COMPLETE: [PORTUGUESE] Várias Histórias, de Machado de Assis - Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Leni wrote: January 2nd, 2022, 2:49 pm As seções 5 e 14 foram reabertas hoje, uma vez que as leitoras não voltaram para corrigir suas gravações há mais de três meses.
Gente, a secao 5 é a coisa mais linda! Se realmente está liberada, gostaria de faze-la!
Abracos
Monica
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Lindy.

Seção 11 - Mariana - PL OK

Obrigada.

Rachel 8-)
Last edited by rachelmoraes on January 20th, 2022, 10:17 am, edited 1 time in total.
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Mônica.

Reservando pra você a Seção 5 - A Desejada das Gentes, que como você diz, é "a coisa mais linda" :lol:

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

rachelmoraes wrote: January 20th, 2022, 10:17 am Olá Mônica.

Reservando pra você a Seção 5 - A Desejada das Gentes, que como você diz, é "a coisa mais linda" :lol:

Obrigada.

Rachel 8-)
Oi Rachel, obrigada. Adorei esse texto. Espero que a leitura esteja à altura.
https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_05_assis_128kb.mp3
25:13
Tentei evitar os erros que a Sandra já tinha feito na leitura anterior, abrindo espaco para meus proprios erros :)
O checker deu okay, vamos ver o que diz a Rachel.
Abracos
Monica
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Gostaria de pegar também a secao 14, D. Paula. Gostei da história.
Tenho porém algumas dúvidas quanto à pronúncia:
P. 243, metade do 1o parágrafo: Rua do Lavrádio?
P. 244, 3a linha: a quiz? (está ilegível)
P. 245, ultimo parágrafo, 2a linha: pôz?
P. 247, 2o parágrafo, 3a linha: sentiu ou sentia?
P. 249, 6a linha: Stoltz (eu pronunciaria chtolts)
P. 250, 1a linha: prestigo ou prestígio?
P. 252, 4a linha de baixo: vui-o? ou viu-o?
Mais trabalho prá Rachel, de novo :)
Obrigada aí.
Abraco
Monica
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Mônica

Seção 5 já na MW. Devo ouvir mais tarde e, no mais tardar, amanhã trago a resposta.

E vou reservar a Seção 14, Dona Paula, pra você.

Quanto às perguntas que você me fez, a primeira posso responder com certeza. Se diz Rua do Lavradio, acentuando o "di".
Quanto à pronúncia do nome do cara, você tem mais condição de dizer como se pronuncia, do que eu :lol: E você já deu a resposta: "Stoltz (eu pronunciaria chtolts)" :thumbs:

As outras, com você citando número de página, tem um mistério a ser resolvido. :hmm:
Pode ser que tenhamos versões diferentes da obra. Procuro nas páginas citadas por você e não encontro nada. Vou ver se consigo esclarecer o mistério, mas mesmo assim, tenho uma dica pra você:
Em se tratando de Machado de Assis, tem mil e uma cópias em domínio público de todas as obras dele. Baixei duas diferentes, uma no tablet e outra no computador. Para narrar, e fazer o PL sigo a indicada no projeto. Quando tenho dúvida no caso de palavra meio apagada ou com grafia que desconfio, vou numa destas outras cópias e confiro. Sempre funciona. :)

Voltando ao "mistério". Certa vez eu estava fazendo o PL de uma obra de Lope de Vega, se não me engano, em espanhol e comecei a achar um número muito grande de diferença no texto que eu tinha em relação ao que ela tinha narrado. E perguntei que cópia ela tinha usado para narrar e expliquei as diferenças que estava encontrando. Ela simplesmente disse: baixamos cópias diferentes no mesmo site. Uma na versão com imagens, outra na versão só texto. :lol: Pode?
Vou baixar novamente o texto do site indicado no projeto e volto pra dizer o que houve e ver se respondo às suas perguntas. De todo modo, você pode baixar outras cópias, só para comparação, OK?

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Mônica.

Acabei de checar. A versão que estou usando é a indicada no projeto, um exemplar da biblioteca dos Mindlin, na Biblioteca Brasiliana, da USP. O texto do conto em si começa na página 235. Na página 243 do livro, em nenhum lugar é citada a Rua do Lavradio. Será que você, realmente, tem uma cópia diferente da que está indicada no projeto? Por favor, poderia checar e se for o caso, baixar a cópia indicada? Inclusive tem uma recomendação: Texto-fonte (leia apenas a partir deste texto). Além disto, se temos cópias diferentes, nem posso ajudar. :(

Aguardo sua resposta.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Rachel, acho que descobri o mistério: Monica está usando a mesma edição mas olhando as páginas DO PDF e não as que estão escritas na imagem. Se você for na página 243 do pdf, é o início do conto D.Paula.

