COMPLETE: [PORTUGUESE] Várias Histórias, de Machado de Assis - Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Leni! 🙂🙂

Muito obrigada por toda a informação tão preciosa e útil!

A minha ideia ao usar o som da moeda neste caso (para além de me divertir :lol: ) foi para tentar que se entendesse melhor que naquele momento, era a voz do narrador a descrever uma acção do personagem e não o personagem a falar. Isto porque o atirar da moeda ocorre no meio de uma fala, então achei que precisava ali de qualquer coisa que "separasse" melhor o que era fala do personagem e o que era o que era descrição de uma acção. Mas não conhecia sobre as regras em relação a efeitos sonoros, por isso adorei saber! Muito obrigada por ter esclarecido sobre isso. :D

Quanto ao nome dos personagens, estive também muito na dúvida sobre nomear sempre tal como está no texto ou não. Acabei por não colocar por achar que poderia cortar um pouco a fluidez do diálogo, por exemplo quando a fala de um personagem faz uma pergunta e o outro responde, ou quando um personagem "corta" a fala de outro, etc.
Mas realmente não consigo avaliar no resultado final se fica bem claro ou não quando fala um e quando fala outro. Eu mudei a voz, mas ainda assim não sei...pode realmente ficar bem melhor indicando quem fala antes da fala propriamente dita.

Rachel, como fazemos agora? Para já vou começar com as correções dos erros e retirar também as palavras que não estão no texto, como "fala Ahasverus" para apenas "Ahasverus". Fico a aguardar indicação sobre incluir ou não todos os nome dos personagens antes das falas (não me importo nada de fazer essas alterações mesmo que seja só para podermos comparar entre uma leitura e outra e ver o que ficaria melhor para o ouvinte)

Obrigada Leni! :thumbs:
Cristina Luiz
Portugal
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Imagina, eu que agradeço. Vou deixar Rachel responder sobre o PL.

E acho que vou já esse fim de semana abrir o último livro de contos que nos falta para termos todos os contos de Machado no Librivox! :clap:
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Cris.

Vi suas considerações e as de Leni. E ouvi o áudio de novo, desta vez sem acompanhar com o texto escrito, para sentir como soava. Concordo que a colocação dos nomes de quem fala quebra o fluir da conversa. Mas minha experiência diz que depois que o projeto passar pela edição, há como que um “achatamento” de sons, que os torna mais similares. Isto considerando, principalmente, que é um projeto coletivo, com vários tipos de vozes e seções com volumes de áudios variados.
Você conseguiu fazer vozes distintas para os dois personagens, mas até que ponto esta variação resiste ao “achatamento”, não sei dizer. A identificação, em cada fala, evitaria a mistura das falas dos personagens, caso ocorra este "achatamento", ainda que na gravação, como está agora, os tons de voz sejam bem distinguíveis.

Sei que vai dar trabalho e interferir na fluência do diálogo, mas creio que seja o melhor para o entendimento do/a ouvinte, OK?

Bem, mas paralelo a esta questão, eu acho que para o/a ouvinte, a pessoa responsável e importante em uma narração é aquela que lê, pois é o nome dela que aparece em destaque, no início ou no fim de cada Seção ou Capítulo. O/A ouvinte comum nem sabe da existência de MC ou PL ou editor/a. Para o ouvinte existe o/a narrador/a. Por isto, como PL, procuro sempre pensar do ponto de vista do/a narrador/a, com todo o trabalho que vai ter com as correções. Mas também na questão da pessoa que narra estar colocando o próprio nome no trabalho feito. Um trabalho que uma vez publicado, não tem como mudar.

Por isto, desculpe pela insistência :mrgreen:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Rachel! :)

Não tem nenhum problema, entendi e concordo.
Havendo o risco desse problema (que seria bem grave) de o ouvinte não conseguir distinguir as vozes, vale muito a pena ter só mais este pequeno trabalho de edição.

Até já comecei a tratar disso. Em breve deverei deixar aqui o ficheiro corrigido :)

Mais uma vez, agradeço-vos muito Leni e Rachel o trabalho e paciencia que estão a ter comigo.

Até breve!
Cristina Luiz
Portugal
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Rachel! :)

Aqui deixo o link para a secção 15 - Viver! com as correções feitas:

https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_15_assis_128kb.mp3 20:14

2ª tentativa :D

Até breve!

Cristina
Cristina Luiz
Portugal
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Cris.

Já baixei o áudio e amanhã, no mais tardar, vou escutar e fazer minhas considerações, OK?

Obrigada :thumbs:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Obrigada Rachel!
:)
Cristina Luiz
Portugal
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Cris.

