COMPLETE [PORTUGUÊS] Seleção de Obras Poéticas, por Gregório de Matos -Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Nossa, apanhei muito. Mas ninguém disse que primeira tentativa era fácil. Gracas ao apoio do grupo (obrigada!), acho que consegui consertar tudo:
rachelmoraes wrote: January 14th, 2022, 4:13 pm
Seção 10 – A Fome

O silêncio final tem apenas 3:38 segundos. Segundo as especificações técnicas do LV, precisa ter o mais próximo possível de 5 segundos. - consertado

0:24 – repetição de palavra do título.
No texto, a expressão “A fome” só aparece uma vez. Não é repetida na linha abaixo do título. Favor consertar - consertado

0:36 – acentuação de palavra – câmara
– A sílaba forte é “ca” .Favor consertar
Escrito: “À Camara, outros à frota”
Lido: “À Camara, outros à frota”
- consertado

0:45 – acentuação de palavra – câmara – como acima
Escrito : “E si a Camara olha e ri...”
Lido: “E si a Camara olha e ri...”
- consertado


2:22 – acentuação de palavra – câmara
– como acima
Escrito: “Com justiça pois me torno/ À Camara nó Senhora...”
Lido: “Com justiça pois me torno/ À Camara nó Senhora...”
- consertado
Apesar de ter mais silencio agora no final, o arquivo está mais curto: 2:48,5

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_10_matos_128kb.mp3

O que mais me custou nervos foi que nao conseguia de jeito nenhum fazer os "remendos" soarem nem de perto parecidos com o texto original. Levei bastante tempo até descobrir que o Audacity tinha trocado microfone de mesa pelo microfone do laptop (que por razoes óbvias é bastante péssimo!). Depois que destroquei isso, ficou bem mais fácil. Espere que agora preste.
Abraco
Monica
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

rachelmoraes wrote: January 14th, 2022, 4:13 pm Seção 11 – Retrato

O volume do áudio está fora do padrão LV,
com apenas 83,4 dB. Precisa ter em torno de 89 dB. Na verdade, entre 86 e 92 dB. Basta dar um “ganho” no áudio, ou seja, aumentar o áudio geral um pouco, OK?

Ajustei agora, mas infelizmente nao tenho como controlar aqui se o valor está agora dentro dos parâmetros propostos.

0:23 - repetição de palavra no título. No texto, a palavra “Retrato” só aparece uma vez. Não é repetida na linha abaixo do título. Favor consertar. - consertado

0:24 - acentuação de palavra – Câmara – A sílaba forte é “ca” .Favor consertar
Escrito: “Retrato do governador Antonio Luís da Camara Coutinho”
Lido: “Retrato do governador Antonio Luís da Camara Coutinho” - consertado

1:17 – pronúncia de “olfactos” - se pronunciava sem o som do “c”, ou seja, era como se pronuncia hoje olfatos. O “c” - consertado

2:05 – pronúncia de “auctores”
- outro caso do “c”, como acima – o som é “autores” - consertado

3:20 – palavra trocada – se
Escrito: “Seguem-se as pernas, /Sigam-se embora...”
Lido: “Seguem-se as pernas, /Sigam-me embora...” - consertado

3:40 – pronúncia de “architectura” – o som é “arquitetura" - mesmo caso do “c” referido acima - consertado
Agora o arquivo tem 3:59,5.

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_11_matos_128kb.mp3

O erro que estava dando no uploader (acabou de dar agora, de novo) é um timeout: Depois de um tempo o uploader faz um logout, mas nao avisa :) Daí, tentar subir mais arquivos dá esse erro. É so fazer um login novo, que daí funciona.
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Olá Leni e Raquel,

eu gostaria de ler mais um capítulo: o Epigrama.
Só que dessa vez eu queria conferir a pronúncia de algumas palavras antes de gravar, favor confirmar ou corrigir ;)
2o parágrafo, 1a linha: "envolto" pronuncia "envôlto"
3o parágrafo, 4a linha: "cavalleiros" pronuncia "cavaleiros"
4o parágrafo, linhas 2+3 e 6o parágrafo, linhas 1+4: ele rima modos (pronuncia módos) como todos (pronuncia tôdos). Certo isso?