Acrescentando: eu faço o mesmo, leio da edição indicada, mas checo outra se há dúvidas. No caso de Machado, eu checo nas edições do site http://machado.mec.gov.br/ :D
Leni
=================
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Dando meus pitacos
libriMAH wrote: January 21st, 2022, 8:30 am Gostaria de pegar também a secao 14, D. Paula. Gostei da história.
Tenho porém algumas dúvidas quanto à pronúncia:
P. 243, metade do 1o parágrafo: Rua do Lavrádio? - Não, LavraDIo. Assim ao menos minha avó falava quando tinha que ir nessa rua :mrgreen:
P. 244, 3a linha: a quiz? (está ilegível) - e pediu, e quis que lhe contasse o que era
P. 245, ultimo parágrafo, 2a linha: pôz? - pôs, do verbo pôr, colocar
P. 247, 2o parágrafo, 3a linha: sentiu ou sentia? - sentiu, chequei no outro site
P. 249, 6a linha: Stoltz (eu pronunciaria chtolts) - Como você preferir, contanto que seja consistente
P. 250, 1a linha: prestigo ou prestígio? - prestígio
P. 252, 4a linha de baixo: vui-o? ou viu-o? - viu-o
Mais trabalho prá Rachel, de novo :)
Obrigada aí.
Abraco
Monica
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Leni e Mônica.

Ainda bem que você encontrou a solução do "mistério", Leni. Imaginei que era algo por aí, mas não tinha como checar, pois baixei o livro no tablet, que só dá esta opção de imagem da página, inclusive com as anotações de alguém que leu e riscou o livro. :lol: Nada de PDF.
E obrigada por dar a Mônica as respostas, porque eu não poderia fazê-lo, ao não saber nem ter acesso ao PDF.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Mônica.

Vamos agora à questão d' A desejada das gentes, Seção 5 :

8:57 – palavra trocada – inculcado – falta um “c” na palavra
Escrito: “E juro-lhe que não foi o inculcado espírito de Nóbrega que o separou de mim...”
Lido: “E juro-lhe que não foi o inculado espírito de Nóbrega que o separou de mim...”

A consertar, isto é tudo. Mas gostaria de fazer uma observação:
Você está usando o limpador de ruídos muito forte, que acaba comendo letras (sons), como o “s”, por exemplo. Um caso aos 6:16. A palavra “mas” perdeu o “s”, em “mas era principalmente um sonhador que viva lendo e construindo aparelhos sociais e políticos”.
6:27 – outro “s” que desapareceu na “limpeza”.
Também aos 7:00 tem um “s” sumido, mas não sei se de “limpeza”
Aos 9:59; aos 11:16, também tem
Este “sumiço” dos “s” não é um problema neste texto, pois se entende perfeitamente o que você narra. Cito só como observação, pois sua leitura é boa e poderia ficar melhor ainda, se não houvesse estes pequenos senões, OK?

Bem calminha você fez uma narração de veterana, heim! Inclusive mudando o ritmo da narração ao mudar de personagem. :clap:
Como diria um amigo meu, "matando a pau" :lol:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

rachelmoraes wrote: January 21st, 2022, 7:04 pm Ei Leni e Mônica.

Ainda bem que você encontrou a solução do "mistério", Leni. Imaginei que era algo por aí, mas não tinha como checar, pois baixei o livro no tablet, que só dá esta opção de imagem da página, inclusive com as anotações de alguém que leu e riscou o livro. :lol: Nada de PDF.
E obrigada por dar a Mônica as respostas, porque eu não poderia fazê-lo, ao não saber nem ter acesso ao PDF.

Rachel 8-)
Siiiiim, era isso, as páginas do documento e as do livro estao desalinhadas. Valeu a dica com a outra fonte (nao para ler, mas para conferir).
rachelmoraes wrote: January 21st, 2022, 1:59 pm Ei Mônica

Seção 5 já na MW. Devo ouvir mais tarde e, no mais tardar, amanhã trago a resposta.

Obrigada!
rachelmoraes wrote: January 21st, 2022, 1:59 pm E vou reservar a Seção 14, Dona Paula, pra você.

Obrigada de novo!
rachelmoraes wrote: January 21st, 2022, 1:59 pm Quanto às perguntas que você me fez, a primeira posso responder com certeza. Se diz Rua do Lavradio, acentuando o "di".
Quanto à pronúncia do nome do cara, você tem mais condição de dizer como se pronuncia, do que eu :lol: E você já deu a resposta: "Stoltz (eu pronunciaria chtolts)" :thumbs:

Beleza, a Rua eu ia ter pronunciado errado :)
Leni wrote: January 21st, 2022, 5:35 pm Dando meus pitacos

Obrigada Leni!!
rachelmoraes wrote: January 21st, 2022, 7:12 pm Vamos agora à questão d' A desejada das gentes, Seção 5 :

