COMPLETE: [PORTUGUESE] Várias Histórias, de Machado de Assis - Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Rosângela.

Você viu a mensagem que te mandei no privado? Ali, bem ao lado do seu nome, onde você faz o "log out".
Relendo o que escrevi acima, me lembrei do Aldovandro, d' O Colocador de Pronomes, de Monteiro Lobato. Teria se descabelado :lol:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Testando o microfone novo, acrescentei a seção 0 na janela :D

https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_00_assis_128kb.mp3
01:41
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Leni.

Beleza de som, o do novo microfone, heim!?! Me parece ser levemente mais grave, o que valoriza a voz. Isto imaginando que todos os controles do Audacity sejam os mesmos, né? :wink:

Quanto a outras questões, os espaços em silêncio estão fora do padrão LV - O da abertura tem menos de 0,400 segundo e o do final tem mais de 1,400 segundo.

No mais, não há como não concordar com M. de A., quanto à questão do conto bem escrito. Mas fico me perguntando, será que ele imaginava então que estava escrevendo uma obra tão poderosa quanto a de Mallarmé ou Poe? :hmm:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rrm2021
Posts: 47
Joined: June 14th, 2021, 11:18 am

Post by rrm2021 »

Rachel, segue para PL a seção 8 - 14m13s

Essa já foi feita com o microfone novo. Você percebe alguma diferença? :hmm:

O Dimas Jr, que é narrador profissional, me deu a dica de comprar uma espuma para o microfone para diminuir os "pufs". Vou fazer isso.

Segue para PL:

https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_08_assis_128kb.mp3
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Rosângela.

Ei, todo mundo de microfone novo! Que beleza! :clap:

Vou ouvir sua gravação e depois dou o retorno. No mais tardar amanhã.

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rrm2021
Posts: 47
Joined: June 14th, 2021, 11:18 am

Post by rrm2021 »

Rachel, tudo bem?

Segue seção 3 para PL. 23m21s

https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_03_assis_128kb.mp3


:help:

Vou precisar da sua ajuda de novo... estou ouvindo um ruído de fundo, que não observava nas outras gravações. Apliquei a reduçào de ruídos como teste numa das cópias e não fez diferença. Há algo que possamos fazer que não implique em ter que gravar de novo?
O ruído está forte... do jeito que está não dá mesmo! :(
rrm2021
Posts: 47
Joined: June 14th, 2021, 11:18 am

Post by rrm2021 »

Rachel, acho que descobri o que houve com o meu áudio da seção 3. Ele foi gravado muito baixo, a 83. Quando eu ajusto para 90 dá esse chiado de fundo.

Eu tenho outra cópia que exportei agora (tá comigo, não subi pro Librivox não) e não deu o chiado, porque continua a 83. E agora? Há alguma saída?

:cry:
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Rosângela.

Você está se saindo muito bem. Leia um pouco mais, veja alguns vídeos sobre como usar o Audacity e vai se tornar em breve uma expert do LV :lol:

Abaixo, mais um dos meus "calhamaços". Você vai ver que os erros são pouquíssimos. O resto é bla bla bla técnico, sobre o tal ruído de fundo.

Maravilha de som o do microfone novo, heim! Um som mais grave, que sempre favorece a voz.

E sua narração está cada dia melhor! :clap:

Seção 8 – Adão e Eva

Tecnicamente o áudio está OK

No resto, só este probleminha insignificante, que precisa ser consertado:

0:23 – Você repete o titulo do conto – Adão e Eva. Favor tirar uma das duas vezes.

Agora, comentando o som da gravação, só para seu conhecimento. Não precisa regravar, nem mudar nada. É insignificante do ponto de vista de gravação para LV
Som do microfone limpo, sem clipping.
Em dois pontos o áudio tem um pequeno aumento de volume e dá uma “encorpada!, ficando nitidamente mais grave, exatamente nas palavras que estão abaixo em negrito:
11:50 – “que mereceram por repulsa às instigações do tinhoso!

13:31 – “Não é frei Bento?


Seção 8 – Uns braços

Belíssimo conto de "passagem". Muito delicado!

Aqui vou começar com o que você precisa mudar. Palavras, enfim
0:51 – “ou um pau”
Veja a sequência “Hei de contar tudo a seu pai, para que lhe sacuda a preguiça do corpo, com uma boa vara de marmello, ou um páo
Escrito: páo (pau)
Lido: pão

1:26 – Mesma palavra páo, lida como pão e não como pau
Escrito “amanhã hei de acordá-lo a páo de vassoura” (pau de vassoura)
Lido - “amanhã hei de acordá-lo a pão de vassoura”

14:36 (pag. 51 – Aqui tem um erro de tipografia, que trocou “ela” por “ele.
“quando dava com ele no topo da escada”

Você leu como estava escrito, “ele”, mas seu ouvinte vai achar que o erro foi seu, pois o lógico (bom senso) seria “ela”
Conferi em outras edições, e em todas é “ela”. De fato, pelo que vem sendo narrado, “ele” não faz sentido.

Isto é tudo. Não disse que era "pouquíssimo"? :D

Ainda quanto à Seção 3, mas coisas "técnicas":

O som do microfone está menos grave nesta gravação da Seção 3, Uns braços, do que na gravação da Seção 8, Adão e Eva. Seu novo microfone tem controles? Você mudou algo nesses controles? Ou no Audacity, seja em configuração, seja fazendo equalização, mudança de graves e agudos ou algo assim. Estou comentando isto apenas porque você pediu que desse opinião sobre o microfone. Do ponto de vista de gravação para LV está perfeito.

