Books in portuguese!

Deutsch, Español, Français, Nederlands, Polski, Português, 日本語 ...
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

rachelmoraes wrote: February 9th, 2019, 12:22 pm Ei Leni,
então, vc já está gravando o Memórias Póstumas. Se não se importar de dividir, eu gostaria de participar do projeto. É só vc me explicar o que devo fazer.

Obrigada.

Rachel 8-)
Oi, Rachel

A questão não é dividir, é que, se não for um solo, é colaborativo, ou seja, teria que ser aberto para mais pessoas em geral. Há interesse? Eu sinto que os voluntários em português em geral são poucos e pouco frequentes, isto é, muitos vêm fazem só uma colaboração e desaparecem, ou as visitas são bastante espaçadas. É claro que o LibriVox é um hobby, um passatempo, não é para ser uma obrigação, então cada um contribui com a frequência e quantidade que pode, e está ótimo! Por outro lado, um livro longo demora anos a ser completado - literalmente anos. A Coleção de Contos Brasileiros demorou de dezembro de 2006 a agosto de 2008. Os Contos Fluminenses de Machado, de 2010 a 2012, e assim por diante. Em alguns momentos, conseguimos uma quantidade de voluntários para ter maior regularidade, mas de maneira geral projetos longos em Português demoram muito a serem completados. Por isso que eu acho mais vantajoso termos coisas curtas, poemas, contos, com seções independentes, em vez de um romance longo, em que se precisa de alguma regularidade na leitura, na pronúncia de nomes de personagens e coisas assim. Não me incomodo de abrir o Memórias Póstumas, mas acho que só vale a pena se houver mais voluntários interessados - ou vai acabar ficando que nem O Ateneu, em que foi aberto como colaborativo, mas acabou que outras pessoas só leram três capítulos e eu acabei gravando todos os outros. E eu acho isso bem estranho, porque fica um solo sem ser solo. Ou o livro vai ficar parado por anos, incompleto. Temos você com interesse. Pier disse em outro thread neste mesmo fórum recentemente que gostaria de ler O Guarani - outro mamute de livro - mas talvez ele contribua com o Machado. Tem mais alguém ativo que poderia contribuir?
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Leni, bom dia (o de 24 horas :wink: )

Entendo sua colocação.
De uma forma ou de outra estou por aqui , procurando coisas interessantes para gravar colaborativamente ou PL.
Gostaria até de gravar um "solo", mas creio que por ser o primeiro tem que ser uma obra mais curta. Quem sabe não cavo uma autora brasileira ou portuguesa do século XIX. De preferência que não seja poesia (não sei se conseguiria dar o tom e o ritmo certos). Se vc ou alguém tiver uma sugestão, seria super bem vinda.

Obrigada

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

rachelmoraes wrote: February 24th, 2019, 5:24 am Leni, bom dia (o de 24 horas :wink: )

Entendo sua colocação.
De uma forma ou de outra estou por aqui , procurando coisas interessantes para gravar colaborativamente ou PL.
Gostaria até de gravar um "solo", mas creio que por ser o primeiro tem que ser uma obra mais curta. Quem sabe não cavo uma autora brasileira ou portuguesa do século XIX. De preferência que não seja poesia (não sei se conseguiria dar o tom e o ritmo certos). Se vc ou alguém tiver uma sugestão, seria super bem vinda.

Obrigada

Rachel 8-)
Oi, Rachel

Estou com o Orpheu número 1 aberto, caso queira colaborar - mas é poesia :lol: Está em viewtopic.php?f=60&t=73789&p=1554371#p1554371

Agora, sugestões? Tenho às dezenas! Não consigo mais ver um livro pré-1923 sem pensar "nossa, podia gravar pro Librivox" rsrs Concordo com você que, para um primeiro solo, melhor começar com algo curto. Esbarrei uns dias atrás na obra "Era uma vez", de Julia Lopes de Almeida, contos para crianças. Tem só 42 páginas. Tinha pensado em fazer um solo eu mesma, mas se você quiser fazê-lo, acho ótimo! O texto está em https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/983 :mrgreen: Se você não gostar deste, tem outros da própria Julia Lopes de Almeida lá na Biblioteca Brasiliana online.
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Leni wrote: February 24th, 2019, 7:44 am
Oi, Rachel

