COMPLETE: [PORTUGUESE] Várias Histórias, de Machado de Assis - Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Lúcia.

Perfeito! Agora tudo certíssimo :thumbs: .

Apanhar do Audacity e outras questões técnicas faz parte do aprendizado, mas você está se saindo às mil maravilhas. Por falar nisto, ainda tem contos deste projeto à disposição. E de Urupês, de Monteiro Lobato, se quiser praticar bastante :lol: E na sequência se aventurar a gravar uma obra solo :wink:
Estamos sempre com falta de leitores/as em português, o que é uma pena :(

Valeu a rapidez de sua correção e resposta. Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
luciagug
Posts: 57
Joined: September 10th, 2021, 2:03 pm

Post by luciagug »

Oi, Rachel!
Que bom que está tudo certo.
Podes reservar pra mim a Seção 6 deste projeto?

Obrigada
Lúcia
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá boa tarde!

Deixo o link para o ficheiro corrigido da secção 10 - O Diplomático (estive uns dias fora e pensava que só amanhã poderia corrigir, mas ainda conseguí hoje :D )

https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_10_assis_128kb.mp3 23:56

Esperando que esteja tudo ok e agradecendo desde já,

Cristina
Cristina Luiz
Portugal
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

luciagug wrote: November 29th, 2021, 8:03 am Podes reservar pra mim a Seção 6 deste projeto?
Reservada pra você, Lúcia. Divirta-se :D .

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ola Cris.

Tudo perfeito. PL OK.

Se você quiser, ainda tem pelo menos um conto neste projeto que está precisando de narração. E ainda tem o Urupês, de Monteiro Lobato.
É tão bom ver um projeto praticamente terminando! Com certeza já tem algum outro prontinho pra entrar :D .

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Bom dia Rachel :)
Que feliz fico por agora já estar tudo bem, muito obrigada!

Gostaria muito de ajudar a terminar este projecto e ler a secção que falta, mal posso esperar para ouvir todos os contos! :D

Mas não sei bem como fazer, porque estive a ver a secção 15 "Viver" e o texto é um diálogo, como uma pequena peça de teatro.
Tem uma pequena introdução de narrador no início, depois dialogam Ahasverus e Prometheu, (existem duas descrições de acção/narrador nas pag. 260 e 269), e duas águias que falam também no final do texto.

É para ser tudo lido por uma só pessoa? Como se faz nestes casos?
Desculpe as minhas dúvidas de principiante :help:

Até breve,
Cristina
Cristina Luiz
Portugal
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Bom dia, Cris.

minha sugestão é que você faça como achar melhor, mais confortável pra você, da forma que achar mais agradável. Pode ser como contaria numa história pra crianças; pode ser fazendo efetivamente um teatro, criando personalidades e vozes para os personagens - aí basta mudar o tom de voz, ligeiramente mais grave ou mais aguda para diferenciar quando um ou outro fala, ou simplesmente mudar o sotaque, ou o ritmo de fala de um e outro, ou o estado de espírito no tom de voz. Ou ler, como se você estivesse contando a uma amiga, como queira. LV aceita tudo, desde que você se mantenha dentro do texto. :wink:
Eu procuro fazer como me dá mais prazer. E vou inventando formas de um conto pra outro, vou brincando com a voz, criando personagens. Às vezes me estrepo :lol: - quando estou fazendo a narração de uma obra maior, por exemplo, e dou um tipo de voz difícil de sustentar, para um personagem que tem falas longas. Ou quando depois de gravar um longo trecho descubro que o personagem ficou caricato demais para o tom geral da narração e esse personagem vai entrar em capítulos seguintes. E outras vezes fico bem contente com o que fiz. Faça para te dar prazer. Divirta-se.

Posso reservar a seção pra você? Ou quer pensar mais no assunto? :hmm:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Rachel!

Muito obrigada pela ajuda, que maravilhosas dicas e sugestões! :)
Decidi então aceitar o desafio, sim. Não estou muito confiante, mas vou-me divertir de certeza :P

Até breve! (ou assim o espero :lol: )
Cristina Luiz
Portugal
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

CrisLuiz wrote: November 30th, 2021, 4:22 am Decidi então aceitar o desafio, sim. Não estou muito confiante, mas vou-me divertir de certeza :P
Ótimo Cris. A vida é feita de desafios :lol: e prazeres, é claro! :wink:
Seção 15, "Viver", reservada pra você.
Fico aqui torcendo por você e curiosa pra ver o que vai inventar. :D

Fico agradecida e feliz por você se juntar a nós. É a comunidade da Lingua Portuguesa crescendo.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_15_assis_128kb.mp3 18:34

Olá Rachel! :)

Aqui fica a (minha tentativa :lol: ) de leitura da secção 15 - Viver!

Obrigada pelo apoio e confiança! :9: Sem eles, nunca me teria atrevido a tentar esta leitura, na fase tão inicial e sem experiência em que ainda me encontro.
Também estou muito feliz por pertencer a esta comunidade de leitores!
(e preparada para mudar toda a leitura se for preciso :lol: )

p.s. o som da moeda a ser atirada fui eu que gravei, não foi tirado da internet por isso penso que nao há problema com direitos de autor. mas talvez tenha sido uma ideia tonta e nem sei se é permitido, por isso posso retirar sem problema. Fez parte da minha diversão :lol:


Beijinhos e até breve
Cristina Luiz
Portugal
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Cris.