Desculpe a demora na resposta, mas estava a ouvir e reouvir e triouvir as duas gravações. Difícil de decidir.
Realmente a gravação sem identificar quem fala, a cada trecho, flui muito melhor. Mas, como Leni bem notou, o diálogo tem partes longas, que evitam que fique tudo picadinho pela identificação e permite o texto fluir. Considerando isto e o tal "achatamento" na edição, vamos ficar com o último áudio, em que cada fala é identificada, que está muito bem feito. Parabéns :clap:
Seção 15. PL OK.

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Rachel! :)

Mas não houve qualquer demora, não há nada a desculpar. :wink: Eu é que tenho a agradecer todo seu trabalho, todo o cuidado e atenção! Muito obrigada!

Fico muito feliz por considerar que está ok! Sem o seu apoio e o da Leni não teria conseguido! :9:

Este conto que num primeiro momento parece um pouco diferente do que conheci até agora de Machado de Assis, foi bem desafiante mas muito recompensador. Acabei por gostar bastante do conto!

Também foi muito giro porque Prometeu Agrilhoado é a minha tragédia favorita de Ésquilo e "descobri" Ahasverus, um personagem bíblico que desconhecia.

Mal posso esperar por este livro de contos ficar pronto, para ouvir tudinho!

Muito obrigada Rachel! Até breve num próximo projecto! 😙
Cristina Luiz
Portugal
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

As seções 5 e 14 foram reabertas hoje, uma vez que as leitoras não voltaram para corrigir suas gravações há mais de três meses.
Leni
=================
LindyHolmes
Posts: 40
Joined: November 23rd, 2021, 1:14 pm

Post by LindyHolmes »

Bom dia, pessoal.
Primeiramente desejo um feliz ano novo a todos e que esse ano nos seja muito promissor... :D

Estou anexando a gravação da seção 11 - Marianna. Esta é minha primeira contribuição, primeira gravação, então a experiência que eu tenho é dos fóruns que eu li por aqui, rsrs Peço que vocês me ajudem a corrigi-la e aprimorá-la, todo comentário será bem-vindo e aproveitado. :help: :)

https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_11_assis_128kb.mp3

Tempo de duração: 23m27s
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Lyndy, bom dia.

Já baixei seu áudio e vou ouvir mais tarde. No mais tardar amanhã trago o resultado da revisão (PL).

Muito obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Lindy.

Narração sem erros. A corrigir apenas 3 pontos técnicos em relação ao padrão LV:
1 - O silêncio inicial, antes de começar a leitura tem 1,20 segundo. Pelo padrão LV precisa ter entre 0,5 e 1 segundo. Favor reduzir.

2 - 23:06 - Intervalo entre o fim do texto e você dizer "Fim da seção 11" tem 4,138 segundos, ou seja, muito longo. Favor reduzir para algo entre 2 segundos e 1,8 segundo.

3 - O silêncio final, depois de tudo dito, tem 6,347 segundos. Pelo padrão LV deve ter em torno de 5 segundos. Favor reduzir

Como estas reduções vão interferir no tempo total do áudio, quando você fizer o up load do audio corrigido, favor colocar no post também o novo tempo.

Se esta é sua primeira narração, parabéns :clap: Sem faltas, foras estas poucas, técnicas, apontadas. Além do mais, você tem uma voz muito suave e agradável de ouvir. Os ouvintes do LV agradecem :D

Espero te ouvir mais por aí.
Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
LindyHolmes
Posts: 40
Joined: November 23rd, 2021, 1:14 pm

Post by LindyHolmes »

Olá, Rachel

Muito obrigada por sua mensagem e por dedicar tempo fazendo os elogios e as recomendações. Fico muito feliz de saber que você gostou da minha gravação, eu estava bem nervosa para gravá-la :lol: por ser a primeira. Mas, acredito que as próximas serão melhores...

Apliquei as correções conforme você indicou e estou anexando o link da gravação corrigida:
https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_11_assis_128kb.mp3
Novo tempo de duração: 23m23s

Para concluir, confesso que ler a sua mensagem me animou a me aventurar com outras gravações :D
Então, muito obrigada mesmo :9:
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Lindy.

Acabei de ver o áudio com suas correções. Vou baixar e amanhã, no mais tardar, trago a resposta, OK?

Que bom que você se animou a fazer mais narrações no LV. Como já disse, quanto mais gente, melhor. :clap:
E lembre-se, no LV tem várias outras funções que podem ser feitas, paralelamente às gravações: revisão (PL), edição, capas de CD etc. Sei que o universo de voluntariado é vasto e pode calhar de você ter uma profissão ou hobby, que ajude em uma ou outra função que precisem por aqui. No meu caso, por exemplo, narro e faço revisões. Não me atrevo a muito mais que isto, mas quem domina técnicas várias, pode se aventurar por outros mares :wink: :lol:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Post Reply