COMPLETE [PORTUGUESE] Ecclesiastes - Leni

Solo or group recordings that are finished and fully available for listeners
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Quase me esqueço de postar aqui avisando!

Capítulo 8 na janela! :clap:

Salomão queria reiterar seu poder nesse aqui, eu acho...
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Dyefferson.

PL de três seções:

Seção 6
0:26 - o "não" desapareceu da frase. A rapidez ao dizer, eliminou a negativa, inverteu a idéia
Escrito: "...e Deus não lhe dá poder para d'ahi comer"
Lido: "...e Deus lhe dá poder para d'ahi comer"

Seção 7 - PL OK
Melhor, muito melhor o ritmo de leitura desta Seção, em relação à seção anterior!
Algumas palavras foram saltadas (linha 17, "sejas"//linha 22 "também". Como isto não muda o sentido da frase e o PL é padrão, creio que está OK

Seção 8
2:10 - palavra trocada (ou truncada) - ainda (linha 12)
Escrito: "Ainda que o pecador faça mal..."
Lido: "Anda que o pecador faça mal..."

É isto, pregador. :thumbs:

Você falou do calor? dos ruídos ao gravar? Seus ruídos são agradáveis, ainda que atrapalhem. Imagine ter, por quase todo o tempo da tal pandemia, ou seja, desde maio de 2020 obras no prédio, no ap de baixo, ou acima de sua cabeça, com marreta, britadeira e similares. Das 8 da manhã às 5 da tarde. Já provocou brigas no prédio, gente mudando etc e tal. Geralmente gravo à noite. Ou nos fins de semana. E como gasto um longo tempo cortando, remendando, emendando, penteando o áudio, deixo pra fazer isto quando tenho tempo de dia. Mas às vezes o ruído é tão alto que não consigo escutar o áudio, apesar do meu fone de ouvido ser daqueles que deveriam tapar o som externo :(

Pelo que tenho ouvido dos seus áudios, creio que o microfone de seu celular é bom e só precisa ser substituído se você realmente quiser. :wink:

Vou dar uma olhada no link que você deixou sobre gravar com o celular. Quanto a dicas de narração, a internet está cheia delas. Assim como de edição, correção de problemas e o mais. Vídeos no YouTube, textos no LV etc. Algumas dicas boas, outras nem tanto. Vale a pena dar uma surfada nos fóruns do LV, pois tem muita coisa interessante. Nos últimos dias vi que você até andou por alguns deles com algumas perguntas. Tem muita coisa por ali. Inclusive gente bem interessante! :lol:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Atualizei a janela!
Meu microfone novo chegou hoje! Vou fazer um outro teste de um minuto (em inglês) para ver como estou no novo "setup"! (o microfone novo não fica muito longe do celular, não, mas fica mais prático porque ele é ligado ao Audacity.

Vou corrigir em breve! :thumbs:
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Raquel,
Correções feitas. Não usei o microfone novo pois seria uma grande discrepância. (Não que um seja muito melhor que outro, mas porque é diferente, mesmo.)
Sobre seus comentários na seção 7. Concordo plenamente! Vou pautar minhas narrações levando esse ritmo como exemplo a partir de agora. TENTAR. A seção 6 foi uma experimentação fracassada. Estando entendível (?) ao leitor, apesar de nada perfeita.

Corrigi apenas as frases apontadas. O resto do áudio é o mesmo.

As duas seções estão na janela. :clap:

Até mais! :thumbs:
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Dyefferson.

Seção 6 - PL OK

Seção 8 PL OK

Vamos dizer que a correção na Seção 8 está perfeita. E que a da Seção 6 foi "meia boca". E digo isto "quase" sem trocadilho :lol:
Quando se fala depressa demais, as palavras desaparecem. Neste caso do "não", "num", ficou apenas uma sombra. E os pobres dos ouvintes que não são fluentes no português, que usam os áudios do LV para aprender a língua ou praticar (caso de muito ouvinte estrangeiro), sofrem! Eu digo isto como "ouvinte". Uso os áudios do LV para praticar as línguas que aprendi e ameaçam desaparecer da minha memória. Mas quando é inglês, falado por gente de tantos sotaques tão diferentes, sofro e sofro. Há casos em que preciso pegar o texto para entender, até me acostumar com o som daquela pessoa que narra. Quando não consigo entender nem assim, simplesmente pulo quando a narração é da tal pessoa. Em caso de contos isto é fácil, mas quando é capítulo de livro, é triste. Por isto, sempre que faço um PL, penso no ouvinte, se o narrado atende ao entendimento de quem ouve. :wink:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

rachelmoraes wrote: January 26th, 2022, 7:00 pm Olá Dyefferson.