Estou com o Orpheu número 1 aberto, caso queira colaborar - mas é poesia :lol: Está em viewtopic.php?f=60&t=73789&p=1554371#p1554371

Agora, sugestões? Tenho às dezenas! Não consigo mais ver um livro pré-1923 sem pensar "nossa, podia gravar pro Librivox" rsrs Concordo com você que, para um primeiro solo, melhor começar com algo curto. Esbarrei uns dias atrás na obra "Era uma vez", de Julia Lopes de Almeida, contos para crianças. Tem só 42 páginas. Tinha pensado em fazer um solo eu mesma, mas se você quiser fazê-lo, acho ótimo! O texto está em https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/983 :mrgreen: Se você não gostar deste, tem outros da própria Julia Lopes de Almeida lá na Biblioteca Brasiliana online.
Poesia? Não, obrigada. Já tinha até visto, mas não me atrevo. Cheguei a baixar os textos, namorei os de Álvaro de Campos, mas desisti, pois sei que sendo como sou, nunca estaria satisfeita e levaria um tempo enorme para fazer pouca coisa. :(
Mas sua sugestão, de textos de Júlia Lopes de Almeida, quero, com certeza. Hoje mesmo vou dar uma olhada e depois te digo.

Obrigadíssima.

Rachel :D
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Leni,
muito obrigada pela sugestão. Gostei do texto da dona Júlia. Já baixei o "Era uma vez..." e estou pronta (e com comichão já) para gravar. :D
Como este é meu primeiro trabalho solo, gostaria que vc me orientasse como fazer. Creio que a obra é pequena e talvez possa ter uma única seção. Coisa de uns 30 minutos ou menos. Poderia ser?
Aguardo sua orientação.

Felicíssima,

Rachel :9:
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

rachelmoraes wrote: February 24th, 2019, 7:55 pm Leni,
muito obrigada pela sugestão. Gostei do texto da dona Júlia. Já baixei o "Era uma vez..." e estou pronta (e com comichão já) para gravar. :D
Como este é meu primeiro trabalho solo, gostaria que vc me orientasse como fazer. Creio que a obra é pequena e talvez possa ter uma única seção. Coisa de uns 30 minutos ou menos. Poderia ser?
Aguardo sua orientação.

Felicíssima,

Rachel :9:
Oi, Rachel!

Que bom que gostou! Eu achei bem fofo também. O solo é seu, então fique bem à vontade para fazer como preferir. Mas pessoalmente eu não faria uma seção só, faria duas ou três, porque eu gosto de seções curtas e, assim de olho, me parece que daria uns 40min ao menos. Mas você pode estar certa, e ser ainda mais curto do que eu acho. A questão é só que, se for realmente só 30min, os MCs provavelmente vão pedir que você o inclua no Multilingual Short Collection em vez de fazer um solo. :hmm: Bom, eu sugiro abrir como um solo, lá no Launchpad (até porque aí você tem a experiência de ver como é), e ver o que acontece. :) É só seguir as indicações de como abrir um solo, que estão no próprio fórum do Launchpad. E eu posso fazer o PL.

Agora, há um tempo eu dei uma olhada nesse outro livro da Julia Lopes que eu achei MUITO legal, ele é praticamente todo de cartas entre duas personagens principais (e algumas poucas de personagens outros). Pensei que seria interessante fazer com a mesma pessoa lendo todas as cartas da mesma personagem. Dê uma olhada e veja o que acha. Se você gostar, podíamos nós fazer as duas personagens principais, e abrir para quem mais quiser fazer as secundárias: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/461
Leni
=================
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Leni, vou aproveitar o feriado de carnaval para estudar o processo que tenho que percorrer para fazer o "solo". Dou notícias em breve.
Quanto ao livro de Júlia Lopes com as cartas, poderia ser nosso passo seguinte, com certeza.

Obrigada.

Rachel :D
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
CSCO
Posts: 393
Joined: April 6th, 2010, 10:48 am
Location: Toyokawa, Japan

Post by CSCO »

Hi, all! I'm CSCO. Give me a suggestion!


