COMPLETE: [PORTUGUESE] Várias Histórias, de Machado de Assis - Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

libriMAH wrote: January 22nd, 2022, 6:02 am Estou aguardando teu retorno, Rachel, curiosa para saber o que descobres dessa vez :)
:lol: Se tiver, eu creio que acho :lol:

Vamos primeiro à Seção 5 - A Desejada das Gentes - PL OK

Quanto ao som dos "s", estou "quase" encontrando a explicação. :wink:
Quando estou ouvindo no tablet, nunca encontro questões deste tipo, porque é um som padrão. E provavelmente deveria escutar sempre nele, pois é o tipo de som dos celulares, onde creio que a maioria das pessoas escuta os áudios do LV (eu, quando estou andando na rua, descansando na rede etc, raramente o faço sem estar ouvindo algum livro do LV, no celular). Só que quando percebo que há algum erro e estou ouvindo no tablet, dá trabalho parar e anotar, pois se voltar o som, pra achar o segundo exato para colocar no relatório, o mostrador de som do tablet fica congelado naquele ponto e não marca mais o tempo do áudio. Então, quando faço PL procuro fazer no computador, principalmente quando é leitor com pouco tempo de LV e que comete mais os erros da falta de experiência. Você e outros, como Dyefferson, já passaram este ponto e já entregam o material praticamente 100% OK, felizmente. Digo isto não só porque dão atualmente "menos trabalho", mas porque posso ouvir no tablet, deitada na rede. :lol:
Brincadeiras à parte, a questão é que tenho no computador uma conjunto de "coisas" mais profissionais e com som bem acurado. Tenho uma placa de som especial, um fone de ouvido poderoso, que não perdoam nada. E acabo ouvindo detalhes que não se houve com equipamentos usuais do dia a dia.

E, pra azar meu, tenho também um microfone poderoso, especial para voz humana. O resultado é que vejo até chifre em cabeça de galinha. No caso de meus próprios áudios, especificamente, fico horas editando, "penteando", como se diz, tirando cada estalinho que ouço com perfeição total "graças" à tal placa de som, fone poderoso e microfone outro tanto. Mas como são equipamentos que já tinha, não tem lógica trocar de equipamento só porque o som para o LV não precisa da acuidade que eu precisava antes, né? E o pior é que não dou conta de não fazer a edição que minha cabeça maluca exige :lol:

Isto dito, conto tembém que ao ver seu comentário e pedido para checar o som da Seção 5 de novo, imaginei que seria esta a questão. E fui ouvir no tablet, onde realmente não se detecta nenhum problema. A partir de agora ouço você sempre no tablet, pois praticamente já não tenho mais nem o que anotar em termos de erro, OK? :wink:
Desculpe o "exagero" involuntário. :mrgreen:

Agora, Seção 15 - D. Paula

Um único senão:
10:29 - acentuação de palavra - austera - A sílaba forte é o "te" (té)
Escrito: "D. Paula era agora uma pessoa austera e pia"
Lido: "D. Paula era agora uma pessoa austera e pia"

Acho este conto uma preciosidade em termos de narrativa. Chego até a sentir o ar do ambiente. E sua leitura deu o tom certo, necessário. :clap:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

rachelmoraes wrote: January 23rd, 2022, 8:53 am
libriMAH wrote: January 22nd, 2022, 6:02 am Estou aguardando teu retorno, Rachel, curiosa para saber o que descobres dessa vez :)
:lol: Se tiver, eu creio que acho :lol:
Certo que sim :lol:
rachelmoraes wrote: January 23rd, 2022, 8:53 am Vamos primeiro à Seção 5 - A Desejada das Gentes - PL OK

Isto dito, conto tembém que ao ver seu comentário e pedido para checar o som da Seção 5 de novo, imaginei que seria esta a questão. E fui ouvir no tablet, onde realmente não se detecta nenhum problema. A partir de agora ouço você sempre no tablet, pois praticamente já não tenho mais nem o que anotar em termos de erro, OK? :wink:
Desculpe o "exagero" involuntário. :mrgreen:
Ah, beleza, tudo explicado. Grata pelo retorno, senão eu ia me matar procurando um erro que meu pobre computador nem tem como reproduzir por falta de recursos :thumbs:
rachelmoraes wrote: January 23rd, 2022, 8:53 am Agora, Seção 15 - D. Paula