Seção 6 - PL OK

Seção 8 PL OK

Vamos dizer que a correção na Seção 8 está perfeita. E que a da Seção 6 foi "meia boca". E digo isto "quase" sem trocadilho :lol:
Quando se fala depressa demais, as palavras desaparecem. Neste caso do "não", "num", ficou apenas uma sombra. E os pobres dos ouvintes que não são fluentes no português, que usam os áudios do LV para aprender a língua ou praticar (caso de muito ouvinte estrangeiro), sofrem! Eu digo isto como "ouvinte". Uso os áudios do LV para praticar as línguas que aprendi e ameaçam desaparecer da minha memória. Mas quando é inglês, falado por gente de tantos sotaques tão diferentes, sofro e sofro. Há casos em que preciso pegar o texto para entender, até me acostumar com o som daquela pessoa que narra. Quando não consigo entender nem assim, simplesmente pulo quando a narração é da tal pessoa. Em caso de contos isto é fácil, mas quando é capítulo de livro, é triste. Por isto, sempre que faço um PL, penso no ouvinte, se o narrado atende ao entendimento de quem ouve. :wink:

Rachel 8-)
Falar rápido foi certamente um erro. Sigo com isso em mente.
Obrigado pelas correções, sempre sinceras. Assim a melhora é constante! :)
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Meu irmão me havia dito que minha voz de manhã é melhor. Acordei e uma das primeiras coisas que fiz foi gravar. Aproveitando as férias, fiz o capítulo 9 que está na janela! :clap:

Tão de manhã que me esqueci de postar aqui...
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Dyefferson.

Então este é o som do novo microfone?!? Tem um som mais agudo e mais claro que o do celular, né? Mas acho que o do celular é até bem aceitável :)

Seção 9
O silêncio na abertura está fora do padrão LV. Tem apenas 0,369 do segundo, quando deveria ter entre 0,5 e 1 segundo.
Silêncio final tem 4,715. O padrão pede 5 segundos. Falta pouco, mas já que você vai mexer no silêncio do início, aproveita e corrige este também, aumenta o pouquinho que falta pra ficar dentro do padrão.

E dois pequenos senões em narração:

2:14 - troca de palavra - "no"
Escrito:"porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho"
Lido: "porque esta é a tua porção nesta vida, e do teu trabalho"

2:22 - troca de palavra - "teu"

Escrito: "faze-o conforme as tuas forças"
Lido: "faze-o conforme as suas forças"

Nos dois casos a mudança parece pequena, quando, na verdade, muda o sentido da frase.
No caso da troca de pronome, é quase imperceptível, principalmente pra brasileiro, uma vez que no dia a dia trocamos uma palavra pela outra. Mas como o autor fala sempre na segunda pessoa, ou seja, a pessoa a quem se fala, usar o "sua", significa "do outro".

É isto.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Raquel, parabéns pelos 600 posts! :birthday:

Seção 10 :clap: está na janela! Chegamos aos dois dígitos!

Posso, então tirar o PL OK da seção 9 da janela para corrigir?
Além disso, estou disposto a refazer a correção da seção 6 (não a seção inteira, já que seria ruim ter de repetir o PL) que teve uma correção não tão precisa, como disse.

Já, já estamos acabando! Faltam dois capítulos!
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Ei Dyefferson.

E não é que é, rapaz? Nem tinha reparado em 600 posts. Pra falar a verdade, nunca nem olho isto :lol:
O que tenho que olhar é que coloquei PL OK na seção 9. Realmente fiz isto? :shock: Loucuras desta minha cabeça. Desculpe. Claro que deveria ter colocado "see PL notes". Obrigada por corrigir. E fico à espera da correção da Seção 9 e o que vai modificar na Seção 6. E lembre-se que a 6 foi gravada com o celular!
Estou baixando a Seção 10 e no mais tardar amanhã trago o resultado. E fico esperando as duas últimas do projeto. Coisa curtinha é tão bom, né? Tem sempre algo a comemorar :lol:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Dyefferson.

Seção 10
Sem erro de narração, mas com duas questões técnicas para corrigir:

Silêncio do início tem apenas 0,153 do segundo. Precisa ter entre 0,5 e 1 segundo, segundo padrão LV

Silêncio final tem apenas 4, 199 segundos, quando o padrão LV pede 5 segundos

Esta é a mais enigmática das seções, até aqui :hmm: . Acho que é muito hermética pro meu gosto. Prefiro preto-no-branco :lol:

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Leni e Dyefferson,

Os números das seções, de 01 a 09, não têm o zero necessário. Notei quando Dyefferson, ao postar a seção 10 disse ter chegado aos dois dígitos. Creio que seja necessário consertar. E não sei como foi nomeado o áudio para subir, pois quem tem colocado na MW é Dyefferson.

Rachel 8-)
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

Oi, Raquel.
É de qual "zero" que está falando? Os links estão na imagem abaixo. Estava copiando do primeiro post.

Image

Em breve retorno com as gravações. Estamos "de mudança" com a casa de um ente querido que faleceu. Caixas e mais caixas... :?

Até mais! :thumbs:
rachelmoraes
Posts: 1025
Joined: May 20th, 2018, 5:42 am
Location: Brasil

Post by rachelmoraes »

Olá Dyefferson.

Estava falando da MW, que está no início deste projeto e que é a que vejo.

Rachel
Quer narrar uma obra EM PORTUGUÊS? Que tal Horto, de Auta de Souza? ou O Guarani, de José de Alencar? :D
DyeffersonAz
Posts: 474
Joined: November 19th, 2018, 5:27 am

Post by DyeffersonAz »

rachelmoraes wrote: January 29th, 2022, 5:49 pm Olá Dyefferson.

Estava falando da MW, que está no início deste projeto e que é a que vejo.

Rachel
Ah, sim. Nesse caso gostaria de pedir ajuda a Leni, já que não tenho muitas habilidades com a janela mágica ainda...
Post Reply