Rosângela,
Eu não sei quanto você entende de voz, microfone, edição ou Audacity e comento o que vem abaixo, só para chamar sua atenção sobre a diferença no som, que na Seção 3 foi mais “encorpado”, seja qual for o motivo. E para a questão do ruído de fundo na gravação, que pode ser resolvido no Audacity.

Você disse que escuta um ruído de fundo na gravação da seção 8. De fato tem. É o som ambiente, que o microfone (e o Audacity) registra sempre que se grava em um ambiente que não seja um estúdio à prova de som. Mas este “ruído de fundo” você elimina fácil, fácil no Audacity. A propósito, o seu Audacity está em português ou inglês? Como o meu está em inglês, vou falar dos comandos como está no meu, pois não sei como se chamam na versão em português, ta?

Abra o áudio no Audacity.
Selecione algo como meio segundo no início, naquele “silêncio” que você deixou antes de começar a gravação. Ou no silêncio do fim, se preferir.Selecione esse meio minuto,
Clique em effects>noise reduction. Coloque as especificações assim:
Noise reduction (dB) : 6 (pode escrever o numero ou deslizar o comando à frente
Sensitivity : 5.00
Frequency smoothing band : 2
Logo em baixo, clique em noise: reduce

Eu sempre deixo meus controles fixos aí. Esta é uma limpeza suave de ruído. É preferível fazer isto duas vezes, do que colocar os números dos controles altos demais (por ex. 12, 18 dB), porque o redutor de ruídos vai comer o fim das palavras, achando que é um mero ruído. E acabar com sua narração. :shock: :lol: :mrgreen:

Depois volte lá em cima da janela/página do Noise reduction e clique na caixa “Get noise profile”, para instruir ao aplicativo que tipo de ruído você quer eliminar.
Ele vai pegar o exemplo e a janela vai fechar.
Selecione todo o áudio – clique duas vezes seguidas nele e isto vai ser feito automaticamente.
Vá de novo em effects>noise reduction, que vai abrir a mesma janela/página. Clique em OK.

Como disse, esta é uma limpeza de áudio suave. Faça este procedimento 2 vezes e verá que o zumbido desaparece. Melhor fazer duas vezes um suave, do que uma vez um radical, que aleija seu áudio.

E lembre-se que no Audacity tem sempre o recurso de desfazer, se achar que algo não está bom (as duas setinhas curvas pra frente e pra traz). :wink:

E um último detalhe: Na seção 3, Uns Braços, 00:24, tem um ruído, uma batida no cabo ou no microfone, que você pode tirar ampliando bem o visual do áudio (control+1) até tirar só aquele pedacinho, sem afetar o resto.

Vi seu último post. É claro que quando você aumenta o som do áudio, aumenta também o ruído de fundo. Mas o "noise reduction" resolve isto no primeiro áudio que você mandou. Use aquele para corrigir. Comece corrigindo as palavras e depois faça a limpeza do som, OK?

Tudo isto tem nos diversos conselhos e dicas dadas por gente do LV que “entende do negócio”. Invista algum tempo passeando pelo fórum. Na página principal do fórum do LV, vá até bem em baixo e vai abrindo o que ver pela frente e verá quão interessante é. Leia o que te interessa e vai passando pra frente quando não servir. Simples assim. Veja, por exemplo, a conversa desse pessoal neste link aqui:
viewtopic.php?f=23&t=87502


Por favor, faça as correções necessárias e reduza também um pouco do ruído de fundo, como mostrei. Bom trabalho e boa sorte.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rrm2021
Posts: 47
Joined: June 14th, 2021, 11:18 am

Post by rrm2021 »

Obrigada, Rachel. Vou ler tudo com calma, fazer as correções e te envio de volta.

Você viu que te enviei mensagem no privado?

:thumbs:
rrm2021
Posts: 47
Joined: June 14th, 2021, 11:18 am

Post by rrm2021 »

Olá Rachel,

Retirei o título repetido de Adão e Eva:


https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_08_assis_128kb.mp3 14m13s
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

OK, Rosângela.

Seção 8 PL OK.

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Seção 0 corrigida, seção 12 pronta:

https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_12_assis_128kb.mp3
22:30
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Leni.

Seções 0 e 12 - PL OK

Que história mais linda, heim! Esta e "Uns braços", são histórias lindas de infância e juventude. E ele conta com uma singeleza que doi. E você caprichou na narração, né? :D

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Obrigada, Rachel! Eu acho esse conto bem triste... sei lá, não só pela lição dura, mas pela representação da escola como esse lugar horrível, sabe? Como professora, espero que este tempo tenha de fato passado. :cry: Tentei fazer a narração bem clara. :)
Leni
=================
sailormoon
Posts: 778
Joined: June 14th, 2011, 10:26 am
Location: Porto, Portugal
Contact:

Post by sailormoon »

Olá Rachel,

Aqui está a secção 5 - A desejada das gentes. :wink:
https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_05_assis_128kb.mp3

tempo: 27:22

Sandra
"Only two things are infinite, the universe and human stupidity, and I'm not sure about the former."
Albert Einstein

PL needed for Portuguese Solo Project - Lendas dos Vegetaes viewtopic.php?f=12&t=75802
Post Reply