Valeu! Abraco aí
Monica
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

libriMAH wrote: January 18th, 2022, 5:45 am Olá Leni e Raquel,

eu gostaria de ler mais um capítulo: o Epigrama.
Só que dessa vez eu queria conferir a pronúncia de algumas palavras antes de gravar, favor confirmar ou corrigir ;)
2o parágrafo, 1a linha: "envolto" pronuncia "envôlto"
3o parágrafo, 4a linha: "cavalleiros" pronuncia "cavaleiros"
4o parágrafo, linhas 2+3 e 6o parágrafo, linhas 1+4: ele rima modos (pronuncia módos) como todos (pronuncia tôdos). Certo isso?

Valeu! Abraco aí
Monica
Olá Mônica.

Vamos começar por este aqui.

Daqui a pouco reservo o "Epigrama" pra você.
Quanto às pronúncias: sim, a pronúncia deste português arcaico é esta mesma que você colocou. Quanto à rima, é coisa do Boca do Inferno. Ele faz muito este tipo de rima. Não sei exatamente como se chama (toante, talvez), mas é um tipo de rima. Obrigada por perguntar, pois economiza tempo e trabalho pra você e pra quem faz o PL :wink:

Quanto às correções que você já fez, daqui a pouco baixo os áudios e mais tarde trago a resposta. São textos curtinhos e isto ajuda na celeridade.

Quanto aos erros, é isto mesmo. Quando a gente começa, é tanto problema, que se acredita que seja só com a gente :lol: Quando comecei tropeçava a cada passo. Questões técnicas, principalmente, me deixavam louca. E decidi que seriam um desafio a vencer, caso contrário teria desistido, tantos foram os tropeços. Mas, como gosto de dizer, é "vivendo e aprendendo", né? No LV tem uma série de fóruns e dicas preciosas de como fazer cada etapa, resolver cada problema. Inclusive alguns com links para vídeos explicativos. E o pessoal está sempre disposto a ajudar, quando a gente coloca a questão na roda, seja no projeto, seja nos outros fóruns. Quando você tiver um tempinho, dê uma navegada pelos vários fóruns e posts do LV que verá e aprenderá muita coisa interessante :wink:

E sempre que tiver dúvida, é só perguntar, que vai aparecer alguém para dar uma ajuda.

Bom trabalho e obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Mônica.

Olha, se você levou uma surra para fazer certo, não parece. Tudo certinho, com apenas uma exceção, que foi provavelmente a primeira correção que você fez. :clap:

Vamos a esta única:

Seção 10

0:36 – a palavra câmara ficou muito alta em relação ao resto do texto. E colada com “outros a frota”. Você poderia baixar um pouco o som da palavra e separá-la do “outros a frota”.
Creio que nesta altura dos acontecimentos você já sabe como fazer. Caso não saiba, aqui vai a dica:
Para baixar o som, selecione a palavra "câmara" e em efffects> amplify , marque no box de amplification dB, onde está 0.296, escreva -4.296 (valor negativo) e clique OK. Isto baixa o som.
Para separar, selecione um pedacinho de silêncio (neste caso basta 0,300 ou 0,250 do segundo) na área mais próxima, copie e cole entre o que quer separar. E cheque como ficou. Exporte de novo, com o mesmo nome e o Audacity vai fazer a substituição do áudio pelo correto. Depois é só fazer o up load do áudio, como o que você fez na correção anterior.