Que rápida, heim! :D
Vou ouvir ainda hoje. E ver/ouvir a história da moeda. Mas não creio que haverá problemas. Tenho o hábito de ouvir narrações da LV nas linguas que consigo entender - e me ajuda muito a não esquecer :lol: - e já ouvi coisas incríveis. As que mais me agradam são as que me mostram melhor o ambiente, o estado de espírito e a personalidade dos personagens. Enfim, as que pintam o quadro com as cores mais adequadas.

E das narrações que já fiz as que mais gosto são as que me deram mais prazer ao fazer. Acho que estava mais relaxada e a coisa fluiu melhor. :9:

No mais tardar amanhã trago o resultado do PL.

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
luciagug
Posts: 57
Joined: September 10th, 2021, 2:03 pm

Post by luciagug »

rachelmoraes wrote: November 29th, 2021, 7:47 pm
luciagug wrote: November 29th, 2021, 8:03 am Podes reservar pra mim a Seção 6 deste projeto?
Reservada pra você, Lúcia. Divirta-se :D .

Rachel 8-)
Muito obrigada.
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

CrisLuiz wrote: December 1st, 2021, 6:12 am Aqui fica a (minha tentativa :lol: ) de leitura da secção 15 - Viver!
Ei Cris, bela "tentativa", Ficou muito bom. Você manteve os tons diferentes das vozes em todo o conto, com maestria!
Mas acho que você vai precisar citar o nome de quem fala, a cada fala :hmm: , como você fez nas duas primeiras vezes, só que sem dizer "fala" fulano. Basta o nome. Não sei o que diria Leni, a MC deste projeto, que tem muito, muito mais experiência que eu em LV, mas acho que isto seria o melhor.
Me explico melhor, com um exemplo:
"Ahasverus - Chego à clausula dos tempos..."
"Prometheo - Certo que os homens acabaram..."
"Ahasverus - Ouço ainda uma voz..."
"Prometheo - Não"
"Ahasverus - Raça divina"?" e assim por diante.
E no fim do conto, apenas
"Uma águia - Ai, ai, ai d'este último..."
"A outra - Nem ele a odiou tanto..."

É gravar os nomes e ir colando nos espaços adequados. Vai dar um pouco de trabalho, mas vai ficar perfeito!
Além disto tem muito pouco para consertar, veja:
13:03 - troca de palavra : eterno - favor consertar
Escrito: "O mundo passageiro não pode entender o mundo eterno".
Lido: "O mundo passageiro não pode entender o mundo interno".

16:43 - troca de palavra: Cedar - favor consertar
Escrito: "Melhor que as tendas de Cedar"
Lido: "Melhor que as tendas de Quedar"
o som da moeda a ser atirada fui eu que gravei, não foi tirado da internet por isso penso que nao há problema com direitos de autor. mas talvez tenha sido uma ideia tonta e nem sei se é permitido, por isso posso retirar sem problema. Fez parte da minha diversão :lol:
Gostei bem do som da moeda caindo :lol:
Obrigada pelo apoio e confiança! :9: Sem eles, nunca me teria atrevido a tentar esta leitura, na fase tão inicial e sem experiência em que ainda me encontro.
No LV as etapas são curtas :lol: Quando você assustar, estará gravando um "solo" da mais longa das obras de Eça de Queiroz ou do Lusíadas. E, como já disse antes, você pode ser nova no LV, mas é "atrevida" e gosta de livros, o que já é experiência e incentivo bastante para se deliciar com as narrações.
Pode ter certeza que está se saindo muito bem. Não falo só como PL, mas como leitora/ouvinte, que gosta de obras narradas "com espírito". :D

E lembre-se, tem várias outras funções que qualquer voluntário/a pode exercer por aqui: revisão de áudios (PL), desenho de capas, edição etc etc. Todas necessárias em cada projeto. Eu faço as narrações de projetos coletivos e solo, faço PL em algumas línguas em que me sinto mais confiante e ainda tive a ousadia de sugerir algumas imagens que gostaria de ver nas capas de CDs de solos que gravei. No que faço hoje, o que não sabia, aprendi lendo os posts espalhados pelos foruns do LV, que têm muita informação.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá Rachel! :)

Que bom! Que feliz fiquei por não haver muito a corrigir e por
a Rachel ter gostado desta minha primeira tentativa de leitura. :9:

Penso que até domingo conseguirei enviar o ficheiro corrigido. :D

Tenho muito a aprender sobre o LV e esta fase inicial é muito entusiasmante, com tanto que há ainda por descobrir!

Muito obrigada por tudo Rachel
Até breve! :D
Cristina Luiz
Portugal
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Olá! Só para dar aqui a minha opinião, que a Rachel pediu (não que a Rachel precise, ela está sempre dando as dicas e opiniões acertadas de qualquer forma!) - o importante é o diálogo ficar claro. Se não está claro quem fala, acho por bem sim acrescentar os nomes dos falantes. É sempre bom ter em mente o que será possível de entender para quem ouve e não tem o livro em mãos.

Quanto ao som da moeda - a política do LibriVox é não ter nada que possa ter direitos de autor (então a preocupação em você mesma gravar, e não pegar de outro lugar, é importantíssima!), e não ter efeitos sonoros. Essa é uma discussão que já correu muito por aqui - porque há pessoas que querem fazer quase uma produção teatral, com música, sons de trovão e que tais... e aí complica, pelos direitos autorais, e mesmo porque pode atrapalhar a compreensão, dar um susto no ouvinte, coisas assim. Não é o caso do som de, por exemplo, batidas na porta, um assovio, ou coisas simples, que não tem problema. Então, a moeda, está ok! Só achei melhor avisar sobre esse critério dos efeitos sonoros, só para termos em mente, e para que não estranhem caso a vejam em outros projetos, ok? :)
Leni
=================
Post Reply