Um único senão:
10:29 - acentuação de palavra - austera - A sílaba forte é o "te" (té)
Escrito: "D. Paula era agora uma pessoa austera e pia"
Lido: "D. Paula era agora uma pessoa austera e pia"
Bah! (E sim, a gente fala isso de verdade, "mas bah tchê!", pode até parece gozação mas não é!)
Fiquei na dúvida nessa aí, achei que sabia como era e daí não perguntei :roll: normal, né! Vou consertar.
rachelmoraes wrote: January 23rd, 2022, 8:53 am Acho este conto uma preciosidade em termos de narrativa. Chego até a sentir o ar do ambiente. E sua leitura deu o tom certo, necessário. :clap:
:9: Obrigada!! Pela ajuda e pelo carinho. Sério, o librivox não seria o que é se não fossem vocês! :clap: :clap: :clap:

Abraços
Monica

(Excepcionalmente escrevendo em português correto com acentos, cedilhas e tudo, porque o celular consegue, mas no teclado normal não tem jeito de botar :wink: )
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

libriMAH wrote: January 23rd, 2022, 9:36 am
rachelmoraes wrote: January 23rd, 2022, 8:53 am Agora, Seção 15 - D. Paula

Um único senão:
10:29 - acentuação de palavra - austera - A sílaba forte é o "te" (té)
Escrito: "D. Paula era agora uma pessoa austera e pia"
Lido: "D. Paula era agora uma pessoa austera e pia"
Bah! (E sim, a gente fala isso de verdade, "mas bah tchê!", pode até parece gozação mas não é!)
Fiquei na dúvida nessa aí, achei que sabia como era e daí não perguntei :roll: normal, né! Vou consertar.
Consertado:
https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_14_assis_128kb.mp3

Abracos e boa semana
Monica
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Estou gostando do Machado de Assis! Acho que nunca o li conscientemente.
Gostaria de pegar a sessao 9.
Obrigada
Monica
luciagug
Posts: 57
Joined: September 10th, 2021, 2:03 pm

Post by luciagug »

Oi, Rachel! Segue abaixo o link do arquivo com minha leitura.
Duração: 31m29s

https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_06_assis_128kb.mp3

Abraço.
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Mônica.

Seção 14 PL OK


Seção 9 reservada pra você.


Isto que você disse sobre achar que nunca leu Machado conscientemente, é que ler em voz alta, ou mais que isto, narrar, obriga a gente a pensar no que está lendo, procurar palavras que não entende, ler duas ou três vezes o texto para entender bem e dar o tom certo à narração. Com isto a gente acaba vendo a história com outros olhos, certo? Acontece comigo também, com todo texto que narro. Fora isto, Machado é realmente o maior escritor brasileiro. A narração dele ultrapassa tempo e espaço. Leia outros autores da mesma época e verá isto claramente. A distância é imensa! :wink:

Boa leitura.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Lúcia.

Já baixei seu áudio da Seção 6 e vou ler amanha ou quarta feira.
Ando meio "apertada de costura" estes dois ou três dias, tentando narrar e editar as últimas seções da coletânea que estou fazendo sobre a Semana de Arte Moderna de 22. Gostaria de ter tudo entregue para PL até, no máximo, depois de amanhã. E aí vou ter tempo suficiente para ouvir seu áudio com calma, OK?

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

rachelmoraes wrote: January 24th, 2022, 8:34 pm

Seção 9 reservada pra você.

Obrigada, está aqui, com 24:13:

https://librivox.org/uploads/leni/variashistorias_09_assis_128kb.mp3
Abracos
Monica
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Nossa, ontem foi um dia cheio aqui rsrs E um dia cheio no trabalho, por isso não apareci.

Obrigada por todas as colaborações. E a seção 4 está reaberta, dado que o leitor não voltou para correções.
Leni
=================
libriMAH
Posts: 184
Joined: October 8th, 2017, 3:27 pm
Location: Erlangen, Germany

Post by libriMAH »

Leni wrote: January 25th, 2022, 7:00 am Obrigada por todas as colaborações. E a seção 4 está reaberta, dado que o leitor não voltou para correções.
Nossa, isso acontece muito, hein? Andei vendo várias sessoes que já estavam gravadas sendo reabertas porque faltam as correcoes. Que desperdicio isso! E acaba atrasando os projetos que já estao quase, quase terminados...
Depois eu dou uma olhada, mas na verdade estava querendo passar para Monteiro Lobato :)
Thiago
Posts: 28
Joined: October 29th, 2020, 6:52 pm

Post by Thiago »

Leni wrote: January 25th, 2022, 7:00 am Nossa, ontem foi um dia cheio aqui rsrs E um dia cheio no trabalho, por isso não apareci.

Obrigada por todas as colaborações. E a seção 4 está reaberta, dado que o leitor não voltou para correções.
Boa noite, Leni e colegas.

Tive que acompanhar minha mãe em uma cirurgia e também no pós operatório, estive desde o dia 15 de dezembro apoiando meus pais no hospital e depois na casa deles, onde estava sem meu microfone. Apenas hoje voltei para a minha casa. Se me for permitido, corrigirei até domingo (30 de janeiro) a Seção 4, cujo PL a Rachel já havia feito.

Abraços,

Thiago
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Thiago wrote: January 25th, 2022, 7:16 pm Boa noite, Leni e colegas.

Tive que acompanhar minha mãe em uma cirurgia e também no pós operatório, estive desde o dia 15 de dezembro apoiando meus pais no hospital e depois na casa deles, onde estava sem meu microfone. Apenas hoje voltei para a minha casa. Se me for permitido, corrigirei até domingo (30 de janeiro) a Seção 4, cujo PL a Rachel já havia feito.

Abraços,

Thiago
Olá, Thiago

Ok, aguardaremos até domingo. As notas de PL de 23 de novembro estão aqui: viewtopic.php?p=1974775#p1974775

Abs,
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Lúcia.

Aqui está o resultado do PL da Seção 6, A Causa Secreta.

Gostaria de começar com uma observação. Você está pronunciando o fim de algumas palavras muito baixo e ele acaba sumindo. Fica praticamente inaudível, embora se saiba que está lá :wink:
Anotei alguns exemplos, para que você entenda o que digo E possa evitar nas próximas narrações, OK? Não creio que sejam um problema aqui, pois dá para entender o sentido da frase. É apenas para seu conhecimento.
22:01 – cauda
22:17 – matá-lo
24:16 – estética
24:27 – fingindo
24:38 – de sombra

Agora vamos ao que precisa consertar neste áudio atual. É bem pouca coisa:
1 – Silêncio no início da gravação precisa ter entre 0,5 e 1 segundo. Está com 1,217 – precisa reduzir para menos de 1 e mais de 0,5 segundo.
2 – Silêncio no final da gravação precisa ter mínimo de 5 segundos. Tem apenas 4 segundos. Precisa aumentar para 5 segundos ou um pouquíssimo mais.

3:37 – palavra com final cortado – Carioca. Falta todo o “ca”
Escrito: “Fortunato foi pelo beco do Cotovelo, rua de S, José, até o largo da Carioca
Lido: “Fortunato foi pelo beco do Cotovelo, rua de S, José, até o largo da Cario

17:44 – acentuação de palavra – caustico
. A sílaba forte é o “ca”2 vezes próximas. Favor consertar
Escrito: “...e nenhum outro curava os cáusticos. Tenho muita fé nos cáusticos, dizia ele”
Lido: “... e nenhum outro curava os causticos. Tenho muita fé nos causticos, dizia ele”

19:24 – palavra truncada – guinchos
Escrito: “Como os guinchos dos animais atordoavam os doentes...”
Ouvi algo assim: “Como os guichos dos animais atordoavam os doentes...”

Creio que isto seja tudo.

Obrigada.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Mônica.

PL da Seção 6, O enfermeiro.

7:10 - acentuação de palavra - bravio
. A sílaba forte é o "vi"
Escrito: "Ao pé de um doente bravio, no interior"
Lido: "Ao pé de um doente bravio, no interior".

Acho esta história tão possível. Conheci algumas pessoas que se encaixam perfeitamente no perfil do senhor coronel :lol:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Thiago
Posts: 28
Joined: October 29th, 2020, 6:52 pm

Post by Thiago »

Leni wrote: January 26th, 2022, 1:53 pm
Olá, Thiago

Ok, aguardaremos até domingo. As notas de PL de 23 de novembro estão aqui: viewtopic.php?p=1974775#p1974775

Abs,
Olá, Leni.

Muito obrigado.
Abraços,

Thiago
Post Reply