Vai ficar perfeito, sem nem parecer que houve remendos. :thumbs:

Seção 11 - PL OK

Obrigada

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

libriMAH wrote: January 18th, 2022, 5:45 am Olá Leni e Raquel,

eu gostaria de ler mais um capítulo: o Epigrama.
Só que dessa vez eu queria conferir a pronúncia de algumas palavras antes de gravar, favor confirmar ou corrigir ;)
2o parágrafo, 1a linha: "envolto" pronuncia "envôlto"
3o parágrafo, 4a linha: "cavalleiros" pronuncia "cavaleiros"
4o parágrafo, linhas 2+3 e 6o parágrafo, linhas 1+4: ele rima modos (pronuncia módos) como todos (pronuncia tôdos). Certo isso?

Valeu! Abraco aí
Monica
Só acrescentando ao que disse Rachel:

- muitas vezes rimas que não rimam são sinal de mudança na forma de pronunciar a palavra. Não sei se é o caso aqui, mas certamente é o caso por exemplo, em vários versos de Camões, em que dá para ver que ele pronunciava diferente. Nesses casos, eu ainda assim pronuncio as palavras como eu falaria hoje, e não tendo reproduzir o século XVI - não só porque não saberia, como porque o objetivo aqui é gravar a gente lendo hoje, né? :)

- todos nós temos aventuras do tipo errar o microfone... uma vez eu gravei uma seção de mais de 40 minutos, e quando fui editar o som estava horrível justamente por isso - o Audacity tinha usado o microfone do fone de ouvido... tristeza rsrs. Mas errando é que se aprende.
Leni
=================
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Oi Rachel (desculpa! Escrevi teu nome errado já mais de uma vez :shock:) , oi Leni,

valeu a forca.
Taí entao a sessao 10 com as correcoes:

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_10_matos_128kb.mp3

Vou lá gravar o epigrama :)
Até depois
Monica
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Taí o Epigrama. Espero que dessa vez dêem menos trabalho as correcoes:
https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_16_matos_128kb.mp3
Abraco
Monica
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

De volta nesse projeto tão interessante!
Estou de olho em algumas seções e gostaria de fazer pelo menos uma antes da volta às aulas (apesar de eu já estar estudando para o vestibular). Gostei bastante de gravar a poesia irreverente de Gregório de Mattos (essas duas últimas que fiz).
Posso pedir o "À gente da Bahia"? Não sei se a libriMAH tem interesse nessa seção, já que ela disse em mensagens passadas. Se for o caso, gostaria de pedir o "A Um Homem Humilde".

Aliás, uma dúvida: essas reticências no meio do poema são censuras de palavrões, não são? Nesse caso como seria o certo a se fazer? Nas minhas últimas gravações eu prolonguei a última sílaba pra dar um tom de palavra proibida assim como a "pensadora contemporânea" Valesca Popozuda faz em sua "obra" "Beijinho no Ombro" (veja só...). Como seria o certo?

Além disso, em obras do Machado de Assis e aqui também, duas palavras me incomodam muito: cousa e dous. Me dá nervoso pronunciar como está escrito e sempre pronuncio com o i: coisa e dois. Pode?

Estou gravando uma seção por dia no meu projeto solo pra aproveitar o impulso das férias. Chego lá...

Até mais!
Dyefferson Azevedo
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

libriMAH wrote: January 19th, 2022, 6:23 am Taí o Epigrama. Espero que dessa vez dêem menos trabalho as correcoes:
https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_16_matos_128kb.mp3
Esqueci de anotar: 3:21

Entao, Dyefferson, o "A gente da Bahia" eu nao me sinto à vontade de fazer, entao vá firme :)
Posso pegar o "A uma briga", depois que o Epigrama estiver fechado.

Qual o projeto que estás fazendo solo?
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

libriMAH wrote: January 19th, 2022, 9:06 am Qual o projeto que estás fazendo solo?
Estou fazendo o Ecclesiastes, da Bíblia. É um livro que fala que nada vale a pena no mundo. Um estilo de vida que quero adotar. De qualquer forma, é um livro curto e está funcionando bem como primeiro solo.

