sumiu junto com elas, mas foi bem atenuado. Seguindo os conselhos da Raquel, estou usando o amplificador para resolver isso.
Creio que tenha corrigido o Latim. Pronunciando às cegas!
Perdão por te fazer escutar tudo de novo, Raquel.
Aqui vai o poema. "Entendeis-me agora"? (Gostei muito desse poema (homem humilde). Até agora, para mim, o melhor da coleção )
https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_08_matos_128kb.mp3 (5:44)
Até mais!
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Ei Mônica.
Seção 13 - A um Homem Humilde - PL OK
É, parece que todo mundo gosta deste poema tão irônico do Boca do Inferno. E o "Entendeis-me agora?" diz tudo!
Rachel
Seção 13 - A um Homem Humilde - PL OK
É, parece que todo mundo gosta deste poema tão irônico do Boca do Inferno. E o "Entendeis-me agora?" diz tudo!
Rachel
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar?
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Ola Dyefferson.
Aqui está o PL da Seção 8, regravação:
Silêncio final: 4:142. O padrão LV pede 5 segundos, como está consta no início de cada projeto!
1:07 – acento de palavra – Barbaria (nome antigo que se dava à região do norte da África. O texto se refere a nações) a sílaba forte é o “ri” – rima com “faria”, no verso seguinte.
Escrito: “Que não vais para as nações da Barbaria”
Lido: “Que não vais para as nações da Barbaria”
4:07 – palavra sobrando – fica – favor retirar
Escrito: “Fica dentro quem a investe, E o de fora suspirando”
Lido: “Fica dentro quem a investe, E o de fora fica suspirando”
Fomos e voltamos em algumas seções e creio que me perdi nesta. Achei que já tinha feito o PL pela segunda vez. Bem, aqui está.
Achei que só faltava esta seção para fechar o projeto, mas a 7 ainda está em aberto
Obrigada.
Rachel
Aqui está o PL da Seção 8, regravação:
Silêncio final: 4:142. O padrão LV pede 5 segundos, como está consta no início de cada projeto!
1:07 – acento de palavra – Barbaria (nome antigo que se dava à região do norte da África. O texto se refere a nações) a sílaba forte é o “ri” – rima com “faria”, no verso seguinte.
Escrito: “Que não vais para as nações da Barbaria”
Lido: “Que não vais para as nações da Barbaria”
4:07 – palavra sobrando – fica – favor retirar
Escrito: “Fica dentro quem a investe, E o de fora suspirando”
Lido: “Fica dentro quem a investe, E o de fora fica suspirando”
Fomos e voltamos em algumas seções e creio que me perdi nesta. Achei que já tinha feito o PL pela segunda vez. Bem, aqui está.
Achei que só faltava esta seção para fechar o projeto, mas a 7 ainda está em aberto
Obrigada.
Rachel
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Ok!rachelmoraes wrote: ↑February 3rd, 2022, 4:21 pm Ola Dyefferson.
Aqui está o PL da Seção 8, regravação:
Silêncio final: 4:142. O padrão LV pede 5 segundos, como está consta no início de cada projeto!
1:07 – acento de palavra – Barbaria (nome antigo que se dava à região do norte da África. O texto se refere a nações) a sílaba forte é o “ri” – rima com “faria”, no verso seguinte.
Escrito: “Que não vais para as nações da Barbaria”
Lido: “Que não vais para as nações da Barbaria”
4:07 – palavra sobrando – fica – favor retirar
Escrito: “Fica dentro quem a investe, E o de fora suspirando”
Lido: “Fica dentro quem a investe, E o de fora fica suspirando”
Fomos e voltamos em algumas seções e creio que me perdi nesta. Achei que já tinha feito o PL pela segunda vez. Bem, aqui está.
Achei que só faltava esta seção para fechar o projeto, mas a 7 ainda está em aberto
Obrigada.
Rachel
Acho que agora sossego com o setup e microfone e com o sossego vão embora as regravações... (pelo menos eu espero)
Corrijo num momento oportuno.
Até mais!
Olá Rachelrachelmoraes wrote: ↑February 3rd, 2022, 4:21 pm
Achei que só faltava esta seção para fechar o projeto, mas a 7 ainda está em aberto
Até mais!
Eu tenho disponibilidade para fazer essa secção que falta, a 7, mas penso que talvez fosse melhor ser lida por alguém do Brasil. É a "Bahia que fala" nesse poema, então acho que ficaria estranho o portugues de portugal...
