Alô Gabi.
Bem vinda!
Primeiro de tudo: você não imagina como fico feliz de ver que tem voz nova se adicionando à galeria de quem lê em português! Bem vinda, para ler, fazer revisão, e o mais que você souber ou aprender a fazer. Gostaria que todo mundo soubesse do LibriVox e houvesse cada vez mais obras gravadas em português. Felizmente este ano tem aparecido pessoas novas no nosso grupo.
E mais, você tem uma voz muito agradável, doce, suave. Boa de ouvir. Creio que com um ano de experiência em LV você estará ”fazendo misérias”.
Fico imaginando você participando de leituras coletivas de obras dramatizadas, como tem em inglês e outras línguas mais populares. Gosto de “viajar na maionese” e imagino a turma de português fazendo mil e uma coisas em termos de leitura, narração. Morro de inveja do pessoal de outras línguas, que tem uma variedade tão grande de leitores/revisores, que pode se dar ao luxo de abrir 10, 20 projetos simultâneos e nunca faltam vozes.
Agora, vamos à questões técnicas, que podem parecer um “monstro”, mas uma vez dominadas viram uns “cachorrinhos amestrados”.
Não sei exatamente qual programa você usou para gravar e editar seu áudio, mas vou fazer como se fosse o Audacity, pois é o mais comum por aqui.
Mas antes preciso dizer que meu conhecimento quanto a técnicas é apenas de PL e narradora, ou seja, de usuária. Não sou especialista em tecnologia nem de som, nem nada parecido, portanto, estou repassando a você saberes que peguei com gente que realmente sabe das coisas, aqui no LV. Aliás o LV tem até um fórum sobre o assunto e vídeos específicos sobre questões técnicas que você pode consultar quando necessário.
Outra questão: as regras que estão em cada projeto, logo na abertura, precisam ser lidas com cuidado e seguidas à risca, pois os áudios, uma vez colocados na MW (Magic Window), vão ainda passar por vários processos e precisam ter uma base comum, homogênea para que quem vem depois de nós possa trabalhar corretamente.
As especificações técnicas gerais estão em um link logo abaixo da MW [além de mono (1 canal), 44100 Hz sample rate, 128kbps variação de bits constante MP3] Ali tem, inclusive, um link para uma ferramenta chamada
“Checker”, super prática e por onde passo TODAS minhas gravações, pois indica se o áudio está ou não dentro do padrão técnico LV.
Estou colocando aqui também o link para download do Checker, que como já disse, ajuda muito.
(
https://wiki.librivox.org/index.php?title=Checker)
Vale a pena dar uma boa olhada no
LibriVox Wiki, que é rico em informações sobre o que fazer e o que não fazer quanto a vários aspectos técnicos para LV.
Então, vamos às questões técnicas, que encontrei nas duas seções que você narrou:
1 – ÁUDIO GRAVADO EM STEREO -
todas as gravações para LV têm que ser feitas em “mono”. Você gravou em “stereo”.
• Para fazer isto corretamente, é preciso saber como usar o programa de gravação e edição que você tem, como por exemplo, o Audacity.
• minha dica é que você veja a página de
VIDEO TUTORIAL FOR LIBRIVOX, seguindo este caminho, no fórum principal do LV: Board index >Help > Discussion, & Suggestions > Need Help? Got Advice?
O Audacity tem, inclusive, recursos para reverter de stereo para mono, ou seja, de dois canais para um só canal, o que até poderia ser usado, caso fosse este o único problema dos seus áudios. Mas...
2 – GRAVAÇÃO EM VOLUME ALTO DEMAIS -
todas as gravações para LV têm que ter um volume em torno de 89dB. Sua gravação tinha 95dB de volume, ou seja, 6 dB acima do requerido. Entre 86 e 92 dB, tudo bem, fora desta faixa, a qualidade fica comprometida. 95,5 dB é muito alto. Para evitar este “probleminha” é que existe o “Checker”. Ele vai te ajudar, ao vai reprovar seu áudio, caso você deixe algo passar despercebido, inclusive volume de mais ou de menos. E nesta questão de volume tem ainda um programa chamado MP3gain, que ajusta o volume de áudios em MP3. Sempre que termino meus áudios, antes de mandar para o LV passo em “Checker” e em “MP3gain”.
3 – FALTA O ESPAÇO MUDO NO INÍCIO E NO FINAL DA GRAVAÇÃO -
segundo o padrão da LV
é preciso deixar um espaço sem som, de 0,5 a 0,8 segundo, antes do início da gravação. E é preciso deixar um espaço de 5 segundos sem som no final da gravação.
É só deixar a gravação correr, sem você fazer ruído algum, antes de começar a gravação e no final. Para saber o comprimento exato do espaço, use o medidor do Audacity. O programa traz em baixo os diversos medidores que podem ser usados, bastando você “sublinhar” o espaço que quer medir. Na página que tem o VIDEO TUTORIAL FOR LIBRIVOX, tem explicações fáceis e detalhadas de como tudo isto funciona. Em inglês!
4 – USO RADICAL DO "NOISE REDUCTION" DO AUDACITY -
o Audacity tem ferramentas de edição boas e poderosas, mas é preciso conhecimento e comedimento para usá-las, para evitar problemas maiores.
É preciso cuidado ao usar o recurso “noise reduction” do Audacity, pois você pode acabar “comendo” o fim de palavras, eliminando sons lidos com mais sutileza, transformando o “r” em “l” e vice versa etc etc. Nunca tire todo o ruído, pois no mundo real não existe ambiente sem ruído. Tire apenas o excesso e evite distorções e cortes errôneos. O Audacity permite dosar quanto do ruído queremos tirar. Por exemplo, logo no início de sua gravação falta um fim de palavra, em um corte típico do uso radical do limpador de ruídos do Audacity – na
Seção 10, Uma Senhora, 0:04 – Histórias Sem Da... O “ta”, de data, foi comido pelo redutor de ruídos.
5 – É NECESSÁRIO LEMBRAR QUE MICROFONES SÃO SENSÍVEIS À DIREÇÃO DA VOZ -
ao gravar, mantenha a boca sempre a uma distância e em uma direção constantes em relação ao microfone. Ao virar a cabeça para um lado ou para outro, o som muda de volume.
Este tipo de problema pode ser corrigido por quem faz a narração/edição, com uma ampliação de som precisa daquele pedacinho, mas como é algo muito exato e dá trabalho, melhor evitar mover a cabeça, pra não ter que editar ou regravar.
Por exemplo,
Seção 10, Uma Senhora, 1:45 “Vinham então novos folguedos, cavalhadas...” – o início de “cavalhadas”, ficou muito baixo, provavelmente por movimento de cabeça.
Para dar uma idéia mais exata das questões técnicas que abordei acima, aqui estão exemplos dos problemas técnicos na seção 10, Uma Senhora:
1:34 - duas questões técnicas:
a) o “v”, de “vinham” não se ouve, foi “comido” pelo limpador de ruídos
b) som fugidio no início de “cavalhadas”
5:27 – A limpeza de ruídos “comeu” o F de “Fez tudo para proclamá-la criança”.
5:54 – “e fez uma careta” – som muito baixo e o “ta” de careta, foi comido
a frase toda é “No fundo do copo achou a gota amarga e fez uma careta”, aos 5:52.
Talvez conseguisse corrigir, ampliando o som do fim da frase, que está baixinho, mas para evitar o corte do “ta” (a última sílaba geralmente é mais fraca quando falamos) é preciso saber usar o “noise reduction”. De todo modo, é sempre melhor evitar o problema que cria, quando se move a cabeça
Em vários pontos da gravação tem vários
trechos com variação de som, que pode ter sido causada por movimentos de cabeça, direção da boca em relação ao microfone (abaixar ou levantar a cabeça, ou mover de um lado para outro)
Como, por exemplo, nos seguintes pontos do áudio:
1:54 - 5:54 - 7:01 - 7:11 a 7:55 etc – geralmente são
variações de som em início de frase, como se movesse a cabeça para baixo e para cima ao ler. Se você começar a ler olhando para baixo, leia tudo assim, nesta posição. Se ficar baixo demais, acerte no Audacity, em Effect>Amplify ou depois que gravar tudo passe pelo Checker e MP3gain
E tem
ruído, como de vibração em:
4:10 - 4:44 a 4:50 - 9:20 a 9:23.
Que ruídos são estes? Eu não saberia dizer. Pode ser de lâmpada fluorescente próxima ao microfone, ou outro zumbido qualquer de estática. Quando se usa o “noise reduction” pode-se até conseguir eliminar o ruído no intervalo entre as palavras, mas não o sobreposto às palavras.
Creio que quanto a questões técnicas, estas são as observações que tenho a fazer. E
tem este tipo de problema tanto na seção 10 – Uma Senhora -, quando na 12 – Fulano -.
Gabi, como são vários problemas, que aparecem espalhados por todo o áudio,
é preferível regravar tudo,
em mono (um só canal),
com o volume adequado (melhor mais baixo, que pode ser aumentado no MP3gain do que gravado alto demais, pois isto distorce o áudio e provoca vibração e fica difícil corrigir, mesmo no MP3gain);
sem mover a cabeça e usando o "noise reduction" com parcimônia, sem radicalizar muito no uso dele, ou qualquer outra das ferramentas de edição.
Fico à espera de seus novos áudios, torcendo para que este “calhamaço” que escrevi não te assuste. O que escrevi é longo, mas basicamente se resume a duas ou três questões técnicas, que precisam ser corrigidas. Infelizmente, neste caso, vai precisar da regravação total dos áudios.
Espero não ter reduzido seu entusiasmo, pois tem uma boa leitura, uma voz bonita e agradável, ou seja tem tudo para ter uma participação preciosa no grupo de português no LV.
Rachel