Então vou pegar o "À gente da Bahia". Não garanto que serei rápido em fazê-lo, mas, sem pressa, chego lá. Afinal, "tudo é vaidade".
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Olá, gente amiga

Obrigada pelas gravações e reservas! Acho que está tudo na janela. Estamos agora só com uma seção ainda aberta! :clap:

Respondendo ao Dyefferson: sempre que temos um branco, reticências e tal no meio do texto, que são como censura, você pode ou fazer mesmo uma pausa, ou fazer como você fez. Está ótimo. :) Não tem muito o certo, o importante é passar para o leitor essa ideia.

Quanto ao cousa e dous... nossa, eu concordo MUITO que dá nervoso :lol: E é puro hábito, porque eu não acho estranho por exemplo louro (em vez de loiro) que é a mesma coisa. Mas veja só como é a vida: eu fiz há muitos anos uma gravação em que eu li o cousa como coisa. E um ouvinte me disse que ele achava ruim isso, que tirava a historicidade do texto. Ou seja, o que é melhoria para um não é para outro. Pessoalmente, desde então eu leio como está, porque no fundo acho que o ouvinte tinha razão (nem sempre o ouvinte tem razão... mas às vezes tem :mrgreen: ).

Abraços!
Leni
=================
DyeffersonAz
Posts: 472
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Oi, pessoal.

Postando minha seção 8. Vamos às lorotas:
Bem, gostaria que alguém me dissesse se essa frase que termina com o poema é em latim. Se for, é provável de que falhei miseravelmente. Ouvi dizer que Leni sabe bastante do assunto...
Raquel, você havia me dito que termino minhas frases muito baixo. Pois é, isso é um mau hábito meu que está sendo ainda mais piorado pelo noise gate do microfone e o redutor de ruídos do Audacity. Será que tem jeito?
Falando em microfones, estou em busca de um que tenha um valor mais em conta aqui no Brasil... Alguém tem alguma sugestão?
Além disso, quantas palavras faltando, não? Nas minhas aulas de Literatura falávamos todas :oops: .
Nem vou falar da pauta social e étnica aqui... Apliquemos as obras ao contexto histórico...

Esqueci de dizer: meu login no uploader tem que ser meu pessoal (agora que obtive um perfil de BC) ou o geral do primeiro post? Como isso funciona?

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_08_matos_128kb.mp3 (05:51)

Até mais, :thumbs:
Dyefferson Azevedo
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Oi!

Obrigada, já está na janela esperando nossa super-DPL.

Só acrescentando: nas minhas aulas também falávamos todas. E acho que bem tem que ser assim... mas numa edição de 1882, não se pode esperar diferente. :|

Ah, seu login do uploader é o geral, que você usava antes. Não muda nada lá. Cada parte tem seu login diferente: o do uploader é geral, um pessoal do fórum, um pessoal da janela.

E claro não aguentei a curiosidade e fui ver a última frase: sim, é latim. Non possidebis ossa mea, não possuíras meus ossos. Vamos esperar Rachel fazer o DPL, se houver outras coisas a mudar, e se você quiser (mas só se você quiser mesmo) corrigir no latim, só o que tá fora do lugar da forma como você leu é a tônica: possiDEbis. Agora, sinceramente é um mínimo detalhe. A maioria dos leitores/ouvintes não vai saber de qualquer forma. :mrgreen:
Leni
=================
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Bom dia,
tá aqui "A uma briga":

https://librivox.org/uploads/leni/obraspoeticas_14_matos_128kb.mp3
De novo com 3:21 :)

Aproveitei as dicas da Rachel em um outro post para consertar os "clippings" (em alemao chama Übersteuerung, ficou difícil de adivinhar essa!). Espero que esteja ok.

Falando em dicas: Voces conhecem o projeto Gutenberg? https://www.gutenberg.org/
Lá tem uma cambalhada de livros em domínio público, e vários também em portugues. Os que eu olhei tinham uma qualidade bastante boa (tem um Proof reading lá como tem o Proof Listening aqui), acho que pode ser uma boa base, caso alguem esteja procurando projetos novos.
Abraco e bom dia para voces
Monica
Post Reply