8:57 – palavra trocada – inculcado – falta um “c” na palavra
Escrito: “E juro-lhe que não foi o inculcado espírito de Nóbrega que o separou de mim...”
Lido: “E juro-lhe que não foi o inculado espírito de Nóbrega que o separou de mim...”
AAAAAhhhhhh, eu cuidei tanto!! :D Escutei todo o audio depois, já corrigindo várias coisas antes de mandar prá Rachel... Mas a Rachel acha tooooodos mesmo!! Obrigadíssima, vou consertar!
rachelmoraes wrote: January 21st, 2022, 7:12 pm A consertar, isto é tudo. Mas gostaria de fazer uma observação:
Você está usando o limpador de ruídos muito forte, que acaba comendo letras (sons), como o “s”, por exemplo. Um caso aos 6:16. A palavra “mas” perdeu o “s”, em “mas era principalmente um sonhador que viva lendo e construindo aparelhos sociais e políticos”.
6:27 – outro “s” que desapareceu na “limpeza”.
Também aos 7:00 tem um “s” sumido, mas não sei se de “limpeza”
Aos 9:59; aos 11:16, também tem
Este “sumiço” dos “s” não é um problema neste texto, pois se entende perfeitamente o que você narra. Cito só como observação, pois sua leitura é boa e poderia ficar melhor ainda, se não houvesse estes pequenos senões, OK?
Bom, agora estamos no mistério parte 2: Eu nao usei nenhum limpador de ruídos :hmm: :hmm: :hmm: Gravei o texto, fiz as edicoes (só tirei manualmente as respiracoes que me pareceram altas demais - mas tirar todas as respiracoes deixa o texto meio... artificial, achei), passei no checker, aumentei o volume como indicado (estava com 81 ou 82 dB), exportei como mp3 e mandei. No original nao vi os "s" faltando, vou lá conferir - tanto no au3 quanto no mp3. Obrigada pela dica!

Abracos e bom "findi" para todxs!
(É só nós, no sul, que abreviamos todas as palavras? Chimas, churras, findi, obri?)
Monica
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

libriMAH wrote: January 22nd, 2022, 2:54 am
rachelmoraes wrote: January 21st, 2022, 7:12 pm Vamos agora à questão d' A desejada das gentes, Seção 5 :

8:57 – palavra trocada – inculcado – falta um “c” na palavra
Escrito: “E juro-lhe que não foi o inculcado espírito de Nóbrega que o separou de mim...”
Lido: “E juro-lhe que não foi o inculado espírito de Nóbrega que o separou de mim...”
AAAAAhhhhhh, eu cuidei tanto!! :D Escutei todo o audio depois, já corrigindo várias coisas antes de mandar prá Rachel... Mas a Rachel acha tooooodos mesmo!! Obrigadíssima, vou consertar!
Consertado:
https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_05_assis_128kb.mp3
libriMAH wrote: January 22nd, 2022, 2:54 am
rachelmoraes wrote: January 21st, 2022, 7:12 pm A consertar, isto é tudo. Mas gostaria de fazer uma observação:
Você está usando o limpador de ruídos muito forte, que acaba comendo letras (sons), como o “s”, por exemplo. Um caso aos 6:16. A palavra “mas” perdeu o “s”, em “mas era principalmente um sonhador que viva lendo e construindo aparelhos sociais e políticos”.
6:27 – outro “s” que desapareceu na “limpeza”.
Também aos 7:00 tem um “s” sumido, mas não sei se de “limpeza”
Aos 9:59; aos 11:16, também tem
Este “sumiço” dos “s” não é um problema neste texto, pois se entende perfeitamente o que você narra. Cito só como observação, pois sua leitura é boa e poderia ficar melhor ainda, se não houvesse estes pequenos senões, OK?
Bom, agora estamos no mistério parte 2: Eu nao usei nenhum limpador de ruídos :hmm: :hmm: :hmm: Gravei o texto, fiz as edicoes (só tirei manualmente as respiracoes que me pareceram altas demais - mas tirar todas as respiracoes deixa o texto meio... artificial, achei), passei no checker, aumentei o volume como indicado (estava com 81 ou 82 dB), exportei como mp3 e mandei. No original nao vi os "s" faltando, vou lá conferir - tanto no au3 quanto no mp3. Obrigada pela dica!
Hm, nao consegui reproduzir esse erro. Tanto no aup3 quanto no mp3 eu escuto claramente os "s" nas posicoes observadas. Poderias conferir se na versao atual ainda aparece falhando para ti?
Obrigada!
Vamos lá ler a Dona Paula entao :)
Abracos
Monica
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Taqui a Dona Paula, 24:49

https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_14_assis_128kb.mp3

Estou aguardando teu retorno, Rachel, curiosa para saber o que descobres dessa vez :)

Abracos
Monica
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Caros/as, a seção 9 está novamente aberta, pois havia sido reservada há mais de dois meses.
Leni
=================
Post Reply