I work with a boy from Brazil. He speaks Japanese language a little. Just a little! So I want to learn Modern Brazilian Portuguese a little. Just a little! (He pretends he knows what I say. He says yes. But I say no, no, no.
If I can say hello and good-bye in modern Brazilian Portuguese, it's not enough. And I have money just a little!)

Then, I have a question: How far between Modern Euro Portuguese and Modern Brazilian Portuguese? Just a little?

One more question: If I can get Aesop's Fables in some Portuguese by heart, can I speak Modern Brazilian Portuguese a little then?
https://librivox.org/fabulas-de-esopo-volume-1-by-esopo/


Thanks,
!!!!!!.!!!!!!.!!!!.!!!!!!!!!..!!!.!!!!!!!!!!!...!!!!!!!!!.!!!!!!.!!!!.!!!!!!.!!!!
No way. He stole away a pretty thing, you know.
That's your heart.
!!!!.!!!!!!.!!!!.!!!!!!!!!..!!!.!!!!!!!!!!!...!!!!!.!!!!!!.!!!!!!!!.!!!!!!.!!!!!!
rjltrevisan
Posts: 3
Joined: February 26th, 2017, 6:07 pm

Post by rjltrevisan »

Oi pessoal,

Tenho 36 e sou de São Paulo. Já me voluntariei para um projeto de um aplicativo de áudio da Bíblia onde fiz a gravação de 3 livros inteiros da Bíblia. Gostaria de saber no que posso ajudar.

Renato Trevisan.
Leni
LibriVox Admin Team
Posts: 16269
Joined: July 27th, 2008, 9:10 pm
Location: Lexington, KY, USA

Post by Leni »

Olá, Renato

Sugiro que, para começar, você leia o Guia do Recém-Chegado, para entender como o LibriVox funciona: https://wiki.librivox.org/index.php?title=Guia_do_rec%C3%A9m-chegado_ao_Librivox

Se seu interesse é gravar, é importante fazer o teste de 1 minuto, para garantir que seus arquivos estarão dentro das especificações técnicas: https://wiki.librivox.org/index.php?title=Teste_de_1_minuto

Além disso, dê uma olhada pelos fóruns para se familiarizar, e escolha um projeto que agrade para começar a contribuir!
Leni
=================
brianna
Posts: 279
Joined: September 26th, 2017, 9:26 am

Post by brianna »

olá,

posso ajudar também em leituras em Português..

Brianna :thumbs:
Men work together,whether they work together or apart. (R.Frost)
CrisLuiz
Posts: 462
Joined: November 17th, 2021, 1:04 pm
Location: Portugal

Post by CrisLuiz »

Olá!
Sou recém chegada ao Librivox!
O meu nome é Cristina e sou de Portugal.
Estou muito entusiasmada para ajudar no que puder, para que existam cada vez mais audiobooks na nossa língua!
Ando a ler as informações para tentar aprender como tudo funciona e em breve tenciono submeter o meu One Minute Test :)
Espero em breve sentir-me preparada para ajudar num dos projectos em curso!
Até breve! :)
Cristina Luiz
Portugal
Willfer
Posts: 3
Joined: March 25th, 2023, 1:47 am
Location: Germany
Contact:

Post by Willfer »

Hi there!

I hope this is the right place to suggest a Book!

Title: "Os Fidalgos da Casa Mourisca"
Author: Júlio Diniz
Language: Portuguese
Gutenberg Index: 16428
William Fernandes
Availle
LibriVox Admin Team
Posts: 22428
Joined: August 1st, 2009, 11:30 pm
Contact:

Post by Availle »

Willfer wrote: March 27th, 2023, 4:01 am Title: "Os Fidalgos da Casa Mourisca"
Author: Júlio Diniz
Language: Portuguese
Gutenberg Index: 16428
Librivox catalog: https://librivox.org/os-fidalgos-da-casa-mourisca-by-julio-dinis/
;-)
Cheers, Ava.
Resident witch of LibriVox, channelling
Granny Weatherwax: "I ain't Nice."

--
AvailleAudio.com
Post Reply