Realmente gostaria de ter narrado mais do que uma secção aqui neste projecto maravilhoso de Gregório de Matos mas andou bem rápido e ainda bem!
Beijinhos e até breve!
(p.s. nos próximos dias enviarei a correção de Os Pharoleiros de Urupês; ainda não tive oportunidade porque tenho estado fora de casa mas voltarei em breve )
Cristina Luiz
Portugal
Portugal
CrisLuiz wrote: ↑February 4th, 2022, 1:18 amOlá Rachelrachelmoraes wrote: ↑February 3rd, 2022, 4:21 pm
Achei que só faltava esta seção para fechar o projeto, mas a 7 ainda está em aberto
Até mais!
Eu tenho disponibilidade para fazer essa secção que falta, a 7, mas penso que talvez fosse melhor ser lida por alguém do Brasil. É a "Bahia que fala" nesse poema, então acho que ficaria estranho o português de portugal...
Realmente gostaria de ter narrado mais do que uma secção aqui neste projecto maravilhoso de Gregório de Matos mas andou bem rápido e ainda bem!
Beijinhos e até breve!
(p.s. nos próximos dias enviarei a correção de Os Pharoleiros de Urupês; ainda não tive oportunidade porque tenho estado longe de casa mas voltarei muito em breve )
Cristina Luiz
Portugal
Portugal
Oi,
nao entendi se a Cris pegou ou nao pegou a sessao 7
Se ela nao vai fazer, eu faco (meu portugues é do Brasil, mas do outro lado do Brasil )
Abracos,
Monica
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Ei Cris. Desculpe não ter respondido antes a este seu post. Mas me desculpe discordar de Vossa Senhoria.
Acho que naqueles idos do século XVII, o que é hoje a língua "bahiana" estava apenas se formando. E imagino que no geral, o som do português de Portugal (entenda-se Cris ) era muito mais próximo do som do Boca do Inferno (que era baiano, de família portuguesa e formado nas universidades portuguesas) e do poema como um todo, do que o de um paulista, mineiro, gaúcho ou carioca de hoje em dia.
Não sou a BC deste projeto, então creio que a decisão é sua ou dela, OK?
Rachel
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar?
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Este post é pra começar dando boas risadas
Enquanto eu respondia ao post de Cris, Mônica entrou na história. Maravilha!
Uma portuguesa, pá e uma gaúcha, chê, falando de acentos pra leitura de um texto escrito por um cara da Bahia, dos idos de 1.600 e Adão, filho de portugueses abastados, formado nas melhores universidades portuguesas e que provavelmente falava com um sotaque bem aportuguesado, anos luz distante do som dos baianos do século XXI.
Tudo que eu sonhei , desde que comecei aqui no LV. Acho que nunca, desde que estou aqui, a turma que lê em português foi tão "volumosa"
Como já disse, no post anterior, não sou a BC deste projeto, mas qualquer "sotaque" é super bem vindo. Aliás, creio que ela já disse isto.
Tomara que apareçam mais projetos, pra ocupar todos/as nós. Em LV qualquer um/a pode criar um projeto solo ou coletivo. É só fazer o template Inclusive um com uma nova seleção de tantos outros poemas de Gregório de Matos que ficaram fora desta primeira seleção.
Deixo a questão de quem narra o último poema do Boca do Inferno na atual seleção pra vocês duas e Leni resolverem, OK?
Rachel
Enquanto eu respondia ao post de Cris, Mônica entrou na história. Maravilha!
Uma portuguesa, pá e uma gaúcha, chê, falando de acentos pra leitura de um texto escrito por um cara da Bahia, dos idos de 1.600 e Adão, filho de portugueses abastados, formado nas melhores universidades portuguesas e que provavelmente falava com um sotaque bem aportuguesado, anos luz distante do som dos baianos do século XXI.
Tudo que eu sonhei , desde que comecei aqui no LV. Acho que nunca, desde que estou aqui, a turma que lê em português foi tão "volumosa"
Como já disse, no post anterior, não sou a BC deste projeto, mas qualquer "sotaque" é super bem vindo. Aliás, creio que ela já disse isto.
Tomara que apareçam mais projetos, pra ocupar todos/as nós. Em LV qualquer um/a pode criar um projeto solo ou coletivo. É só fazer o template Inclusive um com uma nova seleção de tantos outros poemas de Gregório de Matos que ficaram fora desta primeira seleção.
Deixo a questão de quem narra o último poema do Boca do Inferno na atual seleção pra vocês duas e Leni resolverem, OK?
Rachel
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar?