COMPLETE [PORTUGUESE] Histórias Sem Data, de Machado de Assis -Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
Post Reply
Missgabi
Posts: 32
Joined: May 24th, 2021, 7:15 am

Post by Missgabi »

rachelmoraes wrote: May 30th, 2021, 8:09 pm Alô Gabi.
Bem vinda!

Primeiro de tudo: você não imagina como fico feliz de ver que tem voz nova se adicionando à galeria de quem lê em português! Bem vinda, para ler, fazer revisão, e o mais que você souber ou aprender a fazer. Gostaria que todo mundo soubesse do LibriVox e houvesse cada vez mais obras gravadas em português. Felizmente este ano tem aparecido pessoas novas no nosso grupo. :D

E mais, você tem uma voz muito agradável, doce, suave. Boa de ouvir. Creio que com um ano de experiência em LV você estará ”fazendo misérias”.
Fico imaginando você participando de leituras coletivas de obras dramatizadas, como tem em inglês e outras línguas mais populares. Gosto de “viajar na maionese” e imagino a turma de português fazendo mil e uma coisas em termos de leitura, narração. Morro de inveja do pessoal de outras línguas, que tem uma variedade tão grande de leitores/revisores, que pode se dar ao luxo de abrir 10, 20 projetos simultâneos e nunca faltam vozes. :lol:

Agora, vamos à questões técnicas, que podem parecer um “monstro”, mas uma vez dominadas viram uns “cachorrinhos amestrados”. :wink:
Não sei exatamente qual programa você usou para gravar e editar seu áudio, mas vou fazer como se fosse o Audacity, pois é o mais comum por aqui.
(...)

Olá, Rachel! :D

Muito obrigada pelas boas-vindas, fico muito feliz em entrar para o grupo, admiro o trabalho que vocês têm feito. Nossa, mal imagino quão frustrante seja não ter tantos voluntários para gravar em português, como nas outras línguas, porém podem contar comigo e espero que logo mais pessoas juntem-se à nós.
Já fiquei super animada com suas ideias hahah. Também gosto de "viajar na maionese", e mal posso esperar para fazer parte destas mil e uma coisas em termo de leitura e narração.
Obrigada pelos elogios, sou fã das suas leituras e interpetações, espero ler bem assim algum dia haha.
Agradeço também por sua ajuda, o texto assustou um pouquinho, confesso :lol: porém todo muito bem explicado e acho que consegui seguir certinho. Regravei ambos os contos, salvei como mono, equalizei o volume no MP3Gain e ambos foram aprovados pelo Checker. Apenas não tenho certeza quanto às vibrações e aos ruídos, caso ainda estejam presentes posso esperar o novo microfone chegar e regravá-los.
Até mais! <3

Seção 10, duração de 18:08:
https://librivox.org/uploads/leni/historiassemdata_10_assis_128kb.mp3

Seção 12, duração de 15:11:
https://librivox.org/uploads/leni/historiassemdata_12_assis_128kb.mp3
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Beleza, Gabi.

Quanto às questões técnicas às quais me referi no “pequeno” relatório anterior, quase perfeitíssimo. Volume ideal, sem ruído de fundo nem vibração, bem bom mesmo! Digamos, 99%. :lol: Este 1% fica por conta da abertura, nas duas seções, a 10 e a 12.
O intervalo mudo, antes do início do texto, tem que ter entre 0,5 e 0,8 do segundo. Não mais, nem menos que isto. Você deixou praticamente 5 segundos. Pode parecer irrelevante, mas quando o editor geral do projeto monta os áudios em seqüência, se o intervalo é grande assim, parece um “buracão” e quem está ouvindo a obra acha que houve algum problema, pois o som "sumiu".

Agora, vamos aos enganos que todos nós cometemos ao narrar :hmm: . Como o PL é padrão, há coisas que não relacionei aqui, porque são praticamente irrelevantes para quem ouve. Coloquei abaixo aqueles que julgo melhor consertar.

Seção 10 – Uma Senhora (nesta seção tem bem pouco a corrigir e você pode até deixar como está, se quiser, pois passariam despercebidos pela maioria dos ouvintes)

1:23 – troca de pronome, o que modifica o sentido da frase
Escrito: “eles pediam-lhe muito que ficasse”
Lido: “eles pediam-se muito que ficasse

15:22 – Troca de palavras, não exatamente um "erro"
Escrito: “Destinadas a por em relevo as suas outoniças”.
Lido: “Destinadas a por em relevo as suas outonais

16:10 – troca de palavras que nem modifica o sentido da frase
Escrito: “Só dias depois é que poude pensar em si mesma”.
Lido: “Só dias depois é que soube pensar em si mesma”


Seção 12 – Fulano

1:31– “Creio que foi uma apologia de amigo” – a primeira palavra, creio, praticamente não se entende.

3:08 - troca de duas palavras. A primeira troca o sentido da frase. A segunda é só perfeccionismo mesmo!
Escrito :”Ouviu que lhe chamavam homem de bem, cavalheiro distinto, amigo dos amigos, laborioso, honesto, todos os qualificativos que ele vira empregado em outros, e que...”
Lido: ”Ouviu que lhe chamavam homem de bem, cavaleiro distinto, amigo dos amigos, laborioso, honesto, todos os qualitativos que ele vira empregado em outros, e que...”

3:18 – troca de palavras que deixa a frase sem sentido
Escrito “A imprensa é uma grande invenção”
Lido: “A intensa é uma grande invenção”.

3:56 – troca de palavra que poderia passar batida
Escrito: “...à mudança da vida do nosso amigo...”
Lido: “...à mudança da vida do seu amigo...”

6:47 – troca de palavras, que muda o nome da igreja
Escrito: “Ao passar pela igreja da Lampadosa...”
Lido: “Ao passar pela igreja da Lamparosa...”

7:18 – nova troca do nome da igreja da Lampadosa
Escrito: “Mandou de presente à Lampadosa
Lido: “Mandou de presente à Lamparosa

8:50 – supressão de palavra. Não muda o sentido da frase, todo mundo entende, mas... (preciosismo?)
Escrito: “Dona Maria Antônia sentiu um arrepio de prazer”
Lido: “Dona Maria sentiu um arrepio de prazer”

11:24 Falta a frase “e deu de mão à política”, que precisa ser inserida entre “mas perdeu a eleição” e “Muito mais acertado andou”.

11:41 – troca de palavras que muda o sentido da frase
Escrito: “...entrou nele com ardor”
Lido: “...entrou nele um ardor”

13:31 – troca de palavra
Escrito: “...excedente das práticas tabeliôas
Lido: “...excedente das práticas tabelionicas

14:25 – troca de palavra - plural danado!
Escrito: “E o de dous cidadãos
Lido: “E o de dous cidadães

14:34 – Tem um espaço longo, de quase dois segundos (fora do seu ritmo de leitura), que parece um buraco. Melhor reduzir um pouco, para manter o ritmo da leitura.


Gabi, na verdade, em sua maioria, esses “erros” passam batido – e nem precisariam ser corrigidos em um PL padrão, que é o que está sendo exigido para este projeto. Mas como sei que os áudios do LV estão sendo, cada vez mais, usados por professores/as de português em aulas, acho uma pena deixar passar alguns dos “erros” listados acima.

No mais, você está de parabéns pela narração das duas seções :clap: . Daqui a pouco vai estar recebendo muitos, muitos elogios de ouvintes. E o melhor é quando ouvintes se entusiasmam e, como você e eu, passam a ser também voluntárias/os do LV. :wink:

Pra encerrar: Você assinou a Seção 10, mas não assinou a 12. Decisão ou esquecimento? Pra falar a verdade, eu como ouvinte, gosto quando quem está narrando se identifica, no início ou no fim da narração. :mrgreen:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Missgabi
Posts: 32
Joined: May 24th, 2021, 7:15 am

Post by Missgabi »

Olá, Rachel :)

Muito obrigada pelas observações. Que bom que a parte técnica está ok. Uau, realmente cometi muitos erros! :| logo regravarei ambas as seções, corrigindo esses erros e mantendo a mesma forma técnica, fora o ajuste no início. Também acho muito importante que tudo seja pronunciado corretamente, prestarei mais atenção daqui para frente. Sobre a assinatura, foi por esquecimento :lol: , será corrigido também. Tenho muito a aprender haha.
Obrigada. :thumbs:
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Gabi.

Nada de gravar tudo, moça :shock: . Regravar apenas as frases indicadas. Sabe porque? Praticamente toda gravação que a gente faz, comete erros. Exatamente por isto existe o PL. Se for regravar tudo é uma perda de tempo e um desestímulo, tanto para quem lê, quanto para quem faz a revisão, o PL. E, como Leni diz sempre, "antes feito que perfeito".
E o Audacity permite que se "faça misérias" em termos de edição. :wink: É regravar só o pedacinho e inserir com edição no lugar indicado. Simples assim. Com o tempo você aprende a inserir até uma sílaba, um plural simples em uma palavra gravada e de um modo que ninguém percebe que houve um "remendo".

E mais, no Uma Senhora - Seção 10, se quiser nem precisa mexer - ANTES FEITO QUE PERFEITO, diria nossa MC. :lol:

E se gravar um espaço mais longo, que inclua palavras que não estão no meu "relatório", por favor, avise, deixando claro qual foi o trecho que regravou, pois vou ter que ouvir todo o trecho e não apenas o que assinalei. Quando a gente está gravando, lendo e conferindo, faz a mesma coisa tantas vezes, que caleja e acaba passando equívoco, pois a mente da gente não percebe. Isto acontece com TODO MUNDO. Exatamente por isto é preciso uma outra pessoa para ouvir e detectar o que estiver truncado, faltando, errado, ou o que seja, OK?

Suas gravações estão boas e nem tem tanto "erro" assim, como disse no "relatório" anterior. A impressão de que é muito erro é porque listei inclusive situações que passam despercebidas em um PL padrão.

Espero que você veja esta minha postagem antes de regravar tudo, senão terá sido um tremendo esforço pra você e será mais trabalho para mim :mrgreen:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

rachelmoraes wrote: June 2nd, 2021, 7:54 am
E mais, no Uma Senhora - Seção 10, se quiser nem precisa mexer - ANTES FEITO QUE PERFEITO, diria nossa MC. :lol:
Digo mesmo :mrgreen:
Leni
=================
Missgabi
Posts: 32
Joined: May 24th, 2021, 7:15 am

Post by Missgabi »

Querida Rachel,

Ufa! É bem mais simples do que eu pensava :lol: o Audacity faz maravilhas hahah. Combinado, farei as edições.
"Antes feito que perfeito" hahah, vamos nessa.
Missgabi
Posts: 32
Joined: May 24th, 2021, 7:15 am

Post by Missgabi »

Seção 10 e 12 editadas :9: . Editei os dois contos. Corrigindo somente os 3 erros em Uma Senhora e os 13 em Fulano, como indicado. Regravei o trecho indicado inteiro, e não somente a palavra, para não ficar muito diferente do restante. Também ajustei o tempo no início, deixei os 5 segundos ao final e assinei o Fulano.

https://librivox.org/uploads/leni/historiassemdata_10_assis_128kb.mp3 18:05
https://librivox.org/uploads/leni/historiassemdata_12_assis_128kb.mp3 15:09

Caso precise de mais algum ajuste, estou à disposição.
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Maravilha, Miss Gabi.

Seção 10 - PL OK
Seção 12 - PL OK.

Feito e perfeito :clap:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Avisando aos interessados, temos uma nova peça em português aberta: viewtopic.php?f=60&t=87696
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Leni.

A seção 11 - Anedocta Pecuniária - já está na MW -25:28
https://librivox.org/uploads/leni/historiassemdata_11_assis_128kb.mp3

Esse tal de Machado de Assis é mesmo impagável :lol:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Leni.

A seção 11 - Anedocta Pecuniária - já está na MW -25:28
https://librivox.org/uploads/leni/historiassemdata_11_assis_128kb.mp3

Esse tal de Machado de Assis é mesmo impagável :lol:

Rachel 8-)

OH! está indo repetido. Pensei que não tinha ido e mandei de novo e agora não sei apagar :?
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

rachelmoraes wrote: June 10th, 2021, 4:56 pm Ei Leni.

A seção 11 - Anedocta Pecuniária - já está na MW -25:28
https://librivox.org/uploads/leni/historiassemdata_11_assis_128kb.mp3

Esse tal de Machado de Assis é mesmo impagável :lol:

Rachel 8-)

OH! está indo repetido. Pensei que não tinha ido e mandei de novo e agora não sei apagar :?


Beleza, Rachel, ouvirei em breve.

Você não consegue apagar mesmo. É um quesito de segurança do fórum, para ninguém apagar um post sem querer. Você consegue editar clicando no lápis no topo direito do post. :)
Leni
=================
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Seção 11, PL OK! Maravilhoso conto. :D
Leni
=================
Missgabi
Posts: 32
Joined: May 24th, 2021, 7:15 am

Post by Missgabi »

Olá, Leni.
Eu poderia gravar A Igreja do Diabo, por favor? Gosto muito desse conto.
Obrigada! Uma ótima semana. :9:
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Missgabi wrote: June 20th, 2021, 4:54 pm Olá, Leni.
Eu poderia gravar A Igreja do Diabo, por favor? Gosto muito desse conto.
Obrigada! Uma ótima semana. :9:
Claro, reservada para você! Ótima semana para você também!
Leni
